Como Gerenciar o Meu Estagiário Remotamente?

HomeOffice
6 minutos para ler

Com toda essa transformação que estamos vivendo nas relações interpessoais em virtude das políticas de isolamento social, o dia a dia de trabalho também sofreu diversas alterações. Por ser um cenário totalmente atípico e que pouquíssimas pessoas passaram por algo parecido, é normal o surgimento de diversas dúvidas, principalmente quando o assunto é gestão de pessoas em um cenário de distanciamento social e full home office.

Agora mais do que nunca os gestores precisam estar preparados para orientar e apoiar os integrantes dos seus respectivos times da melhor forma, o que inclui a implementação de novas práticas por exemplo, pois cenários atípicos merecem soluções atípicas.

Pensando em como podemos cuidar da gestão dos estagiários especificamente, iremos começar com a boa notícia para quem ainda tem dúvida sobre a legalidade do estágio remoto. O governo federal publicou uma medida provisória (MP 927/2020)  que regulamenta o home office, inclusive para estagiários e aprendizes, a qual será válida durante todo o período emergencial.

Um exemplo bem legal e super recente desse cenário foi a notícia de que o Nubank liberou o home office até o final do ano de 2020, independente do cancelamento das ordens de isolamento social.

Agora que sabemos que essa questão já está regularizada, vamos nos aprofundar melhor nas melhores práticas de gestão desses jovens talentos:

Definição clara de metas

Estipule não só metas relacionadas à entrega de projetos, por exemplo. Implementar metas de evolução e desenvolvimento pessoal do estagiário também é de grande importância. Algo que pode parecer óbvio, mas às vezes acaba passando despercebido, é a clareza no momento de transmitir essas metas para os estagiários.

Expor essas metas de forma objetiva já é o primeiro passo para melhorar a comunicação. Procure deixar bem claro o que você, como gestor, espera do seu estagiário com o cumprimento daquela determinada meta e qual é o objetivo final a ser alcançado com aquele trabalho por ele realizado. Agendar uma call para alinhar e garantir que ficou tudo bem entendido para ambas as partes é uma alternativa bem legal. Nessa reunião, buscar uma escuta ativa e uma comunicação assertiva é fundamental, evitando, assim, as frustrações e partindo em busca de grandes resultados.

Powered by Rock Convert

Acompanhamento de metas

Após definir com o estagiário o que deverá ser entregue, as tarefas e os prazos, é hora de começar a acompanhar essa evolução.

Existem diversas plataformas que nos auxiliam nesse gerenciamento de tarefas e projetos e que podem ajudar muito para quem trabalha em casa. Um exemplo de ferramenta para gerenciamento de projetos é o Asana. Através dessa ferramenta é possível a integração de todo o time, ficando claro quais as demandas de cada um, para quando cada atividade está marcada para conclusão, entre outras funcionalidades bem legais. Por sua vez, o estagiário pode, além de iniciar uma conversa dentro dessa tarefa, criar subtarefas para que haja uma programação completa até o resultado final.

Outra ferramenta bem legal para comunicação diária do time é o Slack, funcionando basicamente como um whatsapp corporativo, na qual é possível criar grupos de conversa para cada projeto, podendo inserir nestes todos os envolvidos, além da possibilidade de integrar com outras ferramentas, também é possível iniciar uma conversa no privado com algum integrante do time. Com o uso dessa ferramenta a comunicação entre o time fica mais ágil e assertiva, tendo em vista a possibilidade de marcar a pessoa com aquele famoso @ na conversa, momento em que é enviada uma notificação para a mesma, informando o conteúdo da mensagem e em qual projeto lhe mencionaram.

Além dessas ferramentas, uma prática que traz bons resultados é a sugestão da Startup Academia do Universitário, especialista em recrutamento e seleção de estagiários no Rio de Janeiro, onde seu time vem realizando calls todos os dias pela manhã na qual cada colaborador inicia contando como está se sentindo fisicamente e emocionalmente, para posteriormente expor o que foi feito no dia anterior e o que está previsto para fazer durante o dia que se inicia. Nessa reunião, chamada de “CheckPoints”, é possível alinhar prioridades e manter a motivação vendo os resultados.  Essa rotina é ainda mais importante quando falamos de estagiários, que estão em fase de aprendizado da função e precisam de uma orientação mais próxima e constante.

Sem perder de vista o aprendizado do estagiário

Falamos no início desse post, sobre a aprendizagem do estagiário e como ela é super importante. Como o estágio é o momento de maior aprendizado na vida do universitário, o gestor acaba tendo um papel fundamental nessa etapa. Além do estagiário se desenvolver através das atividades do dia a dia, nas chamadas hard skills, também deve destinar parte do seu tempo para desenvolver as chamadas soft skills. Um exemplo desse cenário, seria uma indicação do gestor para o estagiário de algum curso online sobre alguma soft skill que o gestor identificou que está em falta naquele estagiário.

Cuidando da saúde mental

Não é novidade que, durante esse período, a saúde mental é um pilar que vem sofrendo não só pressão contínua pelas notícias, mas também pela nova demanda de trabalhos do estágio e faculdade, ambos adaptados para o ambiente online.

Tenha em mente que o tato é importantíssimo para saber lidar com o momento em que seu estagiário está passando. Todos estamos confinados, mas isso não será para a sempre. A empatia e a confiança que você poderá gerar em seu estagiário agora irá mudar positivamente a sua relação com seu jovem talento para sempre.

Este artigo foi criado pela equipe da Academia do Universitário e autorizado para ser publicado com exclusividade no Blog da Estagiarios.com

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.