5 erros de treinamento que podem comprometer seu sucesso

treinamento
3 minutos para ler

A capacitação é, sem dúvidas, essencial para o crescimento de uma organização. A motivação da equipe, os indicadores e a melhoria no atendimento são algumas das vantagens deste processo. Mas, como evitar que os erros de treinamento aconteçam?

Mesmo sabendo da importância da ação, muitos gestores cometem diversas falhas e acabam contribuindo para que o desenvolvimento dos colaboradores fracasse.

Afinal, quais são estes erros? Listamos abaixo algumas das falhas mais cometidas. Não deixe de conferir para evitar que elas aconteçam em sua empresa!

1. Focar somente em conceitos e teorias

É muito importante passar os conceitos e teorias aos colaboradores. Porém, o gestor deve ficar atento para que todo o treinamento não se limite a isso. É preciso também envolver o grupo em simulações e dinâmicas para que entendam como aplicar o que foi passado.

Busque desenvolver práticas que representem situações comuns na empresa, em que o erro pode representar uma perda muito grande para a companhia. É uma boa oportunidade para conhecer melhor o colaborador e identificar qualidades em cada um.

2. Mostrar o objetivo, mas não ensinar o caminho

Todos os treinamentos realizados devem demonstrar claramente qual é o objetivo a ser atingido. Entretanto, isso não significa que toda a capacitação deve ser voltada para explicar a importância dos resultados para a empresa.

É preciso garantir que o grupo saiba percorrer o caminho para bater a meta, ou seja, deve saber atuar com excelência e contornar os problemas. Sendo assim, não deixe de trabalhar com  as ferramentas disponíveis que possibilitem a capacitação adequada.

Powered by Rock Convert

3. Não adaptar o treinamento para cada ocasião

Cada equipe dentro de uma empresa tem necessidade de crescimento diferente uma da outra, sendo que o perfil das pessoas também varia muito. Por isso, não adianta aplicar o treinamento se você não se preparar para cada grupo.

As dinâmicas, vocabulário, tempo de duração, objetivos e o retorno esperado são apenas alguns exemplos de adequações indispensáveis nesse processo e que vão contribuir para um resultado satisfatório no desenvolvimento de pessoas.

4. Não realizar um planejamento

Todos os colaboradores precisam passar por treinamentos periódicos, não é mesmo? E você sabe qual é a melhor maneira de atender a todos? Fazendo um planejamento e cumprindo o que foi proposto.

Muitos gestores pecam nesse quesito por acreditarem que a capacitação deve ser realizada somente quando os resultados ruins aparecem, fazendo com que muitas pessoas sejam deixadas de lado e que o resultado ótimo não seja atingido.

5. Não acompanhar o progresso

Qualquer pessoa que tenha passado por um processo de capacitação vai te dizer que esse erro é o mais recorrente. A empresa que acredita que só o evento em si é suficiente para o sucesso está muito enganada.

Se o gestor não estipular um objetivo de crescimento para cada colaborador, ele não terá como medir o progresso, tampouco a eficiência e futuras necessidades de treinamento.

E então? Já havia cometido algum desses erros de treinamento na sua empresa? Agora que você aprendeu a ter sucesso na capacitação, que tal assinar nossa newsletter para receber nossas notícias e virar um expert em gestão de pessoas? 

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.