A capacitação da equipe de trabalho é uma realidade em muitas empresas que buscam aprimorar seus processos e melhorar a produtividade do negócio. Ela também deve ser aplicada aos jovens profissionais, por isso, é importante estabelecer um plano de treinamento para estagiários.

Contudo, na correria do dia a dia, muitos empreendedores deixam essa etapa de lado e acabam cometendo alguns erros que prejudicam os resultados do treinamento. Para te ajudar, explicaremos, abaixo, como montar um plano que atenda às necessidades de sua empresa. Continue a leitura!

Importância do treinamento do time de estagiários

Em muitos casos, os treinamentos são aplicados apenas com os profissionais experientes, visando a reciclagem. Porém, eles podem — e devem — ser direcionados aos estagiários também, pois contribuem de forma significativa para o crescimento profissional de quem está ingressando no mercado.

Um bom plano de treinamento para estagiários aprimorará as habilidades dos estudantes, tanto teóricas quanto comportamentais, auxiliando-os para que exerçam suas funções de forma mais eficiente e produtiva.

Passos para a elaboração de um plano de treinamento para estagiários

A capacitação de estagiários é bastante positiva para o negócio e pode ser feita por empresas de todos os tamanhos, mas é essencial planejá-la corretamente. Para isso, acompanhe os passos a seguir:

1. Identifique as necessidades da empresa

Verifique as necessidades de treinamento dos estagiários. Veja quais habilidades e competências precisam ser melhoradas ou desenvolvidas para que eles tenham uma atuação mais eficiente. Esses pontos são identificados por avaliações de desempenho, pesquisas, reunião com a equipe, etc.

2. Defina as diretrizes de aprendizado

Com base na etapa anterior, defina quais os temas serão abordados. Além do treinamento para a integração do estagiário sobre a atuação e a rotina do escritório, é importante capacitá-lo para as atividades que serão exercidas, explicando sobre as técnicas e as ferramentas necessárias.

Por não possuírem uma bagagem profissional extensa, em muitos casos, os jovens profissionais precisarão de treinamentos com foco no desenvolvimento pessoal, reforçando habilidades como comunicação, relacionamento interpessoal e liderança, por exemplo.

3. Escolha o treinamento

O terceiro passo é escolher o tipo de capacitação mais adequada à realidade do negócio, de acordo com a estrutura, o orçamento e o tempo disponível. Alguns exemplos são:

  • Treinamento presencial: atividade coordenada por um instrutor, ocorrendo tanto em instituições para formação profissional quanto dentro da empresa.

  • Treinamento a distância: cursos online de diversos assuntos, com textos, vídeos e atividades variadas.

  • Rodízio de treinamento: nessa capacitação, o trabalhador passa por diversas áreas da organização para que possa ampliar seu conhecimento sobre o negócio. Geralmente, é aplicada quando o objetivo é efetivar o estagiário e prepará-lo para assumir novos cargos.

  • Treinamento com mentor: conta com um profissional experiente que fica responsável por auxiliar o estagiário durante suas atividades.

4. Crie um cronograma de tarefas

Após passar pelas etapas anteriores do plano de treinamento para estagiários, é hora de definir como será feita a aplicação dele. Para isso, a dica é criar um cronograma de atividades, com a duração, os tópicos que serão estudados, as horas por dia que o treino acontecerá e o local em que será feito.

Em caso de treinamentos online, é recomendado definir se o estagiário terá um horário fixo para o estudo — no início da jornada de trabalho, por exemplo —, ou se ele estabelecerá seu próprio cronograma.

5. Avalie a efetividade do treinamento

Por fim, a última etapa mostrará se o treinamento foi realmente efetivo. Aqui, cabem duas análises: a primeira é se ele atendeu às expectativas dos participantes. Isso pode ser feito com um questionário, ao fim das atividades, para verificar se o conteúdo foi relevante, se a metodologia escolhida foi adequada, entre outros pontos.

A segunda análise está relacionada ao desempenho dos estagiários. Sendo assim, é preciso avaliar se o treinamento alcançou o objetivo desejado gerando uma melhora nas competências e habilidades deles.

Ao longo deste artigo, te mostramos como criar um plano de treinamento para estagiários eficaz. Mas, além disso, tenha em mente que, para obter bons resultados, é necessário também interesse e dedicação do estudante.

Precisa aumentar sua equipe de trabalho? Nós te ajudaremos com a seleção dos melhores estagiários. Entre em contato com a Estagiários.com e conheça nossos serviços!

Powered by Rock Convert