O estágio é a melhor maneira para os estudantes se inserirem no mercado de trabalho! As empresas normalmente oferecem um plano de crescimento e suporte necessários para a capacitação. Esse é também o momento de o estudante colocar em prática o conhecimento  acadêmico adquirido e começar a dar um direcionamento em sua carreira.

Realmente é muito interessante fazer estágio, não é mesmo? Mas por que sua empresa deve contratar um estagiário se ele possui pouca experiência? O estágio não é vantajoso só para o estudante? É aí que você se engana. Para te provar que é uma troca benéfica, listamos alguns motivos para investir nesses profissionais. Confira!

Isenção de encargos

A burocracia da contratação de um estagiário é infinitamente menor em comparação ao colaborador contratado pela CLT e a empresa não precisa pagar os encargos sociais correspondentes.

Dentre as responsabilidades da empresa na contratação de um estagiário, estão: fornecimento de bolsa mensal, vale-transporte e o seguro de estágio contra acidentes pessoais. Demais benefícios como plano de saúde e odontológico, por exemplo, são optativos e não devem ser descontados na bolsa.

Em contrapartida, a empresa é isenta de pagar 13º salário, fundo de garantia, aviso prévio, verbas rescisórias e demais direitos trabalhistas assegurados a quem é contratado pela CLT.

Sendo assim, a contratação de um estagiário é uma boa opção quando analisada também no âmbito financeiro.

Preparação de um futuro colaborador

Quando a empresa contrata um profissional com pouca experiência, fica mais fácil “moldar” o colaborador de acordo com a cultura, os valores e as necessidades da organização.

O estagiário representa a oportunidade de a empresa agregar em sua equipe um profissional com potencial e que está em busca de crescimento, ou seja, que costuma ser mais engajado em relação aos demais colaboradores que já estão no mercado há algum tempo.

Mesmo com tantos profissionais no mercado, as empresas ainda estão carentes de funcionários com a capacidade de aliar o conhecimento técnico ao conhecimento teórico. Dessa maneira, o programa de estágio é uma oportunidade para a organização desenvolver o estudante e focar nas habilidades mais importantes.

Renovação do ambiente

O estagiário insere um clima diferente no ambiente de trabalho, pois leva para a organização um pensamento empreendedor e energia de pessoas que estão no início de carreira e que também estão atualizadas em relação às tendências de mercado.

Essa energia diferenciada influencia as pessoas ao seu redor e traz questionamentos que nem sempre são possíveis quando se tem na equipe colaboradores antigos e fora do ambiente acadêmico há muito tempo.

Valorização da marca

Uma vez que os estudantes têm amplo conhecimento teórico e pouco conhecimento técnico e possuem limitação de horário para trabalho, é preciso que alguém dê a oportunidade de inserção no mercado e desenvolvimento profissional.

A empresa que investe na contratação de estagiários ganham mais visibilidade no mercado e fortalece sua marca. Não somente pelos benefícios internos que o estagiário traz, mas também pela valorização desses profissionais e as parcerias com as universidades que muitas organizações fazem em busca de talentos.

Contudo, vale a pena ressaltar que só contratar um estagiário não é o suficiente para que a empresa possa desfrutar dos benefícios que eles trazem. Para isso, é necessário que seja realizado um planejamento e acompanhamento adequado, com feedbacks e avaliações de desempenho, para direcionar o profissional para o crescimento esperado.

Entendeu a importância de contratar um estagiário para sua empresa? Se você quer saber mais a respeito de boas práticas de gestão de pessoas e como melhorar a produtividade de sua equipe, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Powered by Rock Convert