7 melhores práticas para entrevistar um candidato à vaga de emprego

Entrevistar um candidato
7 minutos para ler

Conhecer o perfil do candidato para emprego será essencial para avaliar se ele está alinhado com o cargo e com os objetivos da empresa. A entrevista é o momento ideal para isso, já que possibilita um contato mais próximo com o profissional. 

A entrevista é uma etapa importante do processo seletivo. Nela, você poderá avaliar o perfil do candidato para emprego, seja para uma vaga efetiva ou de estágio, e entender melhor sobre as qualificações e experiências dele. Ou seja, é um momento crucial da seleção!

Contudo, é preciso ter certo conhecimento para deixar a pessoa que será entrevistada confortável, além de fazer as perguntas corretas e extrair o melhor dela. Diante disso, é comum que empreendedores ou profissionais com pouca experiência na área de Recursos Humanos fiquem com dúvidas sobre o assunto.

Por isso, separamos algumas dicas para aplicar na entrevista e avaliar o perfil do candidato de maneira eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é importante avaliar o perfil do candidato para o emprego durante a entrevista?

É essencial conhecer o perfil do candidato para emprego, só assim você saberá se ele tem as atribuições necessárias para a função e se está alinhado com os valores da empresa. A entrevista é o momento ideal para isso, já que possibilita um contato mais próximo com o profissional.

Deixar essa etapa de lado, ou realizá-la de forma incorreta, pode comprometer o sucesso da seleção e resultar em um colaborador desmotivado. Dessa forma, para fazer uma escolha acertada e evitar custos com demissão e uma nova contratação, é preciso dar atenção a todos os detalhes.

Quais as melhores práticas para aplicar na entrevista e avaliar o perfil do candidato de forma correta?

Quem já tem experiência com processos seletivos consegue distinguir o perfil dos candidatos com mais facilidade. Entretanto, se você deseja se aprofundar no assunto, algumas dicas ajudam a realizar isso de forma eficiente. Veja abaixo!

1. Anuncie a vaga de forma estratégica

Antes de chegar à etapa de entrevistas, é preciso anunciar a vaga nos locais corretos. Assim, você terá um alcance maior e poderá selecionar os melhores trabalhadores para a próxima fase.

Considere o perfil do cargo antes de definir os canais para fazer a divulgação. Optar pelo ambiente virtual é uma boa estratégia, já que a maioria dos trabalhadores está presente por lá. Mas você ainda pode escolher entre redes sociais, banco de vagas, apoio de consultorias especializadas, entre outras ferramentas.

2. Determine o perfil da vaga antes de entrevistar um candidato

Um passo importante para um recrutamento de sucesso é conhecer o perfil do colaborador de que a empresa precisa. Antes de iniciar o processo de seleção e entrevistar candidatos, elabore um descritivo do cargo com as principais características que o novo contratado deve ter. Por exemplo:

  • experiência na área;
  • flexibilidade;
  • habilidade de comunicação;
  • organização;
  • bom relacionamento interpessoal.

Ao realizar essa etapa, você vai conseguir se preparar melhor e minimizar os riscos de uma seleção equivocada.

Powered by Rock Convert

3. Analise o currículo do candidato com antecedência

Uma dica valiosa para analisar o perfil do candidato para o emprego é verificar o currículo dele com antecedência. Algumas pessoas deixam para fazer isso durante o encontro, o que não é indicado. Elas acabam dando uma olhada rápida e não checam todos os detalhes.

Sendo assim, leia o currículo dos interessados com atenção. Se ficar com alguma dúvida, anote para esclarecê-la no momento da entrevista. Essa etapa é fundamental para analisar experiências anteriores, formação etc.

4. Deixe o entrevistado confortável

É natural que o nervosismo se manifeste nos candidatos durante um processo seletivo, mas você pode tomar algumas atitudes para minimizar esse desconforto e extrair todo o potencial da pessoa que será entrevistada.

Nesse caso, a recomendação é iniciar a conversa com o intuito de criar maior aproximação. Faça perguntas relacionadas ao clima, ao trânsito ou à facilidade para chegar até o local, por exemplo.

5. Siga um roteiro

Estabeleça um processo seletivo transparente e, durante a entrevista, esclareça as atividades do cargo, forma de trabalho, valores da companhia, entre outras informações que considerar importantes para a seleção.

Ter um roteiro pode otimizar a duração dela e trazer melhores resultados na avaliação do perfil do candidato para o emprego. Geralmente, o encontro costuma ser dividido em tópicos como:

  • informações sobre a empresa: fale brevemente sobre a empresa, principais atividades, missão, valores etc.;
  • características do cargo: esclareça quais são as principais atribuições do cargo e o que a empresa espera do candidato, além de informar sobre remuneração, horário de trabalho e outros dados;
  • trajetória profissional: peça para a pessoa falar um pouco sobre carreira, formação e experiências anteriores. Na sequência, aprofunde na trajetória profissional com perguntas sobre as experiências, desafios vivenciados, motivo da saída nas empresas anteriores etc;
  • avaliação de perfil comportamental: faça perguntas para analisar se o perfil comportamental do candidato está alinhado com as necessidades do cargo e da companhia. Pergunte sobre pontos fortes e fracos, como a pessoa trabalha sob pressão, como reage às críticas e o que gosta de fazer nos momentos livres, por exemplo;
  • espaço para perguntas: reserve um espaço para que o entrevistado esclareça as dúvidas sobre a empresa e o cargo;
  • fale sobre as próximas fases: agradeça a presença do profissional e encerre o encontro explicando sobre as fases seguintes. Além disso, é recomendado fornecer uma estimativa para um retorno, seja ele positivo ou negativo.

6. Faça perguntas claras e objetivas

Com as perguntas ideais, será possível identificar o interesse do candidato pela empresa, além de suas principais características e habilidades. Ao perguntar sobre a última experiência de trabalho, por exemplo, você terá condições de cruzar as informações com os dados do currículo e analisar a veracidade delas.

Se quiser saber se a pessoa trabalha bem sob pressão, questione sobre os prazos e as tarefas do último cargo que ela ocupou. No caso de contratação de estagiário, em que geralmente o candidato não tem experiência profissional, faça perguntas sobre a vida acadêmica.

7. Faça anotações após o encontro

Para evitar esquecer alguma informação importante dita durante a entrevista, faça anotações assim que o profissional sair da sala. Isso garante que suas impressões sobre o perfil, a personalidade e as qualificações dele sejam mais precisas.

Se julgar necessário, você também pode fazer breves anotações durante o encontro, mas procure não exagerar para não demonstrar falta de interesse pela fala de seu interlocutor.

Entrevistar um candidato é uma tarefa que requer alguns cuidados. Ao seguir as boas práticas listadas acima, seus processos seletivos serão mais acertados e você conseguirá avaliar o perfil do candidato para emprego com mais facilidade. Por fim, uma última dica é: dê um feedback a todos os participantes. A atitude demonstra respeito aos profissionais e fortalece a marca empregadora.

Precisa contratar profissionais para sua empresa? Antes da etapa da entrevista, é fundamental encontrar os melhores candidatos! Entre em contato e conheça os nossos serviços para recrutamento e seleção!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.