Como conseguir estágio sem ter experiência, e como ter experiência sem ter estagiado antes? Essa é a pergunta que está na cabeça de qualquer universitário. Com tantas vagas de emprego exigindo “anos de carreira” como pré-requisito, a melhor forma de começar a trabalhar é sendo estagiário. Mas como conseguir estágio?

Pode parecer difícil a princípio, mas tenha em mente que o estágio é bom tanto para quem é contratado quanto para quem contrata. Assim, acredite, ser inexperiente não vai te impedir de iniciar uma carreira.

Aprimore seu currículo

A primeira coisa para adicionar “trabalho” ao esquema “escola-cinema-clube-televisão” é o currículo. Esse documento é que vai abrir (ou fechar) as portas da empresa para você.

Para quem já tem alguns anos de carreira, o recomendado é destacar a experiência profissional. A maior parte dos estudantes, entretanto, está justamente procurando a primeira oportunidade.

Se você já tiver experiência, ótimo. Mas se não tem, não se preocupe. Destaque no currículo suas habilidades e atividades extracurriculares. Se você tem notas muito altas em alguma disciplina na faculdade, vale chamar a atenção do recrutador para esse item.

Chame a atenção com cursos e treinamentos

Para se destacar, invista em capacitação. Cursos de línguas, programação, treinamentos, participação em eventos e seminários costumam aumentar as chances de ser contratado.

Não precisa nem falar que erros de português são inaceitáveis, não é mesmo? Isso causará uma péssima impressão. Lembre-se também de informar, no currículo, a data de conclusão do curso.

Pergunte se alguém sabe como conseguir estágio

Com o currículo pronto, é hora de procurar as vagas disponíveis. Existem vários sites na internet que informam vagas de estágios por todo o País. Use as ferramentas de pesquisa para encontrar algumas dessas páginas.

Os diretórios acadêmicos, grêmios recreativos e secretarias de cursos das faculdades também costumam ter informações sobre vagas disponíveis. Procure-os sempre.

Use as redes sociais a seu favor. Informe aos seus seguidores que você está em busca de uma oportunidade. Tome cuidado com tudo o que você escreve na internet. Os recrutadores podem dar uma olhada em seu perfil.

Adeque-se à vaga pretendida

Ao encontrar a vaga, revise o currículo mais uma vez. O objetivo agora é adequá-lo à empresa que está à procura de estudantes. Se você está se candidatando a uma vaga na redação de um jornal, destaque suas habilidades de redação, e não as de ciências exatas.

É importante estar aberto a novas experiências. Por mais que seu desejo seja o de atuar em uma área específica, nessa fase da vida vale atuar em áreas afins para conhecer todas as possibilidades. Será uma experiência enriquecedora e, quem sabe, surpreendente.

Organize seus horários

Um dos maiores desafios para quem quer estudar é conciliar os horários de estágio, estudo e lazer. Por isso, procure concentrar todas as suas aulas em um só turno.

Se possível, tente uma recolocação nas turmas do turno noturno. Assim você fica livre para estagiar tanto pela manhã quanto pela tarde. A grande maioria das empresas funciona em horário comercial e alguns estágios duram seis horas por dia.

Priorize o aprendizado

Claro que dinheiro é bom, mas lembre-se de que você ainda é um estudante e o objetivo principal do estágio é aprender. Assim, dê preferência àquelas empresas que apresentam melhores oportunidades de aprendizado.

Tenha em mente que esse é um investimento inicial que pode te ajudar a conquistar cargos e salários mais altos no futuro.

Agora que você já sabe como conseguir estágio, está pronto para iniciar sua carreira? Fale com um especialista e saiba mais!

Powered by Rock Convert