5 dicas para você fazer uma boa análise de currículo

4 minutos para ler

O currículo, muitas vezes, apresenta ao recrutador a primeira impressão sobre um candidato. Por isso, é muito importante se atentar aos detalhes. Hoje em dia, com um mercado cada vez mais competitivo, é comum que os recrutadores se deparem com inúmeros currículos para analisar.

A agilidade e precisão nesse processo são fundamentais para garantir um gerenciamento adequado dos currículos. Além disso, uma boa análise é o primeiro passo para a contratação da pessoa ideal para o cargo.

Utilizar a descrição do cargo também pode ajudar na avaliação dos currículos recebidos, pois assim fica mais fácil identificar no currículo se o candidato possui as habilidades, os atributos e os conhecimentos necessários para ocupar o cargo.

Para ajudar você a fazer uma boa análise de currículo, reunimos aqui 5 excelentes dicas. Confira!

1. Avalie a estética do currículo

Um dos primeiros aspectos que devem ser observados é a qualidade formal e estética do currículo. Isso permite verificar o cuidado do candidato no momento da elaboração.

É importante que o documento seja limpo, organizado e conciso. Além disso, erros de português e formatação confusa são itens que demonstram a imaturidade e falta de atenção do candidato e devem ser observados com cautela.

2. Analise o desenvolvimento profissional

É muito importante verificar se as experiências profissionais do candidato se apresentam em ordem cronológica. A partir desse histórico, pode-se avaliar a evolução e o desenvolvimento profissional dele. O ideal é que o candidato apresente um histórico de progresso em áreas de maior responsabilidade.

Outra informação importante é verificar se a experiência profissional dele está de acordo com a formação profissional. Essas informações nos mostram o quanto o profissional está se dedicando à carreira.

Powered by Rock Convert

3. Considere as informações adicionais

Ao analisar um currículo, é importante também levar em conta as experiências adicionais, principalmente atividades extracurriculares como grupos de pesquisa, estágios, intercâmbio, projetos sociais, entre outros.

Esse tipo de informação demonstra o interesse do candidato por seu aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional. A participação em ações sociais e voluntariado pode nos mostrar alguns valores pessoais do profissional.

4. Observe a descrição de responsabilidades e atividades

Um bom currículo geralmente apresenta um resumo das principais atividades e responsabilidades do profissional em suas experiências anteriores. É importante verificar esse resumo para conhecer as principais habilidades desenvolvidas pelo candidato e para compreender um pouco sobre o perfil comportamental dele.

A maneira como o candidato se expressa também é importante de ser analisada. Verifique se ele consegue expor suas qualidades claramente ou se utiliza uma linguagem vaga ou ambígua.

5. Foque nos currículos que se adequam ao perfil buscado

Juntamente com a descrição do cargo, é importante pensar no perfil que está sendo buscado para ocupá-lo. Portanto, elabore esse perfil considerando os conhecimentos técnicos, as experiências e as competências que serão exigidas.

Tendo em mente esse perfil, fica mais fácil filtrar melhor os currículos, o que agiliza o processo. Além disso, é importante que, depois dessa seleção prévia, seja feita uma segunda análise, mais detalhada, para identificar os melhores candidatos para, posteriormente, agendar uma entrevista.

Vale lembrar que é muito importante, tanto para o recrutador quanto para os candidatos, que a análise de currículos seja feita de maneira adequada. Isso evita que bons profissionais sejam eliminados do processo seletivo por falta de atenção do selecionador e auxilia na busca do candidato mais adequado ao cargo.

Ficou com alguma dúvida sobre análise de currículos? Deixe nos comentários suas perguntas e opiniões!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

5 thoughts on “5 dicas para você fazer uma boa análise de currículo

  1. obrigado pela dica e espero que nos mantenham sempre ligados se haver mais assunto sobre o tema, confesso que aprendi e tirei bom proveito desta informação.
    bem haja

    1. Olá João, gratos pelo comentário. Estamos regularmente postando dicas para Empresas. Fique ligado e retorne sempre ao nosso Blog… ah, também pode divulgar para os seus amigos 😉

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.