Saber tirar proveito do encontro de gerações em uma empresa é um fator de máxima relevância. Atualmente, isso tem ficado mais evidente face ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros somado à entrada de um novo contingente de colaboradores das gerações mais novas.

Isso vem apresentando uma convivência profissional de várias gerações em um mesmo ambiente empresarial. Utilizar esse cenário em prol de um aumento da produtividade é o grande desafio dos gestores das empresas de todos os portes.

Por isso, trouxemos este post a fim de mostrar a importância do encontro de gerações para as empresas. Confira!

Várias gerações interagindo

Hoje em dia, três gerações estão interagindo no ambiente empresarial. São os chamados baby boomers, nascidos entre 1940 e 1960; a geração X, nascida entre 1961 e 1980; e a geração Y, com indivíduos nascidos entre 1981 e 2000.

Cada geração possui sua característica particular e sua percepção própria em relação à vida profissional, à empresa, ao trabalho, à liderança, à qualidade de vida e à tecnologia.

Saber utilizar o potencial de cada uma, promovendo um contato entre elas de maneira favorável, facilitando o relacionamento interpessoal e gerando uma cooperação mútua, é um sinalizador de que o resultado poderá ser positivo. 

Administração das diferenças

Cabe ao gestor e ao responsável pelo RH das empresas administrarem as diferenças existentes em um ambiente tão heterogêneo. A seguir, listamos algumas dicas que ajudam nessa tarefa:

Faça treinamentos comportamentais

Faça treinamentos voltados para o relacionamento interpessoal, envolvendo todos os colaboradores e exercitando atividades em grupos. Importante que cada agrupamento possua no mínimo um representante de cada geração.

Incentive o diálogo

Incentive o diálogo não só nos treinamentos, mas nas tarefas cotidianas. Faça reuniões com colaboradores de diferentes faixas etárias e estimule discussões produtivas na equipe. Peça que cada um explique o seu ponto de vista, evitando que haja resistência dos participantes antes que a ideia seja apresentada.

Estimule o aprendizado mútuo

Outro ponto importante é que haja um aprendizado mútuo. As gerações mais antigas possuem, naturalmente, uma resistência e uma dificuldade com a tecnologia, fato inexistente nas gerações mais modernas.

Por outro lado as novas gerações são mais ansiosas e têm menos paciência com o desenrolar dos fatos. Exigem que as coisas se resolvam rapidamente, o que nem sempre é possível.

Em sua gestão de pessoas, promova sessões de trocas de experiências. Desperte a curiosidade nos mais jovens de aprenderem como as tarefas eram realizadas há décadas. Isso fará com que tenham outra percepção da vida profissional atual.

Promova o trabalho em equipe

Promova sempre o trabalho em equipe, com a participação de várias gerações. Cada uma favorecerá e ajudará a outra, e toda a equipe sairá engrandecida.

O trabalho em equipe sempre é um fator motivacional, que possibilita uma sinergia muito grande entre seus integrantes.

Facilite a comunicação

Uma boa comunicação, clara, direta e sucinta, é fundamental para o envolvimento e a participação de todos. Procure não dar ênfase a nenhum grupo em especial e sempre promova o conceito de colaboração.

Importância para as empresas

A importância para as empresas de um encontro de gerações é muito grande. A cooperação e a contribuição de cada geração permite uma melhora no clima organizacional. E isso traz a reboque um aumento da produtividade de todo o time.

Colaboradores engajados, em sintonia entre si e com os propósitos da empresa, trazem uma motivação muito salutar para o ambiente profissional, possibilitando sucesso nas atividades.

E cada geração, como seus pontos positivos e negativos, vão se completando e se fortalecendo mutuamente.

Agora que você já viu que o encontro de gerações pode e muito ajudar a sua empresa, quer aprender ainda mais e saber de outras novidades na área corporativa? Então siga nossas redes sociais: acesse pelo Facebook e LinkedIn!

Powered by Rock Convert