Uma das principais vantagens do estágio, além de conquistar sua independência financeira, é a criação de uma rede de contatos que vai te acompanhar durante toda a sua carreira. Essa rede é conhecida como networking, que serve tanto para trocar experiências quanto para conseguir novas oportunidades.

Se você quer começar sua vida profissional da melhor maneira, vamos falar hoje da importância do networking e dar algumas dicas de como construir e manter essa rede de relacionamentos. Acompanhe!

Qual a importância do networking?

Ainda não está convencido de que o networking pode ser uma importante ferramenta de crescimento profissional? Confira as vantagens a seguir!

Melhorar o seu conhecimento

Muito do networking é sobre trocar conhecimento, informações e melhores práticas da profissão. Aproveite para aprender com os seus contatos e se mostre sempre atualizado sobre o que está sendo discutido no seu setor para também poder contribuir.

É por meio dessa troca que você vai conseguir conhecimentos relevantes para se destacar em seu mercado, explorar novas áreas de atuação, descobrir habilidades e realizar um trabalho cada vez melhor.

Ter acesso a indicações e oportunidades

Sempre que vamos indicar uma pessoa à uma vaga, preferimos alguém que já conhecemos, não é mesmo? Ninguém gosta de associar o seu nome a uma indicação que pode dar problemas para a empresa.

Portanto, mantenha seu networking em dia se quer ter acesso a novas oportunidades de trabalho, conseguir entrevistas, acessos mais facilitados a processos seletivos e até mesmo aquela tão sonhada chance de contratação.

Como fazer networking?

Agora que você já sabe das vantagens do networking, deve estar muito motivado a construir logo o seu, certo? Vamos dar agora algumas dicas de como fazer isso de maneira natural e efetiva.

Vá em eventos da sua área

Não há como conhecer novas pessoas se você frequenta sempre os mesmos lugares. Por isso, aposte em palestras, workshops, happy hours e tudo o que for ligado à sua área de atuação.

Fique atento às dicas de seus gestores, colegas de trabalho, blogs e grandes influenciadores do seu mercado para saber quais eventos são mais importantes para você, e em quais há mais chances de conhecer profissionais relevantes para os seus objetivos profissionais.

Lembre-se das pessoas que você já conhece

Seus colegas de faculdade e até mesmo os amigos do colégio também são parte importante de um bom networking! As conexões que você já tem podem contribuir muito para o seu futuro e trazer novas oportunidades para a sua carreira.

Mantenha contato com quem você tem afinidade e atualize suas redes sociais sobre o que você tem feito profissionalmente. Não se esqueça de ser atencioso em datas especiais e manter seu vínculo forte, trocando informações e dicas profissionais.

Saiba se expressar

As dificuldades de expressão são um dos maiores inimigos de um bom networking e, para não cair nessa armadilha, lembre-se de ser um bom ouvinte, fazer perguntas interessadas sobre as experiências de seu contato e não ser arrogante ao contar suas conquistas.

Um ponto importante é nunca falar mal de outro profissional ou de empresas, especialmente as que você já trabalhou. Esse comportamento tem o potencial de queimar você entre os profissionais da área e prejudicar todo o trabalho de networking que você já fez.

Pronto! Agora você tem as ferramentas necessárias para iniciar muito bem a sua rede de relacionamentos e melhorar suas chances de conquistar uma carreira de sucesso.

Que tal começar demonstrando para os seus contatos que você sabe a importância do networking? Compartilhe este artigo agora mesmo em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert