Não é raro ver um gestor reclamar por ter uma equipe pouco engajada, que não veste a camisa da empresa. Mas é importante ter em mente que a relação empresa/colaboradores é uma via de mão dupla, e o fato de colaboradores e estagiários não se engajarem pode ter algo a ver com a gestão organizacional.

Selecionamos 5 ótimas dicas com o propósito de te ajudar a não cometer esse erro e engajar cada estagiário da empresa. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura e anote!

1. Reconheça as realizações de cada estagiário da empresa

Se esforçar para entregar ótimos resultados diariamente e nunca ser reconhecido por isso pode gerar um sentimento de frustração e de desestímulo. Isso porque, além de fazer com que os colaboradores fiquem sem saber quando estão superando expectativas, ainda pode criar a sensação de que seu trabalho não é importante o suficiente.

Por esse motivo, reconheça boas ideias, parabenize o atingimento de metas e elogie boas ações ― individual e publicamente. Por vezes, mostrar que a gestão está de olho e se importa com o bom desempenho de todos é mais importante para o engajamento do que o salário em si.

2. Ofereça um plano de carreira

Durante o estágio, não é somente a empresa que está de olho no desempenho do estagiário: esse jovem profissional também está, de certo modo, avaliando a companhia para decidir se esse é o lugar certo para investir seu tempo e energia na construção de uma carreira duradoura.

Visto isso, procure não deixar os estagiários no escuro quanto ao seu futuro na empresa. Elabore um plano de carreira detalhado, apresente as possibilidades e o que é preciso para alcançá-las. Sabendo como eles podem evoluir, certamente fica mais fácil vestir a camisa e dar o melhor de si pela empresa.

3. Crie metas realistas

Estimular a equipe a sair da zona de conforto propondo desafios é importante, mas é preciso planejar e estabelecer metas realistas, que você sabe que os colaboradores têm o potencial necessário para atingir. De outro modo, correr para alcançar o inalcançável só traz a sensação de incapacidade.

4. Estimule o bom clima organizacional

Um dos aspectos importantes para fazer com que o estagiário vista a camisa da empresa é fazê-lo perceber que, para os gestores que acompanham seu trabalho, a qualidade de vida e trabalho importam. Ocorre que o clima organizacional é um reflexo disso, mesmo que de forma inconsciente.

Sabendo disso, procure estimular a cooperação entre os colaboradores, garanta uma comunicação clara e eficiente, estimule o bom relacionamento entre eles, e, mais importante, dê atenção especial à resolução de conflitos. Manter a equipe em harmonia ajuda a fazer com que o estagiário queira fazer parte dela.

5. Contribua para o desenvolvimento profissional

Contribuir para o desenvolvimento profissional da sua equipe é fundamental. Por isso, observe o desempenho do estagiário de perto, sirva de bom exemplo, ofereça feedbacks constantes, e implemente programas de capacitação.

Mostre genuína preocupação com o crescimento de seus colaboradores. Além de estimular o engajamento de todos, sua empresa ainda ganha em qualidade de performance e alta produtividade. Todo mundo se beneficia com isso!

Viu como é possível fazer com que o estagiário vista a camisa da empresa? Se você precisa encontrar bons estagiários para formar uma equipe campeã, entre em contato com a Estagiarios.com. Lá, você vai encontrar o candidato ideal!

Powered by Rock Convert