O relacionamento com o cliente precisa ser bom em todas as etapas do encontro dele com a sua empresa. Por isso, o atendimento pós-venda é essencial. Ele é que garante a satisfação do consumidor que pode, em um futuro próximo, se tornar fiel ao seu empreendimento.

A fidelidade dentro do mercado é essencial, ainda mais em tempos de crise. O cliente fidelizado é a garantia de um consumo direto na sua empresa, além de ser a melhor propaganda que você vai conseguir para conquistar novos consumidores.

Para que o atendimento seja bem feito no pós-venda, é necessário pensar em uma série de estratégias e ter profissionais ao seu lado capacitados para realizar tal serviço.

Veja abaixo a importância do atendimento pós-venda e saiba como melhorá-lo na sua empresa ou escritório.

A importância do atendimento

 

Pré e durante a venda

Para que o seu cliente se sinta completamente satisfeito com a sua empresa, ele precisa ser bem atendido. Conseguir isso não é simples, é necessário investir em algumas questões essenciais.

A primeira delas tem a ver com o seu planejamento e organização. Tenha foco no cliente e mantenha o ambiente de trabalho confortável e agradável para o consumidor. Ofereça um café, lanche, água, seja cortês em todos os momentos.

Depois de tudo muito bem organizado, é preciso conhecer o cliente para melhor atendê-lo desde quando ele entra no escritório até depois que ele realiza a compra do serviço ou produto.

Pós-venda

Muitas empresas realizam a venda de forma excepcional e encantam o consumidor. Porém, depois de finalizada, não mantêm a mesma qualidade no atendimento. Não resolvem problemas, não buscam feedbacks ou até mesmo nem respondem dúvidas dos clientes. A consequência dessa prática? O cliente não voltará a fazer negócio e muito menos indicará a empresa para outras pessoas.

A dica é sempre estar em contato com o cliente, mostrar novidades, lançamentos, perguntar se ele precisa de algo e saber se ele quer ajuda em alguma questão. Quanto mais próximo do consumidor você estiver, mais fiel à sua empresa ele vai ficar.

Procure responder dúvidas, peça retorno sobre o produto/serviço e sobre a empresa, esteja disponível caso o cliente precise de você. Para garantir a qualidade nessa etapa, é essencial ter ao seu lado profissionais capacitados que vão saber trabalhar de forma correta com o atendimento ao cliente.

A contratação de profissionais de atendimento

Não existe uma fórmula exata para prestar um bom atendimento, mas algumas características e estratégias importantes já são ensinadas aos profissionais desde quando eles estão na faculdade.

Ter ao seu lado algum colaborador para ajudar nesse trabalho é essencial. Até porque o seu tempo é praticamente todo investido na realização do serviço, ou na venda do produto.

Com um profissional dedicado ao atendimento, você vai conseguir melhores resultados no pós-venda e garantir a fidelização daqueles clientes que ficaram satisfeitos com o serviço ofertado a eles.

Por isso, contratar um profissional é uma necessidade. Mas pode ser um estagiário de áreas correlatas. Ele pode até se tornar, futuramente, um colaborador da sua empresa. O que vai resultar em uma ajuda mútua. Essa oportunidade gerará uma remuneração para se especializar em uma área importante da gestão e você vai resolver o seu problema em relacionamento com o cliente.

Caso queira saber mais sobre esse assunto e como escolher o melhor profissional para te ajudar no atendimento pós-venda, siga a gente no Facebook e LinkedIN e veja os outros conteúdos de disponibilizamos para você!

Powered by Rock Convert