Engana-se quem pensa que frequentar um curso de graduação é o suficiente para se tornar um profissional completo. Cursos universitários, apesar de oferecerem um nível fundamental de conhecimento, pouco ensinam sobre os mínimos detalhes da prática profissional.

Independente da área, a vivência cotidiana da profissão é de extrema importância para a formação do estudante e é aqui que entram os estágios, a forma mais eficiente de unir a prática e a teoria.

Preparamos alguns tópicos que explicam as vantagens desse primeiro contato com o mercado ainda durante a faculdade. Continue lendo e entenda melhor qual é a importância do estágio na formação dos futuros profissionais!

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho

É através do estágio que os estudantes podem ter o primeiro contato com o mercado de trabalho já dentro da área de atuação escolhida. Essa primeira experiência será marcante na concepção que ele terá da profissão e na carreira que optará por seguir, além de proporcionar a construção da experiência que o mercado exige.

Ele possibilita o aprendizado na prática

Na sala de aula, o aluno aprende a teoria. Mesmo com trabalhos, seminários e atividades que simulam a prática profissional, a graduação não é suficiente para que o estudante conheça o dia a dia da profissão. Ao lidar com as situações adversas do cotidiano no ambiente de trabalho, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar.

Traz benefícios para quem contrata e quem é contratado

O estudante não é o único beneficiado na história; quem contrata um estagiário encontra um profissional sem vícios de trabalho, muito disposto a aprender e cheio de ideias novas. Dependendo da função, saber ouvir e ter vontade de colaborar são características muito mais importantes do que a experiência adquirida previamente.

Muitos estagiários que se mostram proativos e eficientes podem ser contratados pelas empresas que os receberam, o que significa mais um funcionário capacitado para preencher o quadro de colaboradores.

O profissional que está entrando pela primeira vez no mercado e que viverá essa experiência em paralelo com o trajeto da graduação, poderá fazer uma mediação constante entre o mercado e a universidade. Ao buscar soluções e transportar ideias de um meio para o outro, o estagiário ajuda a manter ambas as partes atualizadas.

A importância do estágio vai além do profissional

A primeira experiência de trabalho carrega uma importância que vai além do aspecto profissional. O estagiário irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância não só na construção da carreira, mas também no desenvolvimento pessoal. Tão importante quanto reconhecer e valorizar os estagiários como profissionais qualificados, é lembrar que eles ainda são moldáveis, buscam inspiração e orientação, e querem encontrar chances de crescimento.

Profissionais que passam por experiências de estágio têm a oportunidade de construir uma carreira mais flexibilizada, adquirem conhecimento prático em setores e áreas diferentes e aprendem cedo a lidar com dificuldades que não podem ser previstas por nenhuma teoria.

Não restam dúvidas de que a importância do estágio na formação é grande e que essa experiência é um ponto-chave para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais qualificados.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes? Assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos em primeira mão!

Powered by Rock Convert