A gestão de pessoas é realizada em todas as empresas, independente do tamanho da organização, dos recursos disponíveis e do setor em que atua. O que diferencia o processo, de uma empresa para outra, é a maneira como são desenvolvidas as ações voltadas para os recursos humanos e a capacidade de motivar a equipe.

Mesmo que uma empresa não possua um setor de RH, a gestão de pessoas pode ser realizada pelos gestores de equipe e pelo próprio dono do negócio.

Quando existem ações voltadas para a motivação dos colaboradores, a empresa passa a contar com um grande diferencial competitivo, pois colaboradores motivados são mais produtivos e mais engajados para alcançar metas.

Quer saber mais sobre como motivar sua equipe? Continue a leitura e descubra!

Crie um ambiente confortável

Uma vez que os colaboradores passam a maior parte do seu dia no trabalho, é importante que a empresa ofereça um ambiente confortável que torne a jornada menos cansativa. Regras em excesso são mal vistas pelos colaboradores e tornam o ambiente pesado, limitando o relacionamento com os colegas e o bem-estar das pessoas.

Mantenha todos os equipamentos funcionando corretamente, desde uma máquina de café até os equipamentos mais importantes para o processo de produção. Assim, você garante os recursos necessários para que o trabalho seja bem desenvolvido e faz com que os colaboradores se sintam motivados.

Desafie seus colaboradores

Muitas pessoas se sentem motivadas quando são desafiadas e se desdobram para provar que são capazes de alcançar o objetivo proposto. Os desafios dentro de uma organização devem estimular o colaborador a dar o melhor de si todos os dias.

O gestor de equipe deve criar metas atrativas e estabelecer objetivos individuais, compatíveis com cada função exercida e de acordo com a realidade da empresa. Um desafio impossível desmotiva e desanima, além de passar a impressão de que a empresa vê os funcionários como robôs.

Dê feedbacks

Para manter seu funcionário motivado e ter a certeza de que ele se esforçará para dar o melhor de si, o gestor deve dar feedbacks constantes. Isso faz com que seus colaboradores se sintam reconhecidos e realmente assistidos quando a ajuda se faz necessária.

A empresa também pode optar por oferecer recompensas para os colaboradores que se destacaram diante do grupo e alcançaram resultados expressivos, compartilhando com a equipe as conquistas e demonstrando que todos podem ser recompensados se estiverem engajados.

Ofereça benefícios atrativos

O salário não é o único atrativo que um profissional busca em uma empresa e tampouco garante a motivação dos colaboradores. Além das ferramentas de motivação, os benefícios oferecidos são muito procurados e trazem realização pessoal.

Esses benefícios podem ser oferecidos de diversas formas: horários flexíveis, folga no dia no aniversário, planos de saúde e odontológicos, ginástica laboral, festas e comemorações de resultados, comissões, etc.

Contudo, antes de sair oferecendo inúmeros benefícios, faça um levantamento das necessidades dos colaboradores para identificar quais benefícios são mais atrativos. Caso contrário, a empresa perderá dinheiro com ações que não trazem retorno.

Promova capacitação em forma de treinamento

Os treinamentos são fortes aliados dos gestores de pessoas. Quando os funcionários são estimulados por meio de capacitações para desempenhar bem o trabalho, eles se sentem mais preparados para atingirem resultados significativos como forma de retorno para a empresa que investiu em seu crescimento profissional.

Caso sua empresa não possua dinheiro em caixa para investir em treinamentos, pode ser realizado o job rotation, que permite ao colaborador uma visão mais ampla dos processos da empresa e proporciona novas experiências.

O que você achou das nossas dicas para motivar a equipe? Compartilhe esse post em suas redes sociais agora mesmo e mostre a seus amigos que você sabe tudo a respeito de motivar seus colaboradores.

Powered by Rock Convert