Uma empresa deve sempre investir na capacitação dos funcionários. No entanto, isso envolve planejamento que, inclusive, deve ser uma regra dentro de uma organização. Logo, se você se preocupa com o crescimento do seu negócio deve preparar futuros líderes dentro do seu empreendimento.

Apesar de algumas pessoas terem a liderança como característica nata, essa habilidade pode ser desenvolvida. Para isso, é preciso seguir alguns passos importantes. Quer saber como identificar um líder e treinar uma pessoa para a função? Acompanhe os tópicos a seguir!

Saiba como identificar líderes

Os colaboradores com perfil de liderança não necessariamente são os que mais falam, mas sim aqueles que conseguem influenciar o maior número de pessoas. Além de serem receptivos, eles conseguem extrair o melhor dos seus pares.

No mais, eles possuem grande capacidade de adaptação e sabem lidar com situações distintas, mesmo aquelas de incerteza. Ou seja, não temem desafios, são apaixonados pelo que fazem.

Descubra como preparar futuros líderes

Fez descobertas preciosas na sua equipe? Então, chegou a hora de preparar futuros líderes! Confira as dicas!

Ofereça mentoria

O exemplo convence muito mais que a teoria, certo? Por isso, treine os seus colaboradores com a ajuda de líderes que já atuam na empresa. Os mentores precisam ser pessoas exemplares e que são peças-chave do empreendimento.

Isso o ajudará a colher bons frutos no futuro, bem como perpetuar as práticas que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio. Logo, procure sempre pessoas que estejam dispostas a repassar conhecimento e a contribuir para a formação de futuros líderes!

Incentive o networking

Uma das características mais valorizadas dos líderes é a sua capacidade de se relacionar bem com todos ao seu redor. Sendo assim, incentive os colaboradores que estão sendo treinados a trabalhar o networking.

Se conectar com pessoas, mesmo que de outras áreas e, até mesmo, de empresas concorrentes ajuda no relacionamento interpessoal. Aliás, o networking é o grande segredo dos colaboradores que obtêm sucesso em suas carreiras. Eles têm a consciência de que uma empresa é formada por uma equipe e sabem trabalhar bem nisso.

Desenvolva treinamento com base nas competências esperadas

A maior dificuldade enfrentada pelas empresas é encontrar um profissional que além de ter habilidades de liderança, tem competências técnicas necessárias para o negócio. Por esse motivo, incentivar o estudo por meio de MBAs, por exemplo, é essencial.

Esses cursos são voltados para a formação de alto nível, especialmente, para profissionais que desejam ocupar cargos de chefia. Você pode, por exemplo, oferecer incentivos, como bolsas de estudos.

No entanto, não se esqueça de ofertar dentro da sua própria empresa cursos mais específicos. Assim, você consegue atingir dois objetivos: formar o líder e atender as necessidades do seu negócio.

Dê poder de decisão

Na maioria das vezes, o líder é o responsável por dar a palavra final em uma decisão. Diante disso, dê esse poder aos colaboradores que estão sendo preparados para serem futuros líderes.

Isso contribuirá para que ele aumente a sua autoconfiança e se torne um líder melhor. Lembre-se do que já falamos: o exemplo ensina mais do que a teoria.

Envolva os profissionais em atividades diferentes

A multidisciplinaridade é muito valorizada nas empresas modernas. Desse modo, incentive as trocas de setores e aproveite o momento para ver aqueles profissionais mais se adaptam aos novos desafios.

Tal ação ajuda a desenvolver a visão de negócio do futuro gestor. Assim, ele terá mais propriedade para lidar com situações adversas e outros profissionais.

A ideia central do treinamento é que ele funcione como uma escada para o futuro líder. Uma vez que não basta demonstrar apenas habilidade nata de liderança, ele precisa também estar qualificado para o cargo.

Depois de conhecer algumas dicas para preparar futuros líderes, que tal assinar a nossa newsletter? Você poderá receber as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Powered by Rock Convert