Sentir-se insatisfeito com as atividades realizadas no trabalho é uma situação muito comum, principalmente em estágios, e costumamos nos perguntar como pedir demissão da melhor maneira. Entretanto, é preciso ter calma antes de tomar qualquer decisão para que não haja prejuízos e arrependimentos.

Se você está nessa situação e quer saber como pedir demissão do estágio da melhor forma possível, continue lendo o post! Nós vamos te apresentar um passo a passo do que deve ser feito nesse momento.

Tenha certeza de que não está satisfeito

Antes de tomar uma decisão definitiva de conversar com o seu supervisor, é preciso que você analise se realmente está insatisfeito ou se é apenas uma fase que vai passar.

Para isso, pergunte a si mesmo: “o que me incomoda no estágio?”, “o que me deixa irritado?”, “eu gosto de desempenhar as minhas atividades?”, “há algum problema na minha vida pessoal que está afetando o meu desempenho?”.

Ter uma resposta clara para essas perguntas é muito importante, pois, muitas vezes, temos uma visão deturpada da situação por influência de vários fatores externos.

Pondere os prós e os contras

Ponderar os prós e os contras do estágio é essencial para descobrir qual é o real motivo da insatisfação. Assim, responda às perguntas acima e faça uma lista com tudo o que gosta e o que não suporta para fazer um balanço e descobrir quais circunstâncias são preponderantes.

Além disso, é importante avaliar uma questão crucial: você está aprendendo o que precisa? Se a resposta for “não”, é hora de pensar em como pedir demissão do estágio. Afinal, a sua função primordial é aprender a realizar as atividades a fim de se preparar para o mercado de trabalho e, se isso não está acontecendo, não há sentido em continuar.

Tenha uma conversa franca com o seu supervisor

Imagine que você já realizou os dois passos anteriores e percebeu o que, de fato, não está bom para você. Antes de simplesmente abandonar o estágio, converse com o seu supervisor para que possam chegar a uma solução.

É preciso que você apresente claramente os pontos que não estão te agradando, pois é muito comum que o supervisor não tenha consciência de algumas dessas situações que ocorrem no ambiente de trabalho. Agora, se você conversou com o supervisor e, mesmo assim, o problema continua, então é o momento de procurar um estágio que atenda às suas necessidades.

Deixe sempre a porta aberta naquela empresa

Imaginando que o pedido de desligamento do estágio foi a única solução encontrada, há ainda algumas atitudes que devem ser tomadas — e outras evitadas.

Quando decidir que é hora de abandonar o estágio, mantenha o profissionalismo para que as portas daquela empresa não se fechem para você, já que nunca se sabe a respeito do futuro.

Muitas pessoas, de forma bastante imatura, postam críticas e comentários desrespeitosos nas redes sociais quando deixam um emprego. Não faça isso! Não saia falando mal do supervisor e nem dos colegas de trabalho. Esse momento pede muita discrição e maturidade.

Saber como pedir demissão do estágio de maneira diplomática e sem ressentimentos é muito importante para não “fechar as portas” da carreira de um profissional. Lembre-se que a maneira como você deixa um emprego é tão importante como a que entra — ou até mais!

Gostou das nossas dicas? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o mundo dos estágios em primeira mão!

Powered by Rock Convert