É comum que muitos profissionais atarefados procurem por um estagiário para auxiliar nas tarefas da empresa, como no atendimento aos clientes. No entanto, ao contratar um estagiário, é importante que sejam adotadas boas práticas para que o trabalho ocorra da melhor forma possível.

No artigo de hoje, vamos apresentar 5 boas práticas ao se trabalhar com estagiários. Continue a leitura e saiba como aplicá-las na sua empresa.

1. Contrate estagiários de acordo com o curso indicado para a função

Se a sua empresa for um escritório de advocacia e você procura um estagiário para auxiliar na organização de processos judiciais, por exemplo, de nada adianta contratar um estagiário que não esteja realizando o curso de Direito.

É importante, portanto, que a área de campo do estágio seja sempre a mesma a qual o estagiário está se graduando. Afinal, um dos objetivos do estágio é fazer com que o estudante complemente o conhecimento teórico que adquire na academia com atividades práticas do cotidiano profissional da carreira que pretende seguir.

2. Tenha cuidado com o cumprimento de horários

É comum que os estagiários não trabalhem a mesma quantidade de horas de que um funcionário efetivo nas empresas. Isso acontece para que eles possam conciliar o trabalho com as aulas e estudos da faculdade.

O ideal é que o estagiário cumpra as horas que são previstas em seu contrato, sem que trabalhe nem a mais e nem a menos. Para isso, é importante que o registro de entrada e saída do estagiário da empresa seja registrada em relógio ponto, assim como ocorre com os profissionais de qualquer organização.

3. Não delegue funções não compatíveis aos estagiários

Alguns profissionais têm o entendimento de que ter um estagiário significa ter um assistente pessoal, mas isso não é verdade. Portanto, não é adequado solicitar ao estagiário que busque o seu lanche na padaria, busque seu filho na escola, entre tantas outras atividades de ordem pessoal.

Ele deve realizar funções compatíveis com a sua área de estudo, colaborando com a empresa ao mesmo tempo em que aprende mais sobre a profissão que está estudando.

4. Defina um plano de carreira para o estagiário

Geralmente, os contratos de estágio têm um prazo máximo de até dois anos. Dessa forma, é importante que a empresa defina um plano de carreira para os estudantes que estagiam na organização.

É preciso que haja clareza para que o estagiário saiba se terá oportunidade de ser efetivado como funcionário da empresa após o cumprimento do seu contrato ou se será desligado para dar lugar a um novo estagiário.

5. Saiba organizar as atividades que devem ser cumpridas

Os estagiários podem ter responsabilidades dentro de uma empresa, assim como ocorre com os demais profissionais. No entanto, pelo fato de terem uma carga horária reduzida em relação aos colaboradores efetivos, o estagiário deve ter a sua rotina organizada e com prazos que possam cumprir dentro do período que permanece na empresa.

Seguindo essas 5 dicas de boas práticas com estagiários, tanto você quanto os estudantes que estagiam na sua empresa poderão aproveitar ao máximo esse período.

Gostou deste artigo e quer receber mais dicas que vão te ajudar na contratação de um estagiário? Siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro das novidades!

Powered by Rock Convert