Você sabe a diferença entre clima e cultura organizacional? Ambos são muito importantes para a garantia da qualidade dos processos da organização, e saber o que eles significam pode ajudá-lo a entender melhor algumas barreiras à produtividade.

Mesmo com a correria do dia a dia, é essencial investir algum tempo para pensar como sua organização está cuidando destes dois elementos.

No post de hoje, você vai entender melhor a diferença entre clima e cultura organizacional nas empresas. Continue a leitura e confira!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é aquilo que é facilmente perceptível pelos colaboradores, que influencia diretamente na motivação dos indivíduos e na forma como as pessoas agem mediante os processos existentes, suas funções, seus colegas de trabalho e até mesmo com seus clientes.

O clima é uma percepção momentânea, medido a partir de um conjunto de propriedades e que pode ser transformado quase diariamente. Para isso, pode-se realizar uma avaliação do clima da organização a partir da perspectiva dos colaboradores e, a partir disso, tomar atitudes que voltem a motivá-los.

Algumas formas de melhorar o clima organizacional:

  • fortalecer o espírito de equipe e união do grupo;
  • tornar a missão, a visão e os valores da empresa claros a todos os envolvidos;
  • mapear processos e esclarecer como as decisões são tomadas;
  • capacitar os líderes da organização;
  • envolver todos os colaboradores em processos de aprendizagem organizacional.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, por sua vez, é o que se mantém mesmo com as mudanças de equipe, composto pelos valores, crenças e até mesmo rotinas que fundamentam as ações dos colaboradores e gestores. É o código de conduta existente na organização — seja ele explicitado em regras e normas, ou implícito em comportamentos e visões de mundo.

Ela também pode ser diretamente associada à identidade de uma organização e pode ser positiva ou negativa. Não é tão fácil realizar mudanças na cultura organizacional, pois é algo que está fortemente enraizado na forma como os indivíduos realizam suas funções.

Quais as diferenças entre clima e cultura organizacional?

Existe uma relação de interdependência entre clima e cultura organizacional: enquanto o primeiro diz respeito àquilo que é praticado no dia a dia, o segundo é associado aos elementos mais perenes, que acabam sendo, de fato, institucionalizados na organização.

Se você investir tempo e recursos para melhorar aspectos tangíveis e intangíveis do clima organizacional, de forma consistente e contínua, muito possivelmente terá impactos positivos de longo prazo que, por sua vez, farão parte da cultura organizacional.

Lembre-se de que a empresa trabalha com e por meio de pessoas. Por isso, procure diariamente motivar os indivíduos que fazem parte de sua equipe, de forma genuína e fortemente embasada em uma cultura organizacional sólida, que busque valores éticos e o bem-estar dos colaboradores e dos clientes.

Agora que você já sabe a diferença entre clima e cultura organizacional, aproveite para aprofundar o conhecimento e ler o artigo Entenda a importância da cultura organizacional nas empresas para saber mais sobre o assunto agora mesmo!

Powered by Rock Convert