Os jovens que estão em busca da primeira oportunidade de emprego ou de uma vaga de estágio, geralmente, têm diversas dúvidas sobre o processo seletivo e uma delas é como se vestir para uma entrevista. Você também passa por isso?

Essa fase da seleção é extremamente importante, pois será o momento que você poderá transmitir ao recrutador suas habilidades e interesse em trabalhar na empresa. Contudo, além de estar preparado para as respostas, é necessário cuidar do visual.

Um traje apropriado demonstra seriedade e comprometimento e pode contar pontos a seu favor! Quer algumas dicas sobre o assunto? Então, acompanhe o texto!

Pesquise sobre a empresa

Pesquisar sobre a organização no site dela e em outros canais e conhecer um pouco da cultura e do ambiente de trabalho é uma forma de descobrir qual roupa é mais adequada para a entrevista de emprego.

Outra estratégia é analisar o segmento do negócio para acertar no visual. Instituições financeiras, escritórios de advocacia, multinacionais e hospitais, por exemplo, costumam ter uma vestimenta formal. Já em empresas com perfil criativo ou inovador — como startups e agências de publicidade — o look pode ser mais informal.

Entenda o perfil do cargo

Algumas funções precisam de um traje mais sóbrio, portanto, é preciso analisar o perfil do cargo para o qual você se candidatou antes de escolher as roupas. Para um estilo formal, o recomendado são peças como: camisa e calça social, terno ou blazer, sapato, saia ou vestido.

O código de vestimenta não costuma ser tão rigoroso para os estagiários. Sendo assim, dificilmente haverá a necessidade de um traje social com terno e gravata, por exemplo. Optar por uma calça jeans ou de sarja, camisa e sapato são boas alternativas.

Opte por cores neutras

Evite blusas e camisas com muitas estampas ou de animal print, por exemplo. Se você estiver em dúvida sobre como se vestir para uma entrevista, uma dica para acertar no look é escolher cores neutras, pois elas transmitem seriedade e as chances de você errar na produção são menores.

Entretanto, isso não quer dizer que você não deve transparecer sua personalidade no visual. Escolha peças e cores que você goste, mas procure equilibrá-las para ter um visual harmônico.

Cuidado com looks informais

Muitos candidatos imaginam que, quando a companhia aceita um look informal, é mais fácil escolher a roupa da entrevista, porém, isso pode gerar efeito contrário. É preciso entender que por mais descontraído que o ambiente da empresa seja, ele continua sendo um local de trabalho, por isso, é necessário tomar alguns cuidados.

O caimento das peças deve ser adequado: calças apertadas, saias curtas e blusas decotadas ou transparentes são itens que devem ser evitados. A mesma regra vale para bonés, calças rasgadas, regatas, excesso de acessórios e maquiagem.

Esperamos que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como se vestir para uma entrevista. Além da roupa, lembre-se que é importante evitar atrasos e cuidar da linguagem corporal para conseguir se destacar no processo seletivo.

Gostou do texto mas ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência no assunto? Escreva para nós!