O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e muitos jovens buscam, desde a época da faculdade, oportunidades que ajudem no ganho de experiência. Para conseguir um lugar na área em que pretendem atuar, os acadêmicos geralmente têm que passar pela importantíssima entrevista de estágio.

Afinal, você sabe como se comportar em uma situação desse tipo? Sabe qual impressão precisa passar ao empregador? Se a resposta é “não”, calma. Com algumas orientações, é possível se sair bem e ter o resultado desejado.

E foi pensando nisso que preparamos este post com algumas dicas para que você realize uma boa entrevista de estágio. Continue lendo!

1. Pesquise sobre a empresa que o entrevistará

Apesar de a remuneração ter um grande peso na hora de escolher um local para estagiar, é importante saber que, antes de qualquer coisa, você estará ali para aprender. Por esse motivo, busque informações sobre como essa empresa pode contribuir com a sua formação acadêmica e sobre as funções que pretende desempenhar.

Além disso, é muito provável que, em algum momento, o entrevistador pergunte o motivo de você ter se candidatado à vaga e como você pode colaborar no dia a dia da companhia — e a melhor forma de encontrar essas respostas é conhecendo o seu empregador, certo?

2. Demonstre postura

Você sabe que essa é uma grande oportunidade, não é mesmo? Então demonstre isso ao entrevistador. Mostre seu interesse na vaga, sua intenção em ter comprometimento diário com suas atividades e — principalmente — segurança do que quer.

Entretanto, é necessário transparecer tudo isso sem passar a imagem de arrogante (ou desesperado). Um outro cuidado a se tomar é com o tipo de linguagem utilizado, principalmente se o ambiente é mais formal. Evite gírias e tente se comunicar da forma mais clara possível.

3. Desligue o celular

Pode parecer óbvio, mas, com o avanço da tecnologia, o uso dos smartphones tomou uma proporção tão absurda que as pessoas já não têm nenhuma noção de onde não é adequado usá-los.

Consegue imaginar seu celular tocando — ou mesmo vibrando — em virtude de notificações ou chamadas durante a entrevista de estágio? Isso é extremamente deselegante, mas acontece o tempo todo. Então, tenha um diferencial: desligue o celular e evite utilizá-lo enquanto espera para ser entrevistado.

4. Chegue com antecedência

Por demonstrar falta de comprometimento e profissionalismo, chegar atrasado em uma entrevista causa uma péssima primeira impressão. E, para evitar que isso aconteça, planeje-se para sair e chegar mais cedo.

O tempo de antecedência não precisa ser muito longo. Se você chegar ao local em torno de 30 minutos antes da entrevista já é suficiente. Além do mais, se acontecer algum imprevisto, ficará mais fácil você resolver do que se estiver em cima da hora, certo?

5. Mostre vontade de aprender

Por último, mas de extrema relevância, é essencial demonstrar que sua vontade de aprender é tamanha que supera a inexperiência.

Isso porque a maioria das empresas buscam num estagiário alguém que não tenha preguiça e que esteja disposto a ajudar no que for preciso. Por isso, se o entrevistador perceber em você um exemplo de solicitude, de fato, esse será um fator de desempate em relação aos demais concorrentes.

Ao final da entrevista de estágio, não se esqueça de agradecer pela oportunidade de ter sido ouvido. Lembre-se também de não esperar chegar aos períodos finais para procurar um estágio. Estudar a teoria é importante, mas a prática é primordial para que você se torne um bom profissional.

Gostou deste post? Então acesse as nossas vagas e candidate-se às melhores oportunidades do mercado!