4 erros que empresas cometem na hora do processo seletivo

processo seletivo
4 minutos para ler

Na hora de admitir um novo colaborador para sua empresa, seja um profissional experiente ou um estagiário, é importante contar com um processo de contratação eficiente e bem planejado. Afinal, a captação de talentos para integrar a equipe é uma das maiores responsabilidades do gestor, e por isso deve ser encarada com seriedade e pautada em critérios bem definidos.

Mas se engana quem pensa que o processo seletivo pode ser resumido a uma simples análise de currículo. Sem dúvida, essa é uma etapa importante do processo, mas a gestão de pessoas em uma empresa ― incluindo o processo de seleção ― é muito mais abrangente.

Alguns erros cometidos durante o processo seletivo podem trazer consequências negativas e impactar o desempenho da empresa no mercado por muito tempo. Confira agora quais são esses erros, e como evitá-los:

1. Não saber o que está procurando

Não é possível encontrar o colaborador ideal sem saber exatamente o que procurar. Ao se deparar com uma vaga em aberto, é importante definir quais são as exigências mínimas e o perfil esperado do profissional que vai ocupá-la.

Que características o candidato deve ter? Qual a formação necessária para desempenhar essa função na empresa? Quais serão as responsabilidades e tarefas que ele deverá desempenhar? Por meio dessas respostas é possível restringir a busca de candidatos e otimizar o processo seletivo.

2. Usar métodos antiquados de seleção

Em primeiro lugar, é importante entender que não existe um método ideal para a avaliação de candidatos em um processo seletivo. Cada cargo e vaga pode exigir uma abordagem diferente, levando em consideração as particularidades de cada função e tarefas que serão desempenhadas pelo contratado.

Além disso, métodos antiquados de seleção, como entrevistas em grupo, dinâmicas, testes de redação e grafia podem atrapalhar a análise dos candidatos e resultar em escolhas equivocadas.

Powered by Rock Convert

Para conduzir de forma eficiente o processo de seleção, evite as perguntas clichês durante a entrevista e proponha atividades diferenciadas para testar o conhecimento, experiência e habilidades de cada profissional.

3. Apressar ou arrastar o processo seletivo

Ao iniciar a busca por um bom profissional ou estagiário para atuar em sua empresa, tenha em mente que o processo deve contar com um cronograma que contemple todas as etapas da seleção.

A definição do perfil desejado para o cargo, o anúncio da vaga, a análise de currículos e, finalmente, a entrevista ou atividades de avaliação do candidato devem ter prazos bem definidos para que o processo não demore mais do que o necessário. O ideal é que, após entrevistar os pretendentes à vaga, o retorno seja dado em até uma semana.

4. Não dar feedback

Outro erro bastante comum cometido pelas empresas em um processo seletivo é não dar retorno aos candidatos que não corresponderam ao esperado. O profissional que não se encaixou na vaga em aberto hoje, pode ter todas as características necessárias para outro cargo no futuro.

Por isso, é importante dar feedback aos colaboradores que foram avaliados pela empresa, explicando brevemente o resultado do processo seletivo e, quando for o caso, os motivos da não contratação.

Dessa forma, o profissional pode corrigir suas deficiências e se qualificar para novas oportunidades. Essa atitude também beneficia a imagem da empresa no mercado, tratando com respeito os profissionais e agregando clareza ao processo de contratação.

O processo seletivo é o primeiro passo para uma gestão de pessoas eficiente, um diferencial essencial para um bom desempenho e para o sucesso de qualquer organização.

E você, já cometeu algum desses erros no processo seletivo de sua empresa? Assine nossa newsletter para continuar recebendo nossas dicas e artigos sobre gestão e administração de recursos humanos!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “4 erros que empresas cometem na hora do processo seletivo

  1. Ótimas abordagens, inclusive os 4 erros que as empresas cometem na hora do processo seletivo. Até que enfim vc alguém entendeu isso, quando perguntei em duas entrevistas que fiz o porque dá não contratação mesmo passando nos testes de redação e gráfica e olharam espantados com a pergunta, me responderam de forma não me convenceu.
    Depois de 6 meses tentei outra vez e passei, com outra analista 😁

    1. Olá Joana, gratos pelo comentário! Ficamos felizes que nosso Artigo tenha lhe ajudado… se puder, compartilhe para ajudar mais pessoas. 😉

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.