Quem se lembra dos tempos de faculdade, sabe que nada melhor que novos ares para enfrentar os desafios da recém-chegada vida adulta com ânimo e entusiasmo. É nesse contexto que você pode encontrar o futuro profissional de sucesso para sua empresa.

A energia que os estudantes injetam em seus primeiros trabalhos e o interesse e a disposição em contribuir e aprender podem ser muito bem utilizados por negócios que precisam se organizar melhor e produzir mais com um custo menor.

A contratação desses colaboradores é de grande ajuda para otimizar seus trabalhos com profissionais pontuais. Nem toda atividade da sua empresa precisa ser executada por um veterano, que pode se sentir entediado e ser pouco produtivo nessas tarefas.

Por isso, entenda melhor de que forma a relação entre sua empresa e estagiários pode ser de ganho mútuo. Confira as dicas a seguir!

Identifique o colaborador correto

Os motivos para que um estudante busque estágio em uma empresa pode acontecer de várias formas.

Alguns começarão em estágios voluntários na faculdade apenas como forma de aprendizado e sem interesse financeiro. Esses, provavelmente, são aqueles que podem contar com ajuda da família ou algum tipo de bolsa de estudos e sua persistência e aplicação no estágio indicarão a forma como vão encarar o mundo do trabalho.

Outros estão buscando somente uma pequena fonte de renda para ajudar a cobrir os gastos com a faculdade e começar a aprender um pouco sobre o futuro trabalho. É possível identificar esse perfil pelo interesse que demonstram na entrevista, objetivo no currículo ou carta de intenções.

Outros vêm para, de fato, iniciarem suas carreiras e costumam já demonstrar metas específicas no momento de sua apresentação à empresa —  seja online ou presencialmente. Esses, por motivos óbvios, são os mais promissores.

Tenha em mente que a forma como o estudante se coloca para você é o termômetro sobre seus desejos, interesses e bagagem cultural.

Impulsione o melhor do estagiário

Conforme começamos a expor no primeiro tópico, se você escolheu bem seu colaborador, então, o próximo passo será extrair o que ele tem de melhor para seu negócio.

Claro que os estagiários, por definição, são chamados para desempenhar tarefas mais simples, operacionais e de baixa complexidade. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a motivá-lo e contribuir enormemente para a empresa. Confira algumas:

  • deixe claro para o estagiário a importância de seu trabalho;

  • esteja aberto a perguntas e sugestões do seu novo colaborador;

  • acolha as boas sugestões e reconheça o trabalho bem feito;

  • não deixe de auxiliá-lo nas dificuldades para que depois crie autonomia.

Faça dele um profissional de sucesso

Começar com o pé direito no mundo do trabalho, certamente, contribui bastante para autoconfiança de colaboradores inexperientes. Se você puder propiciar isso a eles, ótimo!

Uma das principais formas de conseguir isso é por meio de coaching e planejamento de carreira. Se você ajudar seu colaborador a identificar suas próprias potencialidades e fazer uso delas para alcançar aspirações maiores, ele estará bem motivado e todos colherão bons frutos desse empenho e entusiasmo.

Pense que qualquer profissional, independentemente do nível ou cargo que esteja, quer ser reconhecido por aquilo que faz e se você puder ajudá-lo em primeira mão, isso estabelecerá uma relação de confiança entre as partes que pode gerar excelentes resultados.

Se você tem uma empresa e considera a possibilidade de encontrar novos colaboradores que possam estagiar, não deixe de conhecer boas opções para isso. Existem formas descomplicadas e baratas de encontrar seu futuro profissional de sucesso!

Powered by Rock Convert