Conseguir um estágio é uma conquista e, com certeza, uma das melhores experiências para quem está estudando. Além de ser o pontapé inicial para todo estudante ingressar no mercado de trabalho, o estágio significa independência, porque, junto com a oportunidade profissional, vem também o tão sonhado salário.

O estágio é muitas vezes o primeiro contato que algumas pessoas têm com o trabalho. Vários estudantes nunca trabalharam antes de começar o estágio e, por isso, nunca tiveram seu próprio dinheiro. É por esse motivo que a maioria não sabe como lidar com seu salário.

Pensando nisso, decidimos dar algumas dicas valiosas para que você saiba como administrar seu salário de estagiário.

Quer saber mais? Continue lendo!

Faça um bom planejamento

É muito importante que você saiba exatamente para onde seu dinheiro está indo, portanto, é sempre bom fazer um planejamento de gastos e investimentos para controlar o seu salário e utilizá-lo da melhor maneira possível.

Sugerimos que algo em torno de 50% do seu salário seja voltado às despesas mais importantes, como: ajudar em casa (ou pagar o aluguel), pagar contas, como internet, energia e derivados, e também manter a mensalidade da faculdade em dia.

Outros 40% devem ser utilizados, em sua maior parte, para pagar o restante de suas dívidas e investir nos estudos, comprando livros, fazendo cursos paralelos, entre outras coisas.

Os 10% restantes devem ser destinado ao seu lazer e compras pessoais — não poderíamos esquecer da melhor parte!

Não gaste mais do que você pode

Sabemos que o último ponto do tópico acima é tentador. Muitas pessoas, por descontrole, acabam gastando mais dinheiro com lazer do que deveriam, o que é um erro gravíssimo.

Esse é o principal motivo de indicarmos o planejamento de gastos, assim você sempre saberá se suas despesas estão dentro do seu orçamento. Caso os gastos sejam maiores que a renda, então é hora de adequar o seu padrão de vida ao seu salário.

Tome nota de todos os seus gastos, desde o cafezinho que você toma depois da aula à mensalidade da faculdade. Tente fazer o seu dinheiro render para todas as despesas mais importantes e vá cortando gastos supérfluos.

Caso você tenha dificuldade em manter sua conta no verde, reserve um caderninho para anotar todas as suas compras, assim fica fácil saber quando é hora de se controlar.

Poupe seu salário de estagiário para o futuro

É preciso ser prevenido. Um estágio não é a certeza de um emprego, então você precisa estar preparado para tudo. Afinal, qualquer imprevisto pode acontecer: você pode precisar de um livro muito caro ou ter que pagar um conserto no encanamento da sua casa, por exemplo.

Na hora de administrar seu salário, não deixe de reservar uma quantia, mesmo que pequena, para o futuro. Aconselhamos que esse dinheiro seja colocado numa caderneta de poupança ou qualquer outra forma de investimento que ofereça segurança e autoridade para sacá-lo em caso de emergência.

O ideal é juntar um montante que seja equivalente a alguns meses de despesa. Assim, você terá para onde recorrer e não precisará se afundar em dívidas.

Invista nos seus estudos

Todos sabemos que fazer uma faculdade não é mais considerado um diferencial no mercado, mas um requisito básico.

Procure por cursos e atividades complementares que o ajudarão nos seus estudos e na sua carreira, vá a eventos, palestras e congressos. Aprenda outro idioma. Pense em fazer um intercâmbio! Todas as atividades que podem ser agregadas ao seu currículo devem ser levadas em consideração.

Investir na sua carreira é uma forma de impedir que você gaste com bobagens. Os resultados podem demorar a aparecer, mas valem a pena. Afinal, investindo no seu futuro, você está garantindo que conseguirá um trabalho melhor e, logo, um salário melhor.

É possível fazer milagres com seu salário de estagiário, basta administrá-lo da maneira correta. Tenha sensatez e faça do seu salário um investimento pessoal.

Gostou do nosso post? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, assim você fica atualizado sobre todas as novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn