Plano de carreira: entenda porque ele é tão importante!
Oferecer para os colaboradores um plano de carreira que transmita segurança e que possibilite superar os obstáculos pessoais e profissionais com êxito, cria um ambiente favorável ao trabalho e, consequentemente, contribuiu para o aumento da produtividade e para a manutenção dos bons talentos de uma empresa.
É muito importante que se trace o plano de carreira para todos dentro da organização, dos estagiários aos gerentes, incluindo conversas de metas profissionais, avaliações de desempenho, feedbacks, buscando ferramentas úteis para melhorar a produtividade.
O plano de carreira pode e deve ser feito em todas as fases da vida profissional do colaborador, iniciando pelo estágio.
Mas, por que o plano de carreira é tão importante?
O plano de carreira é importante porque o colaborador se sente mais motivado na busca de treinamentos e aperfeiçoamento das suas competências técnicas e comportamentais. Como consequência, a condução do trabalho de todos é favorecida: a empresa, de forma geral, conquista maior fidelização do colaborador, comprometimento e melhora no clima organizacional.
Podemos citar como vantagens do plano de carreira, a diminuição da rotatividade de pessoal, o que acarreta economia com novos treinamentos para os primeiros meses de efetivação do funcionário ou estagiário, quando ele ainda está se adequando à nova rotina, além do aumento da motivação dos colaboradores e favorecimento à atratividade de candidatos especializados.
Como o plano de carreira beneficia a empresa?
1. Conduzindo os colaboradores ao que eles almejam
Qual cargo seu estagiário e/ou colaborador almejam atingir daqui há 5 anos ou mais? Quais são os objetivos de carreira dessas pessoas? Saber as metas dos seus liderados ajuda a conduzi-los ao que eles almejam, e essa é a verdadeira função de um gestor.
2. Incentivando a equipe
Estimule e reconheça os pontos positivos dos seus liderados. Demonstre a eles a importância dessas habilidades para o crescimento da empresa e deles próprios. Sempre dê retornos. É a partir deles que seus liderados terão uma visão ampla de suas próprias habilidades.
3. Desenvolvendo as pessoas
Faça um esforço para oferecer suporte efetivo ao desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores. Trabalhando seus talentos internos, você manterá uma boa linha de sucessão, formada para futuras possibilidades e necessidades da organização.
4. Avaliando o desempenho
Ao saber os objetivos e as metas dos seus estagiários e demais profissionais, você, ou um consultor contratado para dar andamento no projeto do plano de carreira, devem indicar quais os pontos positivos que vão ajudá-los a atingir o sonho futuramente. Assinale os pontos negativos que o estão impedindo de chegar lá!
5. Oferecendo programas de recolocação profissional
No caso de desligamento de estagiários, a empresa estará formando futuros profissionais que levarão uma imagem positiva da sua empresa para o mercado.
Ao oferecer um programa de recolocação profissional como um benefício no instante da rescisão de contrato, a empresa passa a mensagem de respeito e cuidado aos diversos tipos de público, de preocupação com o profissional, com as adequações para um próximo emprego, e tudo isso pode reduzir as possibilidades de uma ação na justiça contra a sua empresa.
Um dos grandes benefícios do plano de carreira é o desenvolvimento conjunto do líder e dos liderados, que passam a ter um contato mais próximo.
O que achou deste artigo sobre plano de carreira? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo como este!