Por mais que ter uma faculdade ou estar cursando a graduação seja de extrema importância na busca por estágios ou por bons empregos, aprender um novo idioma precisa ser considerado um requisito básico no seu currículo.

Há quem considere que aprender um novo idioma vem antes da procura por uma especialização, pois ao entrar no mercado de trabalho, o profissional é mais valorizado por ser capaz de se comunicar em uma língua estrangeira, transmitir ideias e fechar negócios com pessoas de outros países do que pelo conhecimento específico na área — que ele pode adquirir com o próprio trabalho.

Neste post, selecionamos algumas informações para explicar melhor as vantagens de investir em um novo idioma para se destacar na busca por empregos e/ou estágios. Confira!

O inglês ainda é muito valorizado no mercado de trabalho

Em vez de aprender várias línguas e ter um domínio básico ou intermediário delas, o ideal, inicialmente, é ter domínio avançado da língua inglesa.

Independentemente do setor em que você está buscando se especializar, o inglês é mais do que um diferencial: é uma chance maior de conquistar cargos de diretoria mais rapidamente, afinal, 45% dos diretores de grandes empresas dizem ter domínio desse idioma. Além disso, das vagas abertas no ano de 2005, cerca de 90% pedia como requisito o conhecimento do inglês.

O terceiro idioma aumenta chances no mercado de trabalho

É claro que nem só de inglês fluente vive o mercado. Mesmo sendo considerada a língua que mais faz diferença no currículo, o inglês está mais para um pré-requisito básico do que para um diferencial nos seus conhecimentos. Para que você tenha algo novo a oferecer, o ideal é também ter domínio de outros idiomas.

O espanhol, o mandarim, o alemão e mesmo o francês são alguns dos mais procurados por recrutadores. A necessidade de aprender mais dois idiomas e de saber quais escolher depende das necessidades da área na qual você pretende atuar. O ideal é conhecer bem o mercado de trabalho para que você possa construir um currículo diferenciado da média, demonstrar as suas competências profissionais e se destacar em uma seleção.

Inglês e outros idiomas aumentam as chances de salários maiores

Se você ainda não está convencido da necessidade de aprender inglês e outros idiomas, aqui vai um bom motivo: conhecer mais de um idioma estrangeiro aumenta as chances de ter salários maiores. Um bom exemplo são os cargos relacionados à supervisão, que podem ter um aumento de até 64% caso o funcionário tenha conhecimento de outras línguas.

Nesse caso, vale tanto o aprendizado em cursos de idiomas quanto a vivência em outros países, por meio de intercâmbios, por exemplo.

Deu para perceber que conhecer um novo idioma como o inglês, o espanhol ou o francês é essencial para o seu currículo, certo? Então não perca tempo e comece logo o seu aprendizado!

Conhece outras pessoas que também vão gostar de saber a importância do inglês no mercado de trabalho? Então compartilhe este post em suas redes sociais. Vamos lá!