Depois de entrar na faculdade, o que todo estudante deseja é conseguir um estágio na área. Por muitas vezes são enviados centenas de currículos e nada de ser chamado para uma entrevista, já pensou quais podem ser os motivos?

Em um mercado tão competitivo, quanto mais preparado você estiver, mais chances de conseguir o estágio dos sonhos! Quer saber como se tornar um estagiário que toda a empresa quer contratar? Confira as dicas que preparamos para você!

1. Faça parte da Empresa Júnior

Uma Empresa Júnior é uma organização que funciona como uma empresa de verdade, dentro da universidade, onde só alunos podem fazer parte dela!

Ela é de suma importância na vida de um universitário, é o lugar onde ele consegue colocar em prática tudo o que aprendeu dentro da sala de aula, a trabalhar em equipe e a se tornar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

Ainda existem muitos jovens que não querem ingressar na empresa júnior de sua universidade, simplesmente por não serem remunerados. Mas a recompensa surge em forma de aprendizado que depois será revertida como diferencial na hora de conseguir um bom estágio pois, nessa fase, o que mais conta são as atitudes dos candidatos do que a sua experiência profissional.

2. Faça atividades extracurriculares

Para quem procura um estágio, ter atividades extracurriculares no currículo vai colocá-lo à frente de muitos candidatos. Além de abrir um leque de possibilidades na carreira e uma formação mais interdisciplinar é a chave para ter aquele diferencial como candidato para conseguir um estágio e ainda é uma ótima forma de ficar preparado para o mercado.

Como o estagiário ainda tem pouca experiência, uma ótima opção econômica e relevante são os cursos online gratuitos que oferecem certificados digitais, cursos esses que impressionam o recrutador dentro de um currículo pois demonstra o seu interesse em aprender e ficar atualizado.

3. Frequente Eventos e Palestras da sua área

Participar de feiras, palestras, congressos, simpósios, seminários, encontros estudantis e profissionais, além de deixar você atualizado, mostra perante o recrutador que você é uma pessoa proativa.

É o ambiente em que se faz networking e isso pode ser uma boa estratégia para ampliar sua rede de contatos e, quem sabe, descobrir novas oportunidades profissionais.

4. Faça Intercâmbio

Realizar um intercâmbio é uma das melhores maneiras de acrescentar experiência válida ao seu currículo. Toda empresa valoriza quem já fez um intercâmbio, porque isso demonstra que essa pessoa está disposta a desafios e não é acomodada em sua zona de conforto. Você também aprende a valorizar as diferenças culturais, um fator cada vez mais necessário em empresas que expandem a sua atuação para outros países.

Outro fator agregador dessa experiência é a aprendizagem de uma segunda língua, principalmente o inglês, que já é praticamente obrigatório para qualquer vaga e as melhores exigem!

5. Faça Voluntariado

Última dica, e não menos importante, é o trabalho voluntário, que pode potencializar o seu currículo. A atividade mostra que o candidato se interessa não apenas por seu crescimento pessoal, mas também por colaborar e agir para o bem-estar da sociedade na qual vive, ou seja, no ambiente de trabalho ele também irá ajudar os seus colegas.

Muitas empresas procuram contratar colaboradores proativos e que sejam capazes de demonstrar interesse social e estimular os demais colegas a também exercerem atividades extras, além disso ajuda o profissional a desenvolver características como desenvoltura, boa comunicação verbal, agilidade de raciocínio e liderança.

Se você seguir essas dicas e buscar o seu crescimento profissional, certamente o seu nível de empregabilidade aumentará e as suas chances de conseguir um bom estágio ficará ainda mais perto.

Mas não se esqueça que é necessário também que o currículo esteja bem apresentável para você passar todas essas informações, por isso leia também o nosso artigo “Como Fazer Um Currículo Atraente” e boa sorte!

Bônus: Fique atento aos sites de empregos

A última dica é ficar sempre atento aos principais sites de empregos. Dessa forma, você sempre será um dos primeiros a iniciar os processos seletivos, o que aumenta suas chances de ser contratado.

Existem algumas categorias de sites de emprego, alguns são especializados em vagas de estagiários e são sites de emprego mais generalistas. Mas é interessante acompanhar todos eles e inclusive fazer um cadastro inicial, porque dessa forma você pode receber vagas novas automaticamente.