RH estratégico: como pode ajudar a empresa?

TH
3 minutos para ler

O RH estratégico é resultado de muitas mudanças ao longo das últimas décadas, no ambiente interno e externo das organizações. Esse departamento, hoje, age de forma estratégica e com foco em resultados reais para a companhia.

O departamento de recursos humanos não mais tem apenas as questões burocráticas como atividades-chave. Atualmente, busca atrair e reter talentos, além de integrá-los, desenvolvê-los, avaliá-los e recompensá-los pelos resultados.

Mas qual o benefício desse departamento para o seu negócio? Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Torna a companhia mais lucrativa e bem-sucedida

Se tem uma palavra que todo empreendedor deseja ouvir, é lucratividade. Isso não é vaidade, afinal, uma empresa lucrativa pode investir em seus colaboradores, parceiros estratégicos e clientes, além de diferenciar sua marca da concorrência.

O RH estratégico tem um papel ativo nesse quesito. Segundo pesquisa feita pela Sodexo com 4.800 empresários, pequenas e médias empresas (PMEs) que investem na qualidade de vida dos seus colaboradores são 70% mais rentáveis.

Outra pesquisa, divulgada pela Harvard Business, mostra que o preço das ações de empresas que investem em boas práticas de gestão de pessoas têm desempenho até 51% superior aos índices da bolsa de valores em que atuam.

Cria uma marca empregadora forte e robusta

O Brasil está entre os cinco piores países para se contratar mão de obra qualificada, segundo pesquisa feita com mais de 41 mil empregadores. Por isso é importante ter uma marca capaz de atrair e engajar pessoas talentosas.

O RH estratégico consegue criar essa marca empregadora forte, mostrando que a sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar. É importante destacar que hoje não é a empresa que escolhe os profissionais talentosos, mas o contrário.

Powered by Rock Convert

Por isso grandes companhias investem cada vez mais no assunto. A Walmart no Brasil, por exemplo, investe em ambientes totalmente descontraídos — com salas de jogos, cinema, biblioteca e até minicampo de golfe.

Engaja os colaboradores na busca por resultados

O RH estratégico faz com que os talentos fiquem mais motivados, alinhados e comprometidos com os resultados da empresa, otimizando, assim, os resultados internos e a produtividade em geral do empreendimento.

Isso é algo essencial, até porque os colaboradores passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva, segundo pesquisa realizada pela Microsoft com 38 mil profissionais.

Dentre os principais motivos para a improdutividade, segundo a mesma pesquisa, estão a falta de comunicação interna, reuniões ineficazes e procrastinação — coisas facilmente eliminadas com uma gestão de pessoas eficiente.

Torna os clientes mais satisfeitos com o atendimento

Uma equipe valorizada e qualificada atente bem aos clientes da empresa, tornando a experiência de compra mais agradável. Mas, e quando o cliente não é bem atendido? Ele simplesmente passa a comprar de outro fornecedor.

É isso que diz a pesquisa feita pela Accenture, uma das maiores consultorias do mundo: 86% dos consumidores passaram a comprar de outros fornecedores pelo mal atendimento recebido.

Além disso, em 2015, estima-se que as empresas brasileiras perderam o equivalente a 217 bilhões de dólares pelo mesmo motivo. Esse número poderia ser evitado, especialmente ao investir na capacitação dos colaboradores.

Agora que você já tem quatro ótimos motivos para investir no RH estratégico, valorizando assim seus colaboradores e otimizando os resultados da empresa, aproveite para nos seguir nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e não perca nossas atualizações!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.