A importância do estágio vai além da experiência profissional. Muitas pessoas não se dão conta disso, mas essa é uma etapa relevante de amadurecimento e que proporciona o desenvolvimento de habilidades essenciais para a carreira. A postura com o trabalho durante o estágio poderá abrir portas para futuras oportunidades e, talvez, até para um cargo efetivo na organização.

Pensando nisso, neste texto, mostramos como ele contribui para que você tenha uma carreira de sucesso. Continue a leitura e saiba mais!

Experiência profissional e habilidades práticas

O principal objetivo do estágio é fornecer experiência profissional aos jovens estudantes, dessa forma, é possível colocar em execução tudo aquilo que foi aprendido na faculdade.

Além disso, esse período permite que você desenvolva habilidades práticas e comportamentais que dificilmente são aplicadas na sala de aula, tais como relacionamento interpessoal, organização, respeito à hierarquia, gestão de tempo, habilidades de comunicação, pontualidade, responsabilidade e confiança.

Conhecimento na área de atuação

Existe uma grande diferença entre estudar a área e vivenciá-la, por isso, o estágio se faz necessário. Você já deve ter conhecido alguém que ingressou em um curso e parou no meio depois de começar a parte prática, não é mesmo? Isso acontece porque, com um aprofundamento na profissão, provavelmente, a pessoa percebeu que aquele não era o caminho certo para ela.

Outra importância do estágio diz respeito à possibilidade de explorar as áreas da profissão, já que, dentro de uma mesma formação, é possível trabalhar com diversas atividades. É o que acontece, por exemplo, com os psicólogos, que podem atuar em empresas, escolas, consultorias de recursos humanos, fazer atendimento a pacientes em clínicas e hospitais, entre outras funções.

Nesse sentido, o recomendado é fazer mais de um estágio em áreas e empresas de diferentes segmentos, assim, você conseguirá definir uma preferência e se especializar nisso.

Networking

Esse é um termo bastante conhecido do mercado de trabalho e envolve a relação entre profissionais, sendo positiva tanto para uma oportunidade de emprego quanto para a troca de conhecimento.

Fazer networking é um hábito importante para a carreira. Ele deve ser iniciado o quanto antes e o estágio é o momento ideal para isso, na medida em que você terá a chance de conhecer diversos profissionais e de aprender com pessoas experientes na área.

A importância do estágio para alcançar altos cargos

Além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho e proporcionar autonomia financeira aos estudantes, o estágio também pode ser uma oportunidade de construir uma carreira de sucesso. A seguir, veja exemplos de profissionais que começaram como estagiários e alcançaram o cargo máximo ao se tornaram presidentes das empresas:

Alain Belda, ex-presidente da Alcoa

Alain era estagiário de administração quando começou a trabalhar na Alcoa. Ele construiu sua carreira na empresa e, depois de trinta anos, se tornou presidente mundial da organização.

Adilson Primo, presidente da Siemens do Brasil

Começou a carreira na empresa como estagiário de engenharia e, ao longo dos anos, assumiu cargos executivos até atingir a posição máxima da companhia.

Rodrigo Kede, presidente da IBM América Latina

Rodrigo iniciou a carreira na empresa como estagiário e, depois de anos de trabalho, se tornou o presidente mais jovem da IBM do Brasil. Após alguns anos, ele saiu da organização e assumiu a presidência da Totvs. Porém, em 2016, retornou à empresa para comandar a IBM América Latina.

Ao longo deste texto você pôde perceber a importância do estágio para a carreira. Contudo, para se destacar, é preciso ter responsabilidade e dedicação, e buscar empresas que contribuam para o seu desenvolvimento profissional.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Se ainda ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para compartilhar, deixe seu comentário abaixo!

 

Powered by Rock Convert