Quer aumentar a produtividade da empresa? Leia 3 dicas eficientes

produtividade
4 minutos para ler

Aumentar a produtividade de uma empresa requer integração da equipe e visão de futuro por parte dos gestores. A isso some-se o engajamento dos colaboradores, que precisam acreditar que são parte fundamental de uma estrutura necessitada da participação de todos para funcionar.

Algumas dicas podem ser úteis na hora de repensar os ganhos de produtividade da organização, tendo em mente que as mudanças na cultura organizacional da empresa precisam ser semeadas dia a dia para que rendam frutos positivos. Alguns desses frutos serão percebidos facilmente, outros demandam tempo e maior dedicação.

Investir em formação

Nesse ponto pode-se atuar em duas frentes. A primeira é a formação continuada dos gestores e líderes. Eles precisam construir pontes de conhecimento que sirvam para direcionar a equipe diante de situações problemáticas, sabendo atuar de forma assertiva para unir os colaboradores. Afinal, os exemplos construtivos merecem ser disseminados.

Em outra frente está a formação da equipe. As propostas podem variar em formato e disponibilidade, mas devem priorizar a motivação conjunta em continuar produzindo de forma integrada, além de contribuir para uma imagem positiva da organização. Workshops, palestras e incentivo financeiro a cursos de pós-graduação podem estar no horizonte na hora de pensar em um colaborador melhor preparado.

Além de reduzir as chances de erros nos processos produtivos, uma equipe com know how pode ser um diferencial diante de uma concorrência especializada, que também busca reciclar conhecimentos periodicamente.

Motivar sempre

Líderes carismáticos se formam quando conseguem proporcionar aos seus colaboradores, por meio de uma linguagem simples e acessível, experiências profissionais engrandecedoras e multirreferenciadas. Uma equipe motivada também depende de um ambiente que permita relações amistosas e construtivas. Atritos desnecessários devem ser evitados e punidos, quando necessário.

Powered by Rock Convert

O ambiente de trabalho motivador deve estar relacionado à ideia de colaboração para atingir metas e objetivos em conjunto. O gosto pela competição acirrada distorce planos e estimula posturas egoístas que contaminam as relações humanas no ambiente corporativo.

Sem esquecer ainda a necessidade mais imediata de conforto e limpeza para realizar as tarefas nas dependências da empresa. Por isso vale a pena investir em um ambiente confortável, higiênico e com um aparato que seja inspirador para novas criações e desenvolvimento de projetos. Se for possível ousar um pouco mais, um espaço para lazer na hora do intervalo é muito útil também.

Rever estratégias, repensar posturas

Não se pode esperar um incremento da produtividade na empresa sem foco e responsabilidade. Primeiro, reveja as estratégias de atuação diante da equipe e dos clientes. É importante direcionar as questões mais imediatas e pensar soluções alternativas. Dialogar com colaboradores é um passo importante. Eles se sentirão motivados a contribuir.

Posturas de liderança autocentradas não contribuem para solucionar questões e demonstram arrogância no trato com a equipe. Prestar um feedback ao colaborador diante de uma ideia produtiva é fundamental, assim como saber a hora exata para uma repreensão inevitável.

É certo que os colaboradores são fundamentais no bom funcionamento dos negócios e por vezes uma ajuda extra pode ser muito bem-vinda para aumentar a produtividade. Agregar conhecimentos novos de alguém que vem de fora, com uma visão mais arejada da área, é uma oportunidade para conhecer outras facetas dos problemas cotidianos da organização.

Acesso o Site da Estagiários.com e conheça melhor as etapas para a contratação de um estagiário para sua empresa! Te ajudamos do início ao fim do processo para você encontrar o colaborador certo!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “Quer aumentar a produtividade da empresa? Leia 3 dicas eficientes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.