Como realizar um treinamento de equipe de estagiários eficiente?

Treinamento
4 minutos para ler

O processo de contratação de um estagiário deve ser muito bem planejado. Não basta apenas escolher aquele estudante que atenda às necessidades do seu escritório: é preciso que ele passe por um treinamento de equipe de estagiários. Assim, ele poderá desenvolver melhor as suas habilidades.

Uma equipe de colaboradores alinhada é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Por isso, se a sua ideia é contratar um estagiário, continue a leitura para aprender a realizar um treinamento eficaz!

1. Organize o treinamento de equipe de estagiários

Definir um cronograma sobre quais treinamentos serão dados em cada semana é essencial. Isso ajuda os estagiários a se prepararem com antecedência, levando as suas dúvidas para serem esclarecidas.

Essa organização também auxiliará você na rotina de atividades. Assim, os estagiários poderão, de fato, começar a atuação no tempo certo.

Aliás, estabelecer um cronograma possibilita outras vantagens, como: reunir os estagiários, fazer integrações com outros colaboradores e convidar palestrantes diferentes.

Você pode fazer isso em uma plataforma on-line, por exemplo. Desse modo, todos terão acesso, e a checklist será mais simples de ser conduzida. 

2. Escolha quem dará as aulas

Se, por exemplo, o seu negócio estiver ligado ao direito, é interessante contar com profissionais que trabalham no próprio escritório. Isso ajudará o estagiário a se situar sobre as tarefas diárias que desempenhará.

No entanto, não deixe de chamar outros especialistas, como comunicadores, psicólogos e coaches.

A ideia é que o aprendiz desenvolva habilidades relacionadas a: comunicação, liderança, relacionamento interpessoal e autoconfiança na tomada de decisões.

3. Defina mentores para os estagiários

O treinamento só é eficaz quando conta com pessoas que possam estar rotineiramente ao lado do estudante, acompanhando-o em suas atividades.

Powered by Rock Convert

Por essa razão, o papel de um mentor é fundamental no processo. Ele será o responsável por monitorar e ensinar as melhores práticas ao futuro profissional.

Para isso, faça testes de compatibilidade entre profissionais e estagiários. Separe-os por grupos de afinidades, pois, assim, o período de aprendizado poderá ser mais bem aproveitado.

Solicite aos mentores que sempre deem feedback aos aprendizes a fim de que eles se sintam mais motivados a melhorar.

4. Estabeleça as tarefas iniciais

Junto ao cronograma inicial, faça um planejamento das tarefas que serão desempenhadas pelos estagiários no primeiro momento, pois isso facilitará a sua avaliação.

Nesse caso, observe o que não está saindo como o planejado e procure alertar os envolvidos para que possam mudar de atitude.

Não se esqueça de pedir, aos estagiários, relatórios sobre essas atividades. Não precisa ser nada muito elaborado. Coloque perguntas como: o que aprendeu na atividade? O que faria de diferente? Qual a sua opinião sobre o mentor? Quais as suas maiores dificuldades?

Vale ressaltar que, nessa fase inicial, é importante começar com tarefas mais simples. Assim, o estagiário captará os valores e modo de trabalho da empresa. Envolva sempre a orientação, pois, assim, eles poderão se aperfeiçoar.

Essas foram as nossas quatro principais dicas para fazer o treinamento eficaz de estagiários.

No entanto, não se esqueça de que o processo envolve outros aspectos, como: passar conteúdo de qualidade para que os aprendizes possam estudar, dividir o treinamento em partes e, principalmente, ter a participação ativa do CEO.

E você, já fez o treinamento de equipe de estagiários? Que tal aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos e saber como identificar os melhores talentos na sua empresa

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.