Contratar um estagiário é uma ótima maneira de aumentar a equipe e melhorar a produtividade nas tarefas do dia a dia. Essa modalidade de trabalho pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Contudo, para garantir um melhor aproveitamento com essa contratação é importante investir em treinamento para estagiários.

O treinamento e desenvolvimento dos profissionais agregam inúmeros benefícios. Além de melhorar o desempenho nas atividades, também permitem um maior aprofundamento do colaborador na rotina do escritório e na cultura da empresa. E, em relação a estagiários, esse treinamento ganha ainda mais relevância. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o assunto!

Vínculo com a empresa

Um dos motivos para realizar treinamento com colaboradores, especialmente com recém-contratados, é de aprofundá-los na cultura da empresa, transmitindo a missão, os valores e o que é esperado desses profissionais. É importante que essa prática seja aplicada no dia a dia da organização, independentemente do tamanho. Essa recomendação também é válida para empreendedores e profissionais liberais que precisam contratar uma pessoa para a equipe. Como a maioria dos estagiários possui pouca ou nenhuma experiência, esse treinamento inicial é essencial para o estudante conhecer a equipe, entender como funciona a rotina e o ambiente de trabalho e quais são as responsabilidades dele para o sucesso do negócio.

Criação de um perfil profissional

O estudante em início de carreira é mais adaptável ao perfil da empresa, pois não possui vícios de empregos anteriores, geralmente, presentes em profissionais mais experientes. Desse modo, o treinamento pode ser uma excelente maneira de formar o perfil profissional do estagiário para moldá-lo de acordo com as necessidades do negócio, garantindo assim mais qualidade e eficiência nas atividades realizadas por ele.

Preparação para a efetivação

Pensar no futuro também é essencial, essa é outra importância do treinamento para estagiários. Ao contribuir para a formação profissional desse estudante, você terá, no caso de uma possível contratação, um profissional mais qualificado. Além disso, o treinamento permite que o estagiário adquira e aprimore suas habilidades para as novas responsabilidades e funções de um cargo efetivo.

Ações de treinamento para estagiários

O treinamento para estagiários pode ser feito de diversas maneiras, as mais comuns são cursos externos ou online e ações aplicadas dentro do próprio escritório, como palestras, apresentações, workshops ou ainda com a presença de um mentor que terá o papel de auxiliar o novo profissional em suas atividades.

Outro ponto importante é relacionado ao foco do treinamento. Este deve ser voltado não só para o desenvolvimento das habilidades técnicas, como também para as habilidades comportamentais. Dessa forma, o estagiário poderá desenvolver um melhor relacionamento interpessoal, trabalhar em equipe e aprender a lidar com situações diversas.

Contratar um estagiário pode trazer inúmeras vantagens. Além de dividir e otimizar as tarefas, os custos inerentes a esse tipo de contratação são infinitamente menores e menos burocráticas nessa modalidade de trabalho. Adicionalmente, ao realizar treinamento para estagiários, a empresa aprimora o desenvolvimento dos futuros profissionais e também garante um melhor desempenho deles dentro do negócio.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como melhorar seu desempenho profissional? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações! 

Powered by Rock Convert