Você já deve ter-se perguntado: será que vale a pena manter um departamento de gestão de pessoas na minha empresa? No que ele vai me ajudar? O fato é que esse setor vem ganhando espaço no ambiente empresarial nos últimos tempos, tornando-se vital para muitas organizações. Isso porque ele trabalha com foco nas pessoas, buscando ajudá-las a alcançar o melhor resultado e a maior produtividade.

Dessa forma é possível entender o RH de forma muito mais ampla do que apenas contratar e demitir. Ele vai trabalhar a motivação dos colaboradores, alinhamento estratégico das ações, diminuição de custos, entre outros pontos.

Quer conhecer outros benefícios que a gestão de pessoas pode trazer para sua empresa? Veja 4 vantagens a seguir:

1. Aumenta a eficiência do processo seletivo

A seleção de candidatos é uma etapa muito importante, pois tudo começa nessa fase. O RH tem todas as ferramentas para otimizar as contratações e encontrar o candidato que melhor se encaixa na sua empresa.

A gestão de pessoas garante, então, que o processo seletivo seja mais acertado, desde a divulgação da vaga nos locais corretos até a entrevista mais eficiente, identificando pontos que estejam alinhados à cultura organizacional.

Sem contar que, com um processo eficaz, os custos com contratações diminuem. Segundo pesquisa da consultoria especializada Wyser, divulgada pela Exame, uma contratação errada pode custar até 3 vezes o salário do colaborador atual.

Ou seja, ao fazer uma má contratação, você tem gastos com demissão, novo processo seletivo, admissão do outro candidato e treinamento, situações que geram custos elevados.

2. Estimula a motivação e a produtividade

Gestores desejam que suas equipes produzam mais. Porém, não se atentam que a motivação das pessoas está ligada diretamente à produtividade. Segundo a consultoria Right Management, em levantamento divulgado pelo jornal Correio do Estado, trabalhadores motivados produzem 50% mais.

É vantajoso investir em uma área que cuida dos membros do time, acompanhando sua produção e motivação. A gestão de pessoas, nesse sentido, busca mostrar que todos fazem parte da empresa, estimulando o engajamento das equipes.

Quando o colaborador percebe que a companhia se preocupa com ele e que o trabalho dele impacta positivamente o resultado, a motivação melhora e, por consequência, a produtividade.

3. Permite criar a cultura organizacional com ações do departamento de gestão de pessoas

Toda organização tem uma cultura, que é formada por suas crenças, missão, visão e valores. A área da gestão de pessoas é a guardiã dessa cultura e busca fazer com que as normas e regras sejam seguidas.

Isso gera uma visão positiva da empresa perante as pessoas que a integram e seguem as diretrizes internas. Além disso, essa imagem gera maior identificação, atraindo bons profissionais e aumentando a retenção de talentos.

4. Facilita o gerenciamento de desempenho

O departamento de RH pode desenvolver um sistema de gestão e avaliação de desempenho. Por meio dele é possível acompanhar se os colaboradores estão produzindo o esperado, trazendo mais resultados para a organização.

Mensurar esse dado é importante, pois ajuda a identificar quem contribui mais e quem poderia aperfeiçoar suas atividades junto à empresa. Essa também é uma forma de reconhecer o esforço dos colaboradores que estão produzindo melhor e de ajudar os gestores a tomarem melhores decisões.

Essas são as principais vantagens alcançadas com a implantação de um departamento de RH. É visível que o investimento nessa área gera muitos benefícios para as organizações, já que cuidar dos colaboradores é tomar conta do próprio negócio. Além disso, não se pode esquecer de que o capital humano é o maior ativo das companhias.

Viu como um departamento de gestão de pessoas pode ajudar sua empresa? Para conhecer outras dicas práticas como essa, assine a nossa newsletter e tenha conteúdos em primeira mão!

Powered by Rock Convert