Saiba a importância da integração do estagiário na empresa

integração do estagiário
3 minutos para ler

É muito comum para o empreendedor acumular funções. Além de atender seus clientes, muitas vezes, ele também tem que tomar conta de toda a parte administrativa de seu negócio. Nessa hora, a contratação de um estagiário pode ajudar a agilizar muitos processos operacionais.

Mas não basta apenas contratá-lo, é preciso também dedicar uma atenção especial na integração do estagiário à empresa.

A seguir, vamos ver por que isso é tão importante e qual o papel dos agentes responsáveis por esse processo. Acompanhe!

Qual a importância do estagiário para a empresa

Enquanto alguns profissionais olham para os estagiários como uma mera possibilidade de contribuição pontual em processos que não exigem maiores níveis de conhecimento técnico, outros enxergam neles um potencial de crescimento e inovação para o futuro do negócio.

E essa é a maior importância dos estagiários: contribuir com um olhar novo, livre de vícios e preconceitos profissionais. Assim, é possível capacitá-los de acordo com a missão, a visão e os valores do negócio e, talvez, até gerar líderes para o futuro.

Quais as vantagens de contratar estagiários

Mas as vantagens não param por aí. Além de preparar a empresa para o futuro e permitir a descoberta de novos talentos, essa é uma forma ágil e de baixo custo para a contratação de um futuro profissional.

Dessa maneira, o empreendedor pode retirar dos seus encargos aquelas tarefas que não devem ser o foco do profissional liberal, por exemplo.

Além disso, é uma forma de investimento social que, ao ajudar a formar novas gerações de profissionais, também contribui para a boa imagem do negócio.

Powered by Rock Convert

Por que é importante fazer a integração

Por isso, a integração é tão importante, pois é por meio dela que esse futuro profissional será estimulado desde o início a vestir a camisa da empresa.

Diferentemente de um novo colaborador, que chega com seu know how e sua experiência prévia do mercado, o estagiário ainda será marcado pelas suas primeiras impressões.

E quando percebe o comprometimento da empresa com sua integração, tenderá a responder da mesma forma no desempenho de suas tarefas.

Qual o papel dos agentes de integração no estágio

O estagiário vê sua integração à empresa não apenas como uma forma de colocar em prática o conhecimento adquirido durante a faculdade. Ao se sentir parte de um time de profissionais, ele também passa a ver essa etapa como o início da construção de sua carreira.

Por isso, os agentes de integração devem atuar para identificar oportunidades que possam contribuir para o aperfeiçoamento do estágio e garantir a continuidade do treinamento.

Para tanto, devem se certificar de que o futuro profissional tenha condições adequadas e estimulantes de trabalho e aprendizado, além de fazerem todo o acompanhamento administrativo do programa.

Agora que você já sabe que a integração é uma etapa primordial de um programa de estágios na sua empresa, lembre que as inovações tecnológicas podem ajudar, e muito, na hora de selecionar e contratar.

Então, que tal seguir nossas páginas no LinkedIn e no Facebook para se manter informado sobre as melhores práticas e soluções online para a busca, seleção e contratação de seu próximo estagiário?

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.