Pesquisa de Satisfação com Estagiários

estagiários trabalhando
4 minutos para ler

Devo Aplicar Pesquisa de Satisfação com Meus Estagiários?

Muitas empresas se preocupam em aplicar pesquisa de satisfação com os seus clientes para conferir em quais aspectos podem melhorar para continuar lucrando. No entanto, a pesquisa de clima, realizada com o público interno (funcionários fixos, estagiários e até mesmo prestadores de serviços autônomos que atuam dentro da empresa), também é de extrema importância para o crescimento de qualquer negócio.

Afinal, a pesquisa de satisfação com estagiários e funcionários é fundamental para avaliar o que está bom e o que precisa ser aperfeiçoado para criar um clima que favoreça o seu desenvolvimento pessoal e profissional, você concorda?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe! Venha conosco agora mesmo que mostraremos tudo o que você precisa saber sobre essa temática!

O que é e Quais são os Benefícios da Pesquisa de Satisfação?

A pesquisa de satisfação, como o nome sugere, é uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o nível de motivação, lealdade e empenho dos seus colaboradores. Ela também é chamada de pesquisa de clima organizacional, uma vez que tem como objetivo conferir como está o ambiente interno.

Investir em uma pesquisa de satisfação é importante porque só traz benefícios para a sua empresa. Além dos que já citamos acima, ela:

  • Identifica oportunidades de crescimento;
  • Promove o bem-estar dos colaboradores;
  • Mostra que a empresa se empenha em saber a opinião do seu público interno;
  • Prevê crises internas;
  • Encontra soluções práticas para os problemas enfrentados;
  • Avalia se os instrumentos de trabalho oferecidos são suficientes;
  • Confere se o salário e os benefícios são interessantes;
  • Diminui o absenteísmo e turnover;
  • Identifica se o estagiário pretende continuar ou não na sua empresa depois do término do contrato;
  • E muito mais!

Como Aplicar uma Pesquisa de Satisfação com meu Público Interno?

Primeiramente, escolha uma plataforma de pesquisa de satisfação que facilite a sua vida, ou seja: que seja integrada ao sistema da sua empresa (para facilitar o envio de forma automática), que personalize facilmente os formulários, que tenha modelos prontos e que mensure os resultados em tempo real.

Powered by Rock Convert

Aqui, já otimizamos o tempo para o envio e é uma ótima alternativa para você aplicar uma pesquisa de uma forma rápida, prática e sem complicações. Com relação ao que você deve perguntar no questionário, é bem simples: você pode investir em modelos prontos, como é o caso do Employee Net Promoter Score (eNPS).

O eNPS se resume em enviar “a pergunta definitiva”: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo trabalhar? Como respostas, você classifica os seus colaboradores e estagiários em promotores (satisfeitos), neutros (os que são indiferentes) e detratores (os que são insatisfeitos).

Como Estimular a Participação Sincera dos Colaboradores na Pesquisa?

Agora que você decidiu aplicar uma pesquisa de satisfação com os seus estagiários e demais colaboradores, precisa ter em mente de que eles precisam ter a liberdade de responder às questões livremente.

Caso contrário, se eles se sentirem pressionados de alguma maneira, podem não ser sinceros nas respostas e isso compromete o resultado da sua pesquisa. Por isso, confira algumas dicas para estimular a participação sincera dos seus colaboradores:

  • Antes de aplicar a pesquisa, mostre o que é, quais são os objetivos e qual é a importância de uma participação honesta de todos;
  • Garanta a confidencialidade;
  • Divulgue a pesquisa em todos os canais de comunicação interna;
  • Mantenha a participação livre: se alguém não quiser responder, tudo bem;
  • Crie um planejamento com os resultados;
  • Presenteie com algum bônus as pessoas que participarem.

Você gostou do nosso conteúdo sobre pesquisa de satisfação com estagiários? Compartilhe este material com seus amigos que também podem se interessar pelo tema!

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Estagiários.com
Fonte da imagem: Pexels

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.