Os filmes sobre carreira são uma fonte de inspiração para muitos profissionais, desde estagiários até aqueles mais experientes.

Dentro do enredo deles é possível fazer reflexões relacionadas à liderança, ética, foco, trabalho em equipe, persistência, entre outras atitudes que são extremamente positivas para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Se esse é o seu objetivo, confira a lista que preparamos abaixo e não deixe de assistir essas obras inspiradoras!

1. Invictus

O filme mostra a estratégia do presidente recém-eleito Nelson Mandela para unificar a África do Sul por meio do esporte. Para alcançar esse objetivo, o presidente conta com a ajuda de François Piennar, capitão do time de rúgbi.

Assistir à obra será importante para sua vida profissional, pois ela mostra a importância do trabalho em equipe e da liderança.

2. O Diabo Veste Prada

O longa-metragem conta a história de Andrea, uma jornalista que começa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, editora-chefe de uma renomada revista de moda que trata seus funcionários de forma impiedosa.

O Diabo Veste Prada é repleto de ensinamentos e reflexões sobre o mundo corporativo, demonstrando a superação da protagonista após receber um feedback de seu colega de trabalho, o autoconhecimento, o profissionalismo dela com as tarefas mesmo em situações adversas, o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal e as questões éticas e morais relacionadas às escolhas no trabalho.

3. À Procura da Felicidade

Baseado em uma história real, o longa-metragem retrata a vida do vendedor Chris Gardiner, interpretado por Will Smith, que enfrenta problemas financeiros e pessoais, mas precisa dar a volta por cima para oferecer uma vida melhor a seu filho.

Um dos ensinamentos que o filme traz diz respeito a persistência em atingir um objetivo, que embora não seja o único fator do sucesso, tem grande importância para isso. Além disso, também fala sobre aprendizado e superação.  

4. Um Senhor Estagiário

Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway, é diretora de um site de moda famoso e passa a contar com a ajuda de Ben, um viúvo de 70 anos que assume a vaga de estagiário sênior na empresa.

A diretora tem dificuldade de delegar tarefas e quer controlar tudo o que se passa em sua empresa, o que acaba prejudicando sua vida pessoal.

Além de falar sobre o respeito às diferenças, o filme mostra a superação de obstáculos, a importância de estar aberto a novos aprendizados e desafios, entre outros temas.

5. O Sorriso de Monalisa

O enredo fala sobre uma jovem professora, interpretada por Julia Robets, que foi contratada para lecionar História da Arte em um colégio feminino bastante tradicional.

A obra traz reflexões acerca da flexibilidade, sobre fazer coisas além do óbvio e também mostra que é preciso colocar em prática tudo aquilo que se aprende na teoria.

6. O Lobo de Wall Street

Por fim, o último filme desta lista conta a história de Jordan Belfort, um profissional que não mede esforços para obter sucesso em Wall Street.

Embora o personagem principal tenha inúmeras atitudes antiéticas, o longa-metragem apresenta ensinamentos de técnicas de mercado, persistência, liderança, poder de persuasão e discurso motivacional.

As obras cinematográficas e os livros são excelentes fontes de inspiração para quem busca se desenvolver profissionalmente e os filmes sobre carreira que listamos ao longo desse texto são alguns exemplos disso!

Achou essa lista interessante? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus colegas de faculdade também possam aprender com esses filmes!