A importância do networking para se inserir no mercado de trabalho

networking
6 minutos para ler

Entrando no mercado de trabalho: entenda o que é e para que serve o networking!

Você sabe o que é networking e para que serve? Essa é uma dúvida comum de quem está ingressando no mercado de trabalho, especialmente entre os estagiários. Por isso, decidimos produzir este artigo repleto de dicas e informações sobre o tema.

O estágio ajuda a conquistar a independência financeira ainda na época da faculdade, mas também serve para criar uma rede de contatos. Esta, quando bem construída e alimentada, permite a troca de experiências e pode abrir diversas portas para você se firmar na carreira que escolheu.

Acontece que nem todo mundo entende a importância do networking e acaba desperdiçando boas oportunidades. Para não cometer esse deslize, leia o texto até o fim e aprenda mais sobre essa prática que tem muito a contribuir com o seu sucesso profissional!

O que é networking e para que serve?

Networking é uma palavra em inglês que se refere à relação estabelecida entre pessoas ou equipes visando ao compartilhamento de interesses pessoais e profissionais por meio da troca de informações, experiências e influências. Em resumo, estamos falando de uma rede de contatos.

Mas para que serve? A resposta é bem simples: para enriquecer seu currículo e estimular seu crescimento profissional. Isso é muito útil para a vida de um estagiário porque, ao dar seus primeiros passos rumo a uma carreira sólida e promissora, é importante ter contato com profissionais mais experientes para absorver dicas e ensinamentos.

Sendo assim, sempre que ouvir falar nesse termo, lembre-se de que você está diante de uma oportunidade de estreitar laços profissionais e ampliar seus horizontes a partir da aproximação com pessoas que atuam na sua área e em outros setores.

Qual a importância do networking?

O ser humano não é uma ilha e, claro, não pode viver sozinho e isolado. Essa premissa também é válida para suas relações profissionais, então você precisa compreender a importância do networking se quiser alcançar sua posição no mercado.

Construir uma rede de relacionamentos saudável com outros estagiários, chefes e gestores é o pontapé inicial para uma carreira de sucesso. Ainda tem dúvidas disso? Pois confira, a seguir, como essa ferramenta pode ajudar você!

Amplia seus conhecimentos

Muito do networking é sobre trocar conhecimento, informações e melhores técnicas para a profissão. Aproveite para aprender com os seus contatos e procure se atualizar sobre o que está sendo discutido no seu setor para contribuir também. É por meio dessa troca que você conseguirá:

  • absorver conhecimentos relevantes para melhorar seu trabalho;
  • explorar novas áreas de atuação;
  • descobrir habilidades que não sabia que tinha.

Dá acesso a indicações e oportunidades

Sempre que vamos indicar uma pessoa a uma vaga, preferimos alguém que já conhecemos, não é mesmo? Ninguém gosta de associar o seu nome a um indivíduo que pode gerar transtornos para a empresa.

Portanto, para ter acesso a indicações e boas oportunidades de trabalho, mantenha seu networking em dia. Você verá como será mais fácil participar de entrevistas e processos seletivos, e até mesmo conquistar a vaga dos sonhos.

Como fazer networking?

Ficar por dentro das vantagens do networking deve ter aumentado a sua motivação para construir logo o seu, certo? Isso é muito bom e, sem dúvida, mudará os rumos da sua carreira. Mas para que tudo saia conforme o esperado, é preciso seguir algumas boas práticas.

Quer uma mãozinha? Veja agora mesmo a lista de dicas infalíveis que a gente preparou!

Vá a eventos da sua área

Não há como conhecer novas pessoas se você frequenta sempre os mesmos lugares. Por isso, aposte em palestras, workshops, happy hours e tudo o que for ligado à sua área de atuação.

Outra estratégia interessante é prestar atenção às dicas de seus gestores, colegas de trabalho, blogs e grandes influenciadores do seu mercado. Eles dirão quais eventos são mais importantes e em quais há mais chances de conhecer gente relevante para os seus objetivos profissionais.

Lembre-se das pessoas que você já conhece

Seus colegas de faculdade e até mesmo os amigos do colégio também são parte importante de um bom networking. Afinal, as conexões já estabelecidas podem contribuir muito para o seu futuro e trazer novas oportunidades para a sua carreira.

Então, que tal alimentar as relações com quem você já tem afinidade? Procure fazer pequenas gentilezas em datas especiais e mantenha esse vínculo forte, trocando informações e dicas profissionais.

Aprenda a se expressar em público

As dificuldades de expressão são um dos maiores inimigos de um bom networking. Para não cair nessa armadilha, você deve aprender a ouvir, fazer perguntas sobre as experiências de seu contato e não ser arrogante ao contar suas conquistas.

Um ponto importante é nunca falar mal de outro profissional ou de empresas, especialmente aquelas em que você já trabalhou. Esse comportamento passa uma imagem pouco profissional e prejudica sua reputação.

Entenda a importância de cada contato

Uma boa rede de contatos é formada por pessoas e profissionais de diversas áreas e cargos. Não adianta manter contato apenas com seus colegas de faculdade e não trocar ideias e experiências com gestores e outros profissionais.

Você precisa entender o valor de cada um desses contatos para o seu currículo e se esforçar para ter uma rede diversificada. Desse modo, as chances de conseguir boas oportunidades serão bem maiores.

Mantenha a sua rede informada sobre suas conquistas e ações

Se você tem se movimentado de alguma forma para evoluir profissionalmente, vale a pena que a sua rede de contatos saiba disso. Mas encontre meios de compartilhar seus feitos sem que essa atitude soe como arrogância ou necessidade de chamar a atenção, ok?

Plataformas como o LinkedIn e outras redes sociais são excelentes para destacar cursos, especializações, novos clientes e prêmios. Você pode, ainda, publicar artigos e notícias para demonstrar que está em constante atualização.

Estabeleça parcerias

Por fim, que tal se unir a um colega de faculdade para executar um bom networking? Mais uma vez, o fato de dividir experiências e habilidades pode ajudar você a obter ótimos resultados no âmbito profissional.

A ideia é trabalhar em conjunto, apostando na divulgação cruzada. Você estimula a rede de contatos do seu parceiro e ele estimula a sua, de maneira que ambas as partes consigam crescer e atingir seus objetivos.

Pronto! Depois de todas as informações e dicas que apresentamos, você já sabe o que é networking e para que serve. Agora, basta usar suas habilidades e as ferramentas à sua disposição para iniciar muito bem a sua rede de relacionamentos e melhorar suas chances de conquistar uma carreira de sucesso.

Gostou deste post? Então aproveite a oportunidade e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes diretamente na sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.