Importância do estágio: crescimento e colocação no mercado de trabalho

Importância do estágio
4 minutos para ler

Não é por acaso que os processos seletivos para estágios remunerados estão a cada dia mais concorridos. A importância do estágio durante a faculdade já é uma informação amplamente conhecida pelos graduandos de todas as áreas — e não poderia ser diferente, não é mesmo?

A duração dos contratos de estágio é padronizada e, em geral, esse é um período decisivo na carreira do estudante. Isso porque, quem realiza a atividade extracurricular possui diversas vantagens competitivas — como autoconfiança, percepção das falhas e desenvolvimento da responsabilidade — em comparação aos concorrentes que apenas têm conhecimentos teóricos.

Pensando nisso, preparamos este guia rápido e prático para que você entenda por que é ideal fazer estágio para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e potencializar seu crescimento como profissional. Quer saber como isso é possível? Continue conosco!

Qual é a importância do estágio para a carreira?

Diferentemente de um emprego comum, o estágio é uma oportunidade de aprendizado prático e desenvolvimento das competências teóricas vistas em sala de aula. Afinal, na prática, muitos acontecimentos acabam se desenrolando de uma forma totalmente diversa da que os livros ensinaram.

Além disso, é muito mais fácil aprender algo quando estamos trabalhando com o fato concreto, não é mesmo? Portanto, ser estagiário é a chance que você tem de adquirir experiência e maturidade, assim como descobrir se aquela área que você pensava em seguir é realmente o que você gosta de fazer.

E para o mercado de trabalho?

Ainda que você receba uma bolsa com valor baixo e tenha a consciência de que não há garantia de permanência na empresa após o termo do contrato, a importância do estágio é visível no que se refere à entrada no mercado de trabalho.

Imagine que você conseguiu um bom estágio em uma empresa conhecida. Caso os contratantes gostem dos serviços prestados por você, provavelmente eles vão te contratar assim que você se formar. E, mesmo que isso não aconteça, você ainda pode conseguir montar uma boa rede de contatos, principalmente se você pensa em seguir carreira na sua área de formação.

Como conseguir um estágio?

Primeiramente, você precisa entender que um estágio não cai do céu, nem mesmo para o melhor aluno da sala. É preciso estar sempre atento às vagas e participar do maior número possível de entrevistas e processos seletivos.

Independentemente da área que você escolheu, se você deseja conseguir um estágio, uma dica importante é demonstrar seriedade. Isso é possível por meio da postura, transparência na fala e convencimento de uma verdadeira vontade de aprender.

Como fazer um currículo?

Além das questões apontadas acima, se você deseja conseguir um estágio, precisa aprender a montar o seu currículo e mantê-lo sempre atualizado. Por isso, exponha nele todos os cursos na área, bem como os de idiomas e de informática; seminários; congressos e demais atividades extracurriculares — até mesmo as voluntárias.

Não se esqueça de nada! Toda experiência que você tenha vivenciado durante a faculdade é importante para demonstrar o seu perfil profissional na descrição do currículo. Também lembre-se de colocar seus números de telefone e e-mail para que possam entrar em contato com você.

Viu só como ficou mais fácil sair em busca de um estágio e dar um upgrade na sua carreira? Invista no seu futuro desde já seguindo as nossas dicas. Você certamente não vai se arrepender!

Agora que você já tem consciência da importância do estágio para a sua vida profissional e sabe como conseguir um, siga-nos nas nossas redes sociais e não perca outros conteúdos! Estamos no Facebook e LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Importância do estágio: crescimento e colocação no mercado de trabalho

  1. Preciso fazer estágio numa empresa, curso o 3º ano de Administração na UFRJ, vocês podem fazer minha indicação?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.