Você sabe como se vestir para uma entrevista de forma adequada?
Os jovens que estão em busca da primeira oportunidade de emprego ou de uma vaga de estágio, geralmente, têm diversas dúvidas sobre o processo seletivo e uma delas é como se vestir para uma entrevista. Você também passa por isso?
Essa fase da seleção é extremamente importante, pois será o momento que você poderá transmitir ao recrutador suas habilidades e interesse em trabalhar na empresa. Contudo, além de estar preparado para as respostas, é necessário cuidar do visual.
Um traje apropriado demonstra seriedade e comprometimento e pode contar pontos a seu favor! Quer algumas dicas sobre o assunto? Então, acompanhe o texto!
Pesquise sobre a empresa
Pesquisar sobre a organização no site dela e em outros canais e conhecer um pouco da cultura e do ambiente de trabalho é uma forma de descobrir qual roupa é mais adequada para a entrevista de emprego.
Outra estratégia é analisar o segmento do negócio para acertar no visual. Instituições financeiras, escritórios de advocacia, multinacionais e hospitais, por exemplo, costumam ter uma vestimenta formal. Já em empresas com perfil criativo ou inovador — como startups e agências de publicidade — o look pode ser mais informal.
Entenda o perfil do cargo
Algumas funções precisam de um traje mais sóbrio, portanto, é preciso analisar o perfil do cargo para o qual você se candidatou antes de escolher as roupas. Para um estilo formal, o recomendado são peças como: camisa e calça social, terno ou blazer, sapato, saia ou vestido.
O código de vestimenta não costuma ser tão rigoroso para os estagiários. Sendo assim, dificilmente haverá a necessidade de um traje social com terno e gravata, por exemplo. Optar por uma calça jeans ou de sarja, camisa e sapato são boas alternativas.
Opte por cores neutras
Evite blusas e camisas com muitas estampas ou de animal print, por exemplo. Se você estiver em dúvida sobre como se vestir para uma entrevista, uma dica para acertar no look é escolher cores neutras, pois elas transmitem seriedade e as chances de você errar na produção são menores.
Entretanto, isso não quer dizer que você não deve transparecer sua personalidade no visual. Escolha peças e cores que você goste, mas procure equilibrá-las para ter um visual harmônico.
Cuidado com looks informais
Muitos candidatos imaginam que, quando a companhia aceita um look informal, é mais fácil escolher a roupa da entrevista, porém, isso pode gerar efeito contrário. É preciso entender que por mais descontraído que o ambiente da empresa seja, ele continua sendo um local de trabalho, por isso, é necessário tomar alguns cuidados.
O caimento das peças deve ser adequado: calças apertadas, saias curtas e blusas decotadas ou transparentes são itens que devem ser evitados. A mesma regra vale para bonés, calças rasgadas, regatas, excesso de acessórios e maquiagem.
Esperamos que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como se vestir para uma entrevista. Além da roupa, lembre-se que é importante evitar atrasos e cuidar da linguagem corporal para conseguir se destacar no processo seletivo.
Gostou do texto mas ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência no assunto? Escreva para nós!