O nosso ambiente de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Um dos motivos para que essa mudança ocorra é a evolução da tecnologia. Por isso, é preciso pensar, calcular e se reinventar a cada dia para que novas competências sejam aprimoradas. Um processo que pode ajudar nesse desenvolvimento é a trilha de aprendizagem.

Se esse é um conceito novo para você, continue sua leitura e entenda melhor esse processo. Vamos lá!

O que é trilha de aprendizagem?

São as ações que promovem um desenvolvimento através de diversificadas formas de treinamento. O objetivo desse método é a produção do conhecimento necessário para aprimorar competências e habilidades que viabilizam e favorecem os resultados de uma organização, de forma estratégica. Esse é um caminho flexível para a constante qualificação de um profissional e é essencial para que uma organização consiga construir um trajeto efetivo até o objetivo que deseja alcançar.

É importante que, durante o processo de aplicação das trilhas, seja possível desempenhar três tipos de conteúdo: teoria, habilidade e autonomia, sendo essas as qualidades exigidas no dia a dia dos colaboradores de uma empresa. 

Portanto, para resumir: trilhas de aprendizagem são sequências planejadas de ensino e experiências, que tornam o processo de instrução, construção do conhecimento e treinamento de um profissional mais efetivo.

Qual a importância desse processo?

Para o mercado de trabalho, é importante um colaborador que esteja em constante aprendizado, que mantenha-se atualizado e qualificado para as funções que exerce. Nesse contexto, o interessante é desenvolver diversas competências, tendo um processo documentado com base em uma sequência de aprendizagem que realmente produza resultados positivos e atenda às necessidades e conveniências da empresa. Dessa forma, será possível que o profissional adapte o plano de carreira às viabilidades da organização.

Várias práticas podem englobar esse trilhar de conhecimento, como cursos, participação em eventos, reuniões e o uso de outros conteúdos didáticos, como livros, vídeos, sites e palestras online, por exemplo.

É o levantamento desses interesses e o suporte da empresa que levarão um amparo ao profissional de qualidade, de modo que o colaborador será o seu próprio protagonista nesse ciclo contínuo de aprendizagem.

Como utilizar as trilhas de aprendizagem?

Primeiramente, devemos considerar que a trilha de aprendizagem é um caminho flexível e alternativo para promover o desenvolvimento de pessoas. Então, por isso, deve-se saber que é preciso construí-la como uma sequência contínua em diferentes níveis e graus de aprendizagem e conhecimento.

Em seguida, defina qual ação a ser seguida para o crescimento profissional e estruture os diferentes níveis de dificuldades da trilha, observando as habilidades cognitivas e partindo do mais simples para o mais complexo.

Algumas pontuações são necessárias para o levantamento das trilhas, como conhecer o perfil do seu profissional, abordar atividades de diferentes estilos — esse aspecto facilitará na avaliação de seu colaborador — e organizar suas atividades em um quadro, no qual metas e objetivos estarão ligados também à organização.

Quais as vantagens da trilha de aprendizagem?

O ambiente de negócios é tão complexo e intenso que é necessário que várias competências sejam assumidas pelos colaboradores. Esse é um desafio que promove diferentes oportunidades de aprendizado, fazendo com que o desenvolvimento ocorra de acordo com as circunstâncias. As trilhas de aprendizagem ajudam a promover a motivação e a aspiração profissional do colaborador.

Para as organizações, esse aprendizado pode promover o desenvolvimento de novas estratégias e propostas para a construção de projetos e ações inovadoras. Além do treinamento proporcionado ao colaborador, que poderá amenizar e diversificar a carga de trabalho. Sem falar que a trilha de aprendizagem permite que os métodos se adaptem à maneira que melhor atende aos profissionais, pois oferece uma quantidade maior de recursos.

Essa é uma proposta inovadora que atende aos objetivos organizacionais e promove autonomia no processo de autodesenvolvimento e planejamento de carreira do profissional. Portanto, ambos os lados são favorecidos, pois é uma capacidade que amplia continuamente o desenvolvimento da organização e dos seus colaboradores.

Gostou de nosso conteúdo sobre trilha de aprendizagem? Interessou-se pelo assunto e gostaria de saber mais? Então entre em contato conosco: estaremos disponíveis para tirar dúvidas e a ajudar!

Powered by Rock Convert