Na hora de conseguir seu primeiro estágio, um dos grandes diferenciais pode ser a especialização. Ter diversos certificados em seu currículo demonstra que você tem interesse em aprender e se manter atualizado, algo fundamental para o mercado de trabalho. Para conseguir essa vantagem competitiva, conte com os cursos online gratuitos!

Existem diversas opções oferecidas por instituições de renome, desde USP, no Brasil, até Harvard, nos Estados Unidos. Continue a leitura e confira as 5 plataformas de aprendizado que selecionamos para você!

1. USP

Por meio da plataforma Veduca, você tem acesso a diversos cursos ministrados pelos professores da USP (Universidade de São Paulo), com temas muito relevantes para a sua carreira, como Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Liderança e Metodologia Científica.

A única desvantagem é que o curso, apesar de disponibilizar o conteúdo gratuitamente, cobra um valor para realizar a avaliação final e emitir o certificado, que será um precioso recurso para complementar o currículo.

2. Harvard e MIT

Duas das mais renomadas universidades do mundo ofertam, em uma plataforma compartilhada, quase 2000 cursos gratuitos em diversas áreas de conhecimento, juntamente ao ensino de várias línguas.

Além de aproveitar a riqueza do conhecimento produzido nesses espaços privilegiados, pode ser um tremendo diferencial contar com Harvard e MIT em seu currículo, ainda que seja por ensino a distância, não é mesmo?

Existem muitas opções de curso, mas os com conteúdo gratuito e certificado pago, na Harvard Online Learning, estão divididos entre:

  • Ciência e Engenharia;
  • Ciências Sociais;
  • Ciência Computacional e de Dados;
  • Ciência Ambiental;
  • Governo, Leis e Política;
  • História e Humanidades;
  • Matemática e Análise de Dados;
  • Medicina e Saúde Pública;
  • Religião e Espiritualidade;
  • Artes e Design;
  • Negócios e Gestão, além de Economia e Finanças;
  • Desenvolvimento Educacional e Governamental.

3. Alison

Se o inglês não assusta você, a Alison traz mais de 900 cursos em sua plataforma, que conta com material didático e grupos de estudo para os alunos. Os assuntos são diversos e vão desde fotografia a linguagens de programação.

Você pode explorar as opções divididas entre 9 categorias: Negócios, Saúde, Humanidades, TI, Línguas, Estilo de Vida, Marketing e Ciência. Além disso, existe a possibilidade de filtrar pelos cursos que dão certificado ou diploma para quem os concluir.

4. Duolingo

Ainda se engasga quando o assunto da entrevista é sua fluência em idiomas estrangeiros? O Duolingo pode te ajudar a aprender Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano, tudo isso pelo desktop ou por meio de um aplicativo em seu smartphone.

Você define sua dedicação diária ao começar o curso e usa uma metodologia que deixa o ensino mais divertido e leve ao transformá-lo em um jogo, com metas e exercícios dinâmicos.

5. Sebrae

Fechando a lista com uma boa opção nacional, o Sebrae oferece mais de 200 cursos voltados para gestão e empreendedorismo em sua plataforma de ensino a distância, com certificado e ótimas opções para enriquecer seus conhecimentos e preparar você para o mercado.

É possível encontrar também jogos, e-books, podcasts e diversas outras formas de conteúdo diferentes do tradicional, além das aulas, que são dinâmicas e intercalam vídeo, imagem estática e texto.

Agora que você já conhece as principais plataformas de cursos online gratuitos para universitários, comece já a estudar e se diferenciar no mercado.

E que tal aproveitar e compartilhar o post em suas redes sociais para ajudar a sua rede de contatos?