A rotina universitária exige dedicação e disciplina por porte dos jovens, afinal, é preciso conciliar estudo, estágio e os momentos de lazer para que as responsabilidades não se acumulem ao longo da semana. Sendo assim, é importante ter organização em seu dia a dia e os aplicativos para estudo são uma alternativa para isso.

Há uma infinidade de apps que auxiliam os estudantes nas mais diversas áreas e alguns deles são extremamente úteis para que você possa programar as disciplinas para estudo, salvar conteúdos, exercícios etc.

Quer saber quais são eles? No texto de hoje, falaremos mais sobre esse tipo de aplicativo e como ele pode facilitar seu aprendizado, continue a leitura e veja as dicas!

Trello

O Trello é bastante positivo para que você consiga organizar suas tarefas acadêmicas e outros compromissos como consulta médica, entrevista de emprego, reunião de grupo na faculdade etc.

Ele conta com um calendário para a organização de todas essas atividades, além da possibilidade de ter cada tarefa em um cartão distinto, separados por prioridades para que você possa acompanhar mais facilmente a realização delas.

O Trello também é útil para trabalhos em grupos, pois é possível trocar informações e documentos por lá. Ele é gratuito, tem versões para computador e smartphone e está disponível para os sistemas Android e iOS.

GoConqr

O GoConqr é um aplicativo para estudo que tem diversas funcionalidades, entre elas o mapa mental, que é útil para você organizar suas ideias de forma ramificada, facilitando o estudo para provas ou o desenvolvimento de trabalhos e projetos, por exemplo.

O recurso do mapa mental é bastante positivo para o aprendizado e para atividades em equipe, seja na faculdade, seja no trabalho, porque transmite as ideias de maneira clara e objetiva de forma que todos entendam rapidamente, além de ser uma técnica para fixar o conteúdo aprendido.

O GoConqr para estudantes ainda tem conteúdo sobre diversas áreas de conhecimento disponíveis em uma biblioteca digital, permite criar grupos de estudos, entre outros recursos. O aplicativo está disponível para desktop, Android e iOs.

Evernote

O Evernote funciona em formato de cadernos, sendo possível ter um para cada matéria, assim você pode separar suas notas, documentos e fotos por assunto ou disciplina, o que evita, por exemplo, o problema de precisar de uma anotação e não conseguir encontrá-la.

Além disso, dá pra incluir gravações de áudio, tabelas, entre outros anexos e você pode, inclusive, tirar uma foto de suas anotações escritas à mão e salvar por lá. Entre os recursos adicionais do programa é possível compartilhar notas com amigos e sincronizar dois dispositivos.

O aplicativo é gratuito, tem versões para computador e smartphone e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Google Keep

O Google Keep tem funcionalidades parecidas com o Evernote, mas com design e forma de organização diferente, vale a pena analisar os dois aplicativos para ver qual atende melhor suas necessidades.

Com ele você conseguirá criar notas e listas para gerenciar seus compromissos e tarefas, além de ser possível criar notas de áudio, lembretes, salvar fotos de recibos e documentos, compartilhar informações com amigos e familiares, entre outros recursos.

O aplicativo é gratuito e está disponível para desktop, Android e iOS.

Bônus: Aplicativos para estudo online

Além dos aplicativos para organizar seus estudos, há outros recursos pela internet que são positivos para quem deseja aprofundar os conhecimentos e desenvolver novas habilidades. Um exemplo disso é o app Coursera que disponibiliza cursos online e gratuitos dos mais variados temas, entre eles empreendedorismo, negócio e marketing.

Outro aplicativo útil para os universitários é o Passei Direto que conta com materiais de estudo de diversas áreas de formação como Direito, Administração, Engenharia, Psicologia, Contabilidade, entre outras.

Os aplicativos para estudo podem facilitar sua rotina e melhorar sua produtividade nas tarefas. Analise as opções listadas acima e veja qual delas é mais adequada para o seu perfil e suas necessidades.

Além dos aplicativos, existem outras recomendações para melhorar seus estudos. Quer saber quais são elas? Confira nosso texto com dicas para estudar online!