Ser efetivado no estágio é o desejo da maioria dos jovens estudantes, principalmente se há uma identificação com a empresa e com as atividades exercidas. Contudo, alcançar esse objetivo não é tão simples, já que ele depende de alguns fatores, como o bom desempenho das tarefas e a existência de uma posição aberta para um cargo efetivo.

De qualquer modo, algumas atitudes contribuem para que você se destaque na companhia e aumente as suas chances de ser contratado. Continue a leitura e veja como fazer isso!

1. Demonstre comprometimento para ser efetivado no estágio

O primeiro passo para conseguir um cargo efetivo é trabalhar com comprometimento e responsabilidade durante o estágio

Ser pontual com o horário de trabalho, cumprir os prazos estabelecidos para a entrega das tarefas e estar disposto a aprender são fatores essenciais e contam pontos a favor de um jovem profissional.

Além disso, também é importante conhecer bem a organização, por isso, aprenda sobre o negócio, a área de atuação e esteja alinhado aos valores dela.

2. Vista-se adequadamente

Alguns estagiários erram feio na escolha da roupa para o ambiente de trabalho, o que pode prejudicá-los tanto na entrevista para seleção de estágio quanto no caso de uma promoção.

Embora os trajes casuais sejam bastante comuns em muitas organizações, é preciso ter bom senso no momento de se vestir. Observe a vestimenta dos outros trabalhadores para entender qual o perfil da empresa.

Escolher uma roupa apropriada e ter cuidado com o aspecto das unhas e do cabelo melhoram sua credibilidade e demonstram autoconfiança.

3. Faça uma boa gestão de seu tempo

Mostrar aos seus chefes e superiores que você é organizado e faz uma boa gestão do tempo para entregar as atividades dentro do prazo é algo bastante significativo e pode ajudá-lo a ser efetivado no estágio.

Um estudante que sabe aproveitar bem o tempo se beneficia na carreira e na vida pessoal, pois, dessa forma, conseguirá lidar melhor com todos os compromissos diários, tais como estágio, faculdade, trabalhos e atividade de lazer.

4. Invista em cursos e treinamento para se destacar na empresa

Se você seguir o item acima, provavelmente, conseguirá organizar melhor seu tempo para incluir atividades extras visando a aprimorar suas habilidades.

Participar de palestras, eventos e workshops sobre sua área de atuação, praticar um segundo idioma ou dedicar-se a livros ou cursos a distância são algumas formas de fazer isso.

5. Saiba receber feedbacks

Os feedbacks são bastante comuns no meio empresarial e, tanto as avaliações positivas quanto as negativas contribuem para o desenvolvimento do profissional. Portanto, é preciso receber bem a informação, processá-la e procurar formas de melhorar os pontos fracos.

Caso os feedbacks não façam parte da cultura da empresa, converse com seu gestor sobre seu desempenho.

6. Relacione-se com os colegas de trabalho

Ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é outro fator fundamental, e isso não precisa ficar limitado aos colegas da equipe ou a outros estagiários. Procure conversar com colaboradores de outras áreas e mantenha um bom relacionamento com todos.

Essa atitude também contribui para seu networking, sendo positiva, mesmo que você não seja efetivado, já que seus contatos profissionais poderão indicá-lo para outras oportunidades.

7. Converse com seu gestor

Se possível, converse com seu gestor sobre o seu desejo de ser contratado. Fale sobre seu desempenho, aprendizado e evolução durante o período de estágio e peça orientação sobre como proceder para conseguir uma posição efetiva.

Conseguir ser efetivado no estágio é, sem dúvida, algo bastante positivo para a carreira e para a vida financeira dos estudantes, contudo, esse não deve ser seu único objetivo. É importante aproveitar a oportunidade para obter novas experiências e desenvolver-se profissionalmente, pois, dessa forma, você estará mais bem preparado para exercer o cargo em outras empresas.

Gostou deste texto? Quer receber outras dicas úteis para sua carreira? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos!

Powered by Rock Convert