Ter conhecimento em um segundo idioma é algo importante para todas as áreas de formação e fazer um intercâmbio para estudar inglês é uma forma de conseguir isso, além de ser uma experiência bastante positiva para sua vida e carreira. Você já pensou em investir nesse tipo de viagem?

Adquirir novos conhecimentos é uma das maneiras de se destacar em um processo seletivo e obter melhores oportunidades de emprego. Diante disso, muitos jovens têm encontrado no intercâmbio uma forma de aprimorar as habilidades e alcançar esses objetivos. Ficou interessado sobre o assunto? Continue a leitura e veja 5 motivos para fazer um intercâmbio!

1. Ajuda a alcançar a fluência no idioma

Essa é a principal função do intercâmbio para estudar inglês, pois além das aulas, você estará em um ambiente onde todos falam esse idioma, tendo a oportunidade de conversar com nativos.

Muitas pessoas participam de programas de curta ou média duração e retornam com bons resultados. E a experiência não é indicada apenas para quem já tem um nível de conhecimento em inglês, ela pode ser feita, inclusive, por quem nunca fez um curso ou aulas de idioma.

2. Possibilita perder o medo de se expressar

A prática é essencial para a fluência no idioma, entretanto, algumas pessoas ficam inseguras de se comunicar e com medo de falarem algo errado. Sendo assim, a experiência do intercâmbio é um estímulo para lidar com isso.

Ao viver em um país em que o inglês é o principal idioma, você precisará se comunicar com pessoas nessa mesma língua — seja na escola, no supermercado, no local de moradia ou no restaurante — para pedir informação, entre outras situações.

3. O intercâmbio para estudar inglês cria novas experiências

Outro motivo que faz com que o intercâmbio seja o sonho de muitos jovens é a oportunidade de ter novas experiências, conhecer novos locais, culturas, pessoas e também se divertir em passeios, com práticas esportivas, festivais de música etc.

E esses são apenas alguns dos exemplos, as experiências de um intercâmbio contribuem ainda com seu desenvolvimento pessoal e melhoram sua confiança, habilidades de relacionamentos e comunicação, tolerância com hábitos e culturas diferentes, entre outros benefícios.

4. Fortalece sua autonomia

Morar longe da família e dos amigos pode ser algo assustador para muitos estudantes, porém essa também é uma oportunidade de ganhar mais autonomia para lidar com pessoas e situações novas e sair da zona de conforto, algo extremamente positivo para sua vida e carreira.

Se você mora com seus pais e não tem muitas preocupações com as atividades domésticas, por exemplo, ao fazer um intercâmbio para estudar inglês precisará assumir essas e outras tarefas, o que contribuirá para melhorar a organização em seu dia a dia e para seu amadurecimento.

5. Pode ser um diferencial em um processo seletivo

Os processos seletivos concorridos — como os de multinacionais ou os programas de estágio ou trainee — têm como pré-requisito o nível avançado ou a fluência em inglês. Portanto, se esse for o seu objetivo de carreira é imprescindível ter domínio do idioma.

O intercâmbio pode ajudá-lo nisso e a experiência ainda representará um diferencial em seu currículo, uma vez que ela contribuirá para o desenvolvimento de habilidades relevantes para sua vida profissional. 

Realizar um intercâmbio para estudar inglês é uma oportunidade de crescimento que permitirá que você desenvolva características como confiança, flexibilidade, autonomia e, sem dúvidas, será extremamente positivo para sua vida.

Tem algum amigo interessado em fazer um intercâmbio? Compartilhe o texto em suas redes sociais para ajudá-lo a fortalecer essa ideia!