O objetivo de todo estudante universitário é ingressar com sucesso no mercado de trabalho, e nada melhor que um estágio para fazer essa conexão entre estudo e experiência profissional. Entretanto, junto com o tão sonhado estágio vem uma grande preocupação: como conciliar estudos e estágio?

Ser universitário e estagiário ao mesmo tempo não é nada fácil. Afinal, ninguém quer que o novo emprego prejudique os estudos e tampouco ter desempenho ruim na oportunidade de emprego.

Pensando nesse problema, decidimos listar aqui algumas dicas para tornar possível a conciliação de estudos e estágio. Leia a seguir:

1. Tenha um planejamento

É preciso fazer o seu tempo render para realizar todas as tarefas em dia. Nesse caso, é sempre bom contar com a ajuda de um cronograma de compromissos. Também recomendamos que você use uma agenda.

Escreva os seus horários de aula e o seu turno no estágio, depois liste as tarefas que precisará entregar no trabalho e o tempo que será necessário para se dedicar a assuntos da faculdade. Faça esse planejamento sempre com uma semana de antecedência. Assim, caso aconteça algum imprevisto, você conseguirá se reorganizar a tempo.

Caso sobre algum tempinho livre, não o gaste totalmente com lazer. Aproveite as brechas no seu planejamento para colocar os estudos em dia.

2. Mantenha as tarefas em dia

Nunca deixe as suas tarefas para a última hora nem bagunce o seu cronograma deixando as tarefas para o dia seguinte. Procrastinação é o maior vilão para o estagiário.

Se você deixar as coisas para amanhã, as tarefas pendentes vão acumular. Manter o seu cronograma em dia permitirá que você tenha mais tempo para realizar as tarefas. Logo, você será bem-sucedido nos seus compromissos — além de cumprir com o prazo de entrega, tudo sairá mais benfeito.

Troque o “eu faço amanhã” por “farei hoje para ficar livre amanhã”. Quanto mais você adiantar as suas tarefas, mais tempo terá para se organizar.

3. Faça um plano de estudos

O maior medo do estagiário é prejudicar os estudos por causa do trabalho. Por isso, ter um planejamento é tão importante. Assim, você organiza e otimiza o seu tempo voltado para os estudos.

A primeira dica é ficar atento às aulas. Quanto mais você entender a matéria dentro da sala, menos precisará revisar em casa. Então, dedique-se às aulas e tire todas as dúvidas com os professores.

Nunca deixe acumular matéria. Separe, pelo menos, uma hora do seu dia para estudar aquela disciplina em que você tem mais dificuldade. Aproveite, por exemplo, o tempo que você gasta até chegar na faculdade para revisar as matérias mais leves e deixe as matérias mais pesadas para serem estudadas nos dias em que você tiver mais tempo livre, como nos fins de semana.

Por último: jamais deixe para estudar nas vésperas dos exames!

4. Respeite os seus limites

Nunca se esqueça que ninguém é feito de ferro. Permita-se errar, não se cobre tanto. É claro que, com a dupla jornada de estágio e universidade, em algum momento você vai se sentir cansado e até mesmo desmotivado, mas não perca o foco!

Tire um final de semana para você, durma um pouco mais, saia e vá refrescar a cabeça. Não se desespere caso não consiga cumprir com o prazo de todas as suas obrigações.

Caso você conheça algum amigo ou até mesmo um colega de trabalho que possa ajudar com alguma tarefa, não tenha vergonha de pedir ajuda. Afinal, estágio é aprendizado, e saber reconhecer os seus limites é uma qualidade!

Depois de todas estas dicas, é quase impossível não conseguir conciliar estudos e estágio. Essa é uma etapa difícil, mas, com organização e força de vontade, tudo fica mais fácil!

Nosso texto foi de alguma ajuda? Então, curta a nossa página no Facebook e mostre o seu prestígio pelo nosso trabalho!