Veterinário em formação? Veja tudo o que precisa saber sobre estágio
O estágio é obrigatório na área da medicina veterinária; saiba onde e como procurar por uma vaga
Etapa fundamental e obrigatória para a formação profissional na área da saúde, o estágio supervisionado é o momento do contato da teoria com a prática. No caso dos estudantes de medicina veterinária, é o período em que o estudante atuará, ainda que de forma pedagógica, na atividade diária de clínicas, zoológicos e tantos outros postos de trabalho.
Se informando sobre o estágio
Uma vez que é uma atividade obrigatória, de acordo com o que é estipulado pelo MEC, é somente por meio do cumprimento das horas de estágio que o estudante pode obter seu diploma e atuar, de fato, como um profissional da área. A quantidade de horas a serem cumpridas pode variar de instituição para instituição.
Por isso, antes mesmo de ingressar na faculdade, é importante se informar sobre esse número, disposto na grade curricular. Em média, é de 400 horas, mas pode variar de 250 a 600, dependendo da faculdade. Durante esse tempo, o estagiário atuará sob a supervisão de um profissional da área, que o orientará e avaliará sua prática constante.
O estágio é um trabalho?
De certa forma, é um trabalho, ainda que por vezes não seja remunerado. Caso opte por estagiar em clínicas veterinárias, o estagiário lidará com o dia a dia de atendimentos, o que inclui exames, procedimentos clínicos, aplicação de curativos e remédios, acompanhamento de cirurgias, nutrição animal, entre muitas outras atividades.
Laboratórios, zoológicos e órgãos públicos ligados à vigilância sanitária também costumam ser boas oportunidades para estágio. Para conseguir uma vaga, porém, é preciso procurar por conta própria. Em determinado momento do curso, já é possível procurar um estágio. Em algumas faculdades, isso já é possível a partir do segundo semestre.
Isso pode ser feito contatando clínicas e laboratórios, por exemplo. Em muitos desses estabelecimentos, há vagas para estagiários. É interessante também conversar com colegas mais experientes ou que já estejam inseridos no mercado para saber se conhecem algum lugar que esteja em busca de estagiários e que aceitem indicações.
Há também a possibilidade de procurar em sites especializados em vagas, no portal da faculdade, além de feiras de estágio. Por vezes, até mesmo os próprios professores podem acabar indicando algum aluno destacado da turma. De qualquer forma, um bom desempenho no curso e networking são fundamentais para dar esse passo.
Procure uma vaga na sua área de desejo
Obviamente, as vagas variam conforme a localização e a área dentro da medicina veterinária. Caso o desejo do estudante seja o de trabalhar com animais de grande porte e produção animal, é preciso procurar vagas fora dos grandes centros. Já se a ideia é trabalhar com vigilância sanitária, por exemplo, será importante se inteirar das leis que regem as normas sanitárias, algo que pode demandar conhecimentos extras.
No mais, o estágio é um primeiro passo importante para conhecer as especificidades da profissão, bem como seus desafios. Esse contato é determinante na formação de bons profissionais. Com o tempo, é possível se especializar em determinadas áreas de atuação, para uma jornada ainda mais recompensante e proveitosa.
Créditos: Vesnaandjic/iStock