COMO CRIAR UM PERFIL ATRATIVO NO LINKEDIN

linkedin
6 minutos para ler

O LinkedIn, rede social voltada para profissionais e empresas em busca de conexões no mercado de trabalho, é provavelmente a ferramenta mais poderosa para a construção de uma marca pessoal. Isso porque possibilita tanto exposição, quanto networkingde forma intuitiva e prática. Por isso a importância de saber utilizar a rede a seu favor.

Pensando nas possibilidades oferecidas pelo LinkedIn, reunimos as principais estratégias capazes de destacar o seu perfil e chamar a atenção dos recrutadores. Anota aí!

CONSTRUINDO UM PERFIL DE SUCESSO

1- Foto

Muita gente subestima a importância da foto de perfil, principalmente porque em outras redes sociais existe mais liberdade. No LinkedIn, contudo, é preciso ter mais cuidado com a imagem, afinal, é a sua apresentação para os recrutadores.

Utilize uma foto com um fundo neutro ou em um ambiente de trabalho. Não precisa estar vestindo roupa formal, mas dê preferência por vestimentas discretas, que seriam aceitáveis em um ambiente corporativo. As fotos das férias devem ser deixadas de fora.

Pode parecer insignificante, mas a resolução da imagem também conta pontos contra ou a favor, porque demonstra cuidado na seleção e interesse em sua busca por um espaço no mercado.

2 – Título e cargo

Existe uma diferença sutil entre os campos “título” e “cargo” no LinkedIn. No título, seja abrangente sobre o que você faz. Evite descrições longas como “Gerente Sênior da Área de Suprimentos Industriais” e deixe a especificação para o campo cargo.

Exemplo:

  • Título: Especialista em Logística Industrial.
  • Cargo: Gerente de Suprimentos.

3 – Resumo

Não escreva demais, mas tenha certeza de que acrescentou no resumo seus objetivos principais e habilidades que te auxiliarão a alcançá-los. As pessoas tendem a ignorar o resumo, mas é uma ótima forma de o recrutador ter uma ideia geral do seu perfil profissional.

Segue um exemplo: “Como gerente de mídias sociais, meu objetivo é criar um vínculo entre marca e público a fim de fortalecer a identidade da mesma e estabelecer fidelidade. Nos meus 10 anos de experiência, trabalhei tanto em start-upsquanto em multinacionais, aplicando os conhecimentos da minha graduação em Marketing Digital”

4- Experiência profissional

Não se limite a mencionar a empresa onde trabalhou, selecione a página da mesma quando estiver digitando no campo “Empresa”. Assim, haverá um link da sua página para a da instituição, com o logotipo oficial, transmitindo credibilidade e visibilidade ao seu perfil.

No campo de experiências, acrescente também os cargos que ocupou e suas principais atividades e conquistas.

5- Imagens e projetos

Enriqueça seu perfil com arquivos de projetos em PDF, links para notícias e portfólio, artigos sobre sua área (de sua autoria ou compartilhados de outras páginas), apresentações e outros “anexos” que comprovem suas realizações.

Mas cuidado para não poluir o perfil. Selecione os trabalhos e conteúdos mais relevantes. 

6- URL

A URL gerada automaticamente pelo LinkedIn é uma confusão de números e letras. Portanto, criar um endereço personalizado auxilia na identificação do seu perfil na rede e facilita o compartilhamento do link.

Personalizar a URL é fácil: simplesmente clique sobre o ícone ao lado do endereço e edite o link. Utilizar seu nome e/ou sobrenome é uma boa opção. 

7- Imagem de capa

A imagem de capa é um diferencial que demonstra o mesmo cuidado que a foto do seu perfil. Mostra que você está comprometido(a) em transmitir a sua mensagem.

Utilize uma foto que remeta à sua profisão ou área de atuação. Ou mesmo que represente seu perfil profissional. Não utilize outras redes sociais como referência! O LinkedIn é uma rede de nicho e, portanto, exige atenção específica. A imagem do seu seriado favorito que você utiliza na capa do Facebook não se encaixaria aqui.

8- Formação acadêmica

Exalte as atividades extra-curriculares (empresas júnior, palestras com nomes importantes da sua área, prêmios, grandes projetos…) e realizações relevantes durante o período de estudo.

Conecte seu perfil ao da universidade como fez para as experiências profissionais, acrescentando o link e logo da instituição. 

9 – Competências

Esse é o espaço para apresentar suas habilidades e especializações. Se você é um arquiteto, por exemplo, habilidades como “Restauro”, “Comunicação Visual”, “Autocad”, “Designer de Imagens 3D”, “Especialização em Paisagismo” seriam comuns no campo de competências.

Um recurso útil é a possibilidade de os membros da sua rede com quem você já trabalhou poderem validar suas competências, confirmando que você realmente possui aquela habilidade e já a utilizou com sucesso em um ambiente profissional.

10 – Trabalho voluntário

Demonstrar engajamento com causas sociais e ambientais e preocupação com a comunidade em que se insere sempre conta pontos positivos para seu currículo.

ESTABELECENDO CONEXÕES

Mas para que todo o seu trabalho em construir um perfil atrativo tenha um efeito positivo, é preciso saber divulgá-lo e estabelecer conexões nao LinkedIn, afinal, esse é um dos objetivos principais da rede.

Por isso, reunimos algumas ações que podem ser tomadas para destacar o seu currículo:

  1. Compartilhe postagens interessantes e informativas e “curta” conteúdos de outros usuários.
  2. Produza seu próprio conteúdo, seja em formato de artigo ou simplesmente por meio de comentários em conteúdos relevantes de profissionais e empresas que admira. Mostrar iniciativa tem efeito muito positivo aos olhos dos recrutadores.
  3. Valide as competências das pessoas com quem trabalhou. Para isso, é só entrar no perfil delas e clicar nas habilidades que quer destacar. A atitude gera dois resultados positivos: visibilidade e recomendações em retorno.
  4. Siga perfis de empresas e profissionais do seu ramo ou mesmo que admira em outras áreas, além de influenciadores do LinkedIn.
  5. Participação ativa em conversas em grupos amplia sua rede e o alcance do seu currículo.
  6. Ao adicionar um profissional no LinkedIn, personalize a mensagem padrão explicando por que gostaria que ele(a) fizesse parte de sua rede.
  7. Mantenha seu perfil atualizado sempre! Mudanças de empresa e cargo ou novos cursos, certificados , prêmios e outros devem ser incluídos no seu currículo.
  8. Utilize o LinkedIn Pulsepara produzir conteúdos mais extensos e elaborados sobre seu ramo. Mostre seu interesse e qualificação. A ferramenta é uma ótima maneira de fazer contatos e mesmo tornar-se um(a) influenciador(a).

São muitos detalhes e recursos, mas atenção ao seu perfil certamente vale a pena. Dedicar um tempo ao LinkedIn frequentemente pode gerar resultados muito positivos para sua carreira ou sua busca por um novo espaço no mercado. A chave é não ser mero observador(a), mas participar ativamente das discussões e interações na sua rede. Que tal revisar – ou criar – o seu perfil hoje mesmo? E então utilizar a ferramenta de busca da Adzunapara encontrar a vaga ideal?

Esse artigo foi produzido por parceria entre a Adzuna e o WeDoLogos.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.