Muitos empreendedores e profissionais liberais encontram dificuldades no momento de aumentar a equipe. E, não raramente, isso também acontece durante a contratação de estagiários.

Escolher um jovem estudante que tenha o perfil da vaga, em um primeiro momento, parece simples. No entanto, muitos gestores podem ter problemas e diminuição da produtividade devido a uma contratação equivocada.

A boa notícia é que, seguindo algumas etapas simples, você pode evitar que isso aconteça na sua empresa. Acompanhe este texto e saiba quais são elas!

Faça um perfil do profissional que você precisa

Antes de iniciar o processo seletivo, é importante definir o perfil do estagiário. Portanto, analise as necessidades do negócio e da vaga em questão, e estabeleça as principais características e habilidades que o futuro trabalhador deve ter. Veja se ele precisa ter conhecimento em inglês, experiências anteriores, espírito de liderança, organização, entre outras.

Use a tecnologia para facilitar a busca e a contratação de estagiários

Antigamente, as empresas colocavam os anúncios de estágio nos murais da faculdade. Embora essa prática ainda seja utilizada, hoje em dia há plataformas e sites que facilitam — e muito — esse processo.

Como há inúmeros jovens em busca de uma oportunidade, para garantir que sua vaga alcance os melhores profissionais é imprescindível utilizar a tecnologia a seu favor.

Dessa forma, o processo seletivo para a contratação de estagiários será mais rápido e certeiro, pois, além da divulgação, o site de recrutamento também analisa o perfil dos candidatos e filtra aqueles que são mais adequados à posição.

Priorize a competência mais do que a experiência

Um bom estagiário não precisa ser, necessariamente, aquele que tenha mais experiência. Em alguns casos, o candidato pode não ter vivência no mercado de trabalho, mas apresentar competências técnicas e comportamentais compatíveis com as expectativas da área.

Lembre-se de que um dos objetivos do estágio é fornecer crescimento profissional aos jovens estudantes. Sendo assim, é importante ser flexível quanto à falta de experiência, durante o processo de seleção, para identificar aqueles que sejam mais adequados ao cargo e que tenham potencial de se desenvolver e contribuir com os resultados da organização.

Avalie a atitude do candidato durante o processo seletivo

Além de verificar as informações do currículo, é essencial avaliar a atitude do concorrente. Para isso, analise como ele se comporta durante os contatos telefônicos e por e-mail, se chega atrasado ao horário da entrevista e o relacionamento dele com outras pessoas do ambiente.

Fazer perguntas sobre experiências anteriores ou trabalhos na faculdade também é uma forma de avaliar se ele possui facilidade em trabalhar em equipe, habilidade de comunicação, dificuldades em cumprir prazos, determinação, perfil de liderança etc. Outra boa sugestão é investir em dinâmicas de grupos para identificar as características dos candidatos.

Seja honesto quanto às oportunidades de crescimento dentro da empresa

De nada adianta selecionar um estagiário altamente qualificado se ele não estiver alinhado com o perfil da empresa, não é mesmo? Caso isso ocorra, as chances de ele desistir da posição em um curto período ou se mostrar desmotivado com as atividades são grandes.

Para evitar uma contratação equivocada e ter que refazer todo o processo seletivo, é fundamental alinhar as expectativas dele com a realidade da organização. Sendo assim, procure ser transparente quanto às oportunidades de crescimento, à remuneração, aos benefícios, ao estilo de trabalho, aos valores e à cultura organizacional.

Se for bem executada, a contratação de estagiários é bastante positiva. Mais do que uma mão de obra, os jovens profissionais agregam inovação e motivação à empresa, podendo contribuir significativamente para os resultados positivos do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre gestão de recursos humanos e seleção de estagiários? Então, assine nossa newsletter e receba as próximas publicações direto no seu e-mail!

Powered by Rock Convert