Muitos empreendedores ficam com dúvidas sobre como conduzir uma entrevista de emprego, isso também acontece com você?

Essa é uma das partes mais importantes do processo de recrutamento de novos colaboradores, afinal, será nesse momento que o gestor poderá conhecer melhor o perfil do candidato e identificar se ele está alinhado com as responsabilidades do cargo e com os valores da companhia.

Diante de tamanha importância, é comum que alguns empresários contratem recrutadores ou agências especializadas para isso. No entanto, em pequenas e médias empresas nem sempre isso é possível. Sendo assim, é fundamental saber como conduzir uma entrevista, seja para vagas de estágio, seja para vagas de emprego.

Para que tudo corra bem e você seja capaz de realizar essa etapa do processo seletivo de forma acertada, separamos abaixo alguns cuidados fundamentais para isso.

Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas sobre como entrevistar um estagiário ou um profissional!

1. Prepare o ambiente para a entrevista

Um ponto relevante para uma entrevista bem-sucedida é dar atenção ao ambiente em que ela será realizada. Sendo assim, reserve uma sala para evitar interrupções e deixar o entrevistado mais confortável.

A iluminação e a climatização do local também são fatores que precisam ser analisados. Uma sala com pouca ventilação em um dia quente, por exemplo, pode prejudicar o andamento da conversa.

2. Deixe o candidato confortável

Para facilitar a aproximação e tornar o ambiente ameno, a dica é começar a conversa perguntando se foi fácil chegar até a empresa, ou alguma outra questão do dia a dia, como o trânsito ou o clima. Esse comportamento ajuda a aliviar o nervosismo do candidato, que é bastante comum, especialmente em entrevistas de estágio.

Alguns recrutadores gostam de tomar uma postura de “chefe durão” para ter a certeza de estarem contratando colaboradores destemidos, mas esse pode ser um erro e tanto. Sob pressão, as pessoas agem de formas diferentes e, na maioria das vezes, isso afeta o desempenho delas e pode diminuir a transparência ao responder perguntas.

Por isso, se você tem dúvidas sobre como conduzir uma entrevista de emprego, a dica é deixar a pressão de lado e tentar fazer com que o candidato se sinta à vontade. Promova uma conversa franca, beirando a informalidade. Dessa forma, as chances de você conhecê-lo de verdade são bem maiores.

3. Fale brevemente sobre a empresa

Outra atitude para diminuir o nervosismo do candidato é iniciar a conversa falando um pouco sobre a empresa. Explique quais são as atividades principais, produtos, missão e valores, entre outras características.

No decorrer do encontro você também poderá fazer perguntas ao entrevistado para entender o interesse dele pela vaga e para identificar se ele está alinhado com os objetivos e com o perfil da organização.

Contudo, tome cuidado para não exagerar na sua fala. Uma das dicas sobre como conduzir uma entrevista de emprego é ser objetivo nas explicações e questionamentos.

4. Explique os detalhes da vaga

Outro fator significativo da entrevista de estágio ou de emprego é esclarecer os detalhes da vaga, como salário e benefícios, horário de trabalho e as principais funções a serem desempenhadas.

Além disso, fale sobre as características necessárias para o cargo e explique o funcionamento da equipe e da companhia, de modo que o profissional entenda a dinâmica de onde vai se inserir.

Essa atitude separa os que estão realmente determinados dos desinteressados, o que poupa tempo e energia de ambos os lados. Sem falar que você alinha as expectativas da empresa com as do candidato, bem como minimiza os riscos de uma contratação equivocada.

5. Separe a entrevista por contexto

Uma dica para facilitar a avaliação do candidato e fazer com que o encontro aconteça de maneira mais equilibrada é separar os contextos da entrevista.

Muitos recrutadores utilizam um roteiro prévio dividindo a conversa em informações educacionais, profissionais e sociais com perguntas sobre família, hobbies etc. Sendo assim, procure seguir essa fórmula para não misturar perguntas e assuntos.

Separe um tempo maior para que o candidato fale sobre o seu histórico profissional. Isso ajudará a identificar as principais habilidades, qualificações e o perfil comportamental. No caso de uma seleção para estagiários, questione sobre as experiências acadêmicas ou atividades com voluntariado. Lembre-se de que o tempo médio de duração de uma entrevista é de 30 minutos.

6. Escolha as perguntas corretas

Procure analisar com cuidado o currículo de cada participante antes da chegada dele. Ao fazer isso, anote as suas dúvidas e curiosidades. Preparar um roteiro prévio, com perguntas relacionadas ao currículo e ao candidato, ajudará você a não perder tempo ou fugir do foco.

É sempre interessante incluir questões que permitam ao candidato ressaltar as suas experiências anteriores. Portanto, pergunte quais foram as principais atividades realizadas, como ele se saiu diante de desafios ou de situações inesperadas etc.

Em casos de seleção de estagiário, é indicado perguntar sobre as experiências acadêmicas ou, ainda, pedir soluções para situações hipotéticas. Como o aspirante à vaga, geralmente, tem pouca ou nenhuma experiência, essa é uma forma de avaliar o perfil dele para trabalhar com prazos, sob pressão, atividades em equipe, entre outras características.

É essencial que as questões sejam claras e objetivas, sem margem para a ambiguidade. Outra recomendação é evitar interromper o candidato. Se ele for muito prolixo, ao fazer a próxima pergunta peça educadamente que ele responda de forma objetiva.

Algumas sugestões de perguntas para a entrevista de emprego são as seguintes.

  • Como você poderia contribuir com a empresa?
  • Por que você saiu do seu último emprego?
  • Por que você é o candidato ideal para a vaga?
  • Como foi sua trajetória profissional?
  • De qual realização em sua carreira você mais se orgulha?
  • Você teve algum desafio em seus empregos anteriores? Conte como conseguiu resolver.
  • Onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos?

7. Escute o candidato com atenção

Algumas pessoas têm o costume de fazer anotações no momento da entrevista. Entretanto, essa atitude pode demonstrar desinteresse pela resposta do candidato ou ainda gerar uma curiosidade e desviar a atenção dele.

A dica para conduzir uma entrevista de emprego é evitar esse comportamento. Muitas vezes fica difícil guardar todas as informações e uma anotação ou outra acaba sendo necessária, nesses casos procure fazer isso de forma rápida e demonstre interesse pela fala do entrevistado.

8. Identifique o perfil do candidato

Essa etapa do processo é um momento importante para identificar a personalidade dos participantes e traçar os perfis deles. Dessa forma, observe-os com atenção e tenha em mente o tempo todo o cargo para o qual eles se candidataram e a equipe que vão integrar caso sejam contratados.

É fundamental identificar se o profissional está alinhado com a cultura organizacional. Por isso, uma pergunta bastante comum nos processos seletivos é: “Por que você gostaria de trabalhar aqui?”. Ela serve para o recrutador conferir o interesse do candidato pela vaga e analisar se ele tem o perfil da organização.

Perguntas mais pessoais (que não sejam invasivas) também ajudam a demonstrar as características comportamentais do entrevistado e se elas estariam alinhadas com o perfil da companhia e da equipe. Perguntar sobre atividade de lazer ou hobby, por exemplo, é uma maneira de entender se a pessoa tem um perfil mais fechado ou extrovertido.

9. Faça perguntas sobre os pontos positivos e negativos do profissional

Se você ainda tem dúvidas sobre como conduzir uma entrevista de emprego ou estágio, outra recomendação é questionar o candidato sobre os pontos positivos e negativos dele.

No decorrer do encontro você conseguirá ter uma noção maior do perfil do aspirante à vaga. A partir das respostas e do comportamento dele será possível identificar características de organização, inovação, comunicação, criatividade, timidez, confiança etc. Sendo assim, essa será uma oportunidade para analisar a capacidade de autoavaliação do entrevistado e a sinceridade dele.

10. Livre-se dos preconceitos

É próprio do ser humano julgar as pessoas no momento em que as conhecem. No entanto, tais “instintos” podem levar ao erro — e o recrutador não está imune a isso.

Procure não se prender às primeiras impressões, especialmente se elas disserem respeito à aparência do participante. Lembre-se de que a entrevista de estágio, ou de emprego, é um momento para conhecer melhor o candidato e ver se ele é adequado ao que a empresa busca. Por isso, escute-o com atenção antes de formar a sua opinião.

Se, mesmo com esses cuidados, você sentir que seu pré-julgamento afetará na decisão final, chame um colega para dar uma segunda opinião.

11. Analise a linguagem corporal

Ao conduzir uma entrevista de emprego, ouça o que o entrevistado diz, mas não deixe de observar também a linguagem corporal dele. O corpo tem muito a dizer! Sinais de preocupação, hesitação, pressa ou desinteresse podem estar traduzidos em gestos e expressões faciais.

O fato de a pessoa estar com as pernas inquietas ou de mexer muito no cabelo pode indicar nervosismo. Já um desvio do olhar ao responder perguntas, por exemplo, pode ser um sinal de que ela está insegura ou mentindo. Portanto, fique de olho!

12. Fale sobre as próximas etapas do processo seletivo

Antes de encerrar o encontro, veja se o candidato ficou com alguma dúvida e esclareça as próximas etapas do processo seletivo.

Ao finalizar o recrutamento, forneça um feedback a todos os participantes. Eles se dedicaram à todas as fases e esperam um retorno, seja positivo, seja negativo. Alguns recrutadores não dão feedbacks, o que não é interessante. Isso pode prejudicar o employer branding e afastar talentos para futuras oportunidades.

E então, esclareceu as suas dúvidas sobre como conduzir uma entrevista de emprego? Contar com uma boa equipe é algo extremamente importante para o sucesso da empresa, e o alcance desse objetivo passa por um processo seletivo acertado. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados durante essa etapa!

Antes de chegar na fase da entrevista é preciso anunciar a sua vaga de emprego nos canais corretos para atrair bons candidatos. Você sabe como fazer isso? Fale conosco e saiba mais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Powered by Rock Convert