O feedback é, sem dúvidas, uma ferramenta poderosa para otimizar o desempenho da equipe dentro do ambiente organizacional. Ter um retorno sobre as tarefas que realizamos nos ajuda a trabalhar com mais dedicação, ajustando nossas ações para alcançar resultados melhores.

Dar um bom feedback a todos os colaboradores é essencial — especialmente no caso de feedback ao estagiário, pois ele ainda está se moldando ao estilo da empresa.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos o post de hoje com algumas dicas sobre como conversar com seu estagiário e dar um bom retorno sobre o seu desempenho. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura e confira!

Crie o ambiente ideal para dar feedback ao estagiário

Sabemos que para alguns colaboradores é só ouvir a palavra “feedback” que logo bate uma sensação de nervoso. Sendo assim, antes de mais nada, foque em fazer do feedback algo positivo para o estagiário desde o princípio.

Para isso, é importante criar o ambiente perfeito e adotar uma postura neutra — sem demonstrar frustração, raiva ou desapontamento — para que o estagiário entenda isso como uma ação rotineira cujo único objetivo é ajudá-lo a crescer enquanto profissional.

Apresente exemplos concretos

Algo importante em relação ao feedback ao estagiário é a objetividade com a qual ele é dado, pois isso o ajuda a entender exatamente o que precisa mudar e o que deve continuar sendo feito. Para tanto, nada melhor do que apresentar exemplos concretos, tirados do dia a dia dos colaboradores.

Isso implica, necessariamente, que você observe o comportamento de sua equipe e anote as situações que você pretende discutir mais tarde, para não esquecer nenhum detalhe.

Foque nas soluções

Ao citar a falha apresentada pelo estagiário, procure focar em como ele pode fazer para melhorar em vez de apontar os erros de comportamento ou pedir para que ele mesmo justifique seus atos.

Quando você para de tentar fazer com que o estagiário perceba no que errou e começa a ensinar como ele pode trazer soluções para os problemas que surgirem, você perceberá a diferença, pois isso ajuda a construir nele um senso de resiliência, além de tirar todo o peso que o feedback negativo pode gerar.

Seja justo

Não há dúvidas de que apontar as falhas é importante para que o estagiário evolua, mas seja justo. Aponte também onde seus colaboradores estão acertando, de outro modo, ele nunca saberá quando está fazendo algo certo.

Isso sem contar que valorizar o bom trabalho da equipe é uma grande fonte de motivação, que pode gerar bons resultados para a própria empresa no final das contas.  

Tenha um plano de ação

Dar feedback e deixar as coisas por isso mesmo é tão eficiente quanto não dar feedback nenhum. É preciso que a conversa com o estagiário seja a primeira fase de um plano de otimização elaborado.

Nesse plano, deve conter também uma orientação adequada, monitoramento da equipe e mensuração de resultados. Cria-se, dessa forma, um “círculo vicioso do bem”, pois o feedback passa a fazer parte da rotina de todos e as melhorias não param de acontecer a longo prazo.

Gostou das nossas dicas de como dar um bom feedback ao estagiário? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas dicas e artigos. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Powered by Rock Convert