A internet conta com inúmeros cursos de Educação a Distância (EaD): graduação, atualização, idiomas, etc. Além de ser uma excelente fonte de informação para quem frequenta cursos presenciais. Diante disso, estudar online tem sido a estratégia de muitos jovens que buscam aprimorar os conhecimentos, se desenvolver profissionalmente e conquistar uma vaga de estágio.

Contudo, quem opta por essa modalidade de estudo precisa ter concentração, dedicação e planejamento para conseguir os melhores resultados. Neste texto, separamos algumas dicas que te ajudarão com esse objetivo. Confira!

1. Escolha um ambiente adequado para os estudos

O ambiente é um fator importante para o estudo online. Além de ter acesso à internet, é necessário que o local seja tranquilo — sem distrações e interrupções — e que tenha uma estrutura adequada de iluminação e mobiliário. Dessa forma, você terá um aprendizado mais eficiente.

Sendo assim, nada de estudar na sala de casa com a TV ligada, certo? Quem estuda em casa, deve procurar escolher um local reservado e combinar com os familiares para que evitem interrupções durante esse período.

2. Faça resumos e exercícios práticos para compreender melhor o conteúdo

Há diferentes técnicas para fixar o conteúdo, fazer resumos e exercícios são métodos bastante utilizados pelos estudantes e que também podem te ajudar nessa missão.

Além disso, outra atitude relevante é aproveitar os diferentes formatos disponíveis sobre o assunto para aprofundar o conhecimento, tais como vídeos, infográficos, áudios e slides.

3. Crie uma rotina para estudar online

Para estudar online é fundamental ter disciplina. Do contrário, o aprendizado ficará em segundo plano e poderá ser trocado por séries, filmes, jogos, passeios com os amigos, etc. As atividades de lazer são essenciais, mas é preciso criar uma rotina de estudos para que você consiga equilibrar todos os seus compromissos.

É fundamental definir os horários e dias da semana que você irá se dedicar ao aprendizado e procure segui-los à risca. Algumas pessoas têm facilidade para se concentrar no início do dia, outras preferem o período da noite. Veja qual turno é o mais adequado no seu caso.

4. Concentre-se e evite as redes sociais durante os estudos

Hoje em dia, com as redes sociais e o WhatsApp fica difícil manter a concentração nas tarefas, não é mesmo? Contudo, é imprescindível manter o foco durante os estudos para absorver melhor o conteúdo.

Sendo assim, deixe o celular no silencioso e evite mexer nele durante esse período. Quem é fã de aplicativos pode contar com apps para bloquear as redes sociais no smartphone e no computador durante o tempo de estudo.

5. Participe de fóruns para tirar suas dúvidas

A interação entre professores e alunos é extremamente positiva para o aprendizado. Sem uma sala de aula física, isso também pode ser feito no ambiente virtual.

Os cursos disponíveis na internet, geralmente, contam com fóruns e grupos para esclarecer dúvidas, incentivar a participação dos alunos e a troca de conhecimento. Portanto, não deixe de utilizar os canais de comunicação disponíveis para tirar melhor proveito do estudo.

Estudar online é uma ótima maneira de adquirir novos conhecimentos e habilidades, porém, é preciso ter disciplina para isso. Esperamos que os itens listados acima te ajudem nessa missão!

Tem algum amigo que precisa dessas dicas? Compartilhe o texto em suas redes sociais para que ele consiga estudar melhor online!