Perguntas e respostas em entrevista de emprego: veja o que os recrutadores estão cansados de ouvir

entrevista
4 minutos para ler

Se você vai participar de um processo seletivo, provavelmente, tem dúvidas sobre como são as perguntas e respostas em entrevista de emprego, não é mesmo?

Algumas questões são recorrentes e, por isso, conhecê-las é uma estratégia positiva para se preparar para essa etapa. Mas é preciso tomar cuidado com o que você dirá. Para se sair bem, evite decorar frases feitas, na tentativa de impressionar o recrutador, e seja original e verdadeiro durante a conversa.

Vamos ajudar com isso mostrando, neste post, algumas perguntas comuns em entrevistas de emprego e o que você deve cuidar na hora de respondê-las!

Quais são seus pontos fortes e fracos?

Um dos objetivos do entrevistador é analisar se você tem as habilidades e o perfil ideais para o cargo. Portanto, essa é uma das perguntas que não fica de fora em praticamente nenhum processo seletivo.

Com o objetivo de se mostrarem competentes, muitos candidatos dão respostas padrão, como “sou perfeccionista”, “sou ansioso” ou “trabalho muito”. Fuja disso! A melhor alternativa é ser honesto com o recrutador e consigo mesmo e falar sobre suas qualidades e fraquezas e quais são suas estratégias para melhorá-las.

Por que você quer trabalhar na empresa?

Essa é outra questão usual. A ideia, aqui, é analisar o que o candidato sabe sobre a companhia e qual o real interesse dele em trabalhar na organização.

Os entrevistadores estão cansados de ouvir respostas genéricas como “Quero trabalhar em uma boa empresa” ou “Essa é uma oportunidade para eu crescer profissionalmente”. Para se sair bem na resposta, pesquise sobre a instituição e fale quais são suas motivações para fazer parte da equipe e como suas aptidões estão alinhadas com o negócio.

Muitos candidatos são avaliados negativamente nesse momento, pois não demonstram interesse ou são motivados apenas pelo aspecto financeiro, como o salário e os benefícios oferecidos.

Como você se imagina daqui a 5 anos?

O objetivo dessa pergunta é identificar as perspectivas do candidato para o futuro. Muitas companhias investem em treinamentos para manter funcionários e estagiários qualificados e produtivos. Sendo assim, os recrutadores buscam pessoas com potencial e desejo de permanecer na equipe.

Uma resposta comum para essa pergunta é dizer que você se vê contribuindo para o sucesso do negócio e com chances para assumir novos cargos. Saia dessa zona de conforto e mostre seu diferencial falando sobre seus interesses em relação à empresa, como você espera progredir e projetos que deseja desenvolver.

Você sabe trabalhar sob pressão?

Muitas vezes, as atividades profissionais envolvem a entrega de uma grande quantidade de tarefas em um curto prazo, e os trabalhadores precisam saber lidar com situações assim. Portanto, essa é outra pergunta costumeira nas entrevistas de emprego.

Para respondê-la, não basta dizer que você trabalha bem sob pressão, é preciso exemplificar. Fale resumidamente sobre alguma experiência que teve em seu emprego anterior e como lidou com isso.

Se você estiver em busca de seu primeiro emprego, procure falar sobre a rotina universitária e como você administra seu tempo para conciliar os prazos dos trabalhos com as outras responsabilidades.

Entender como funcionam as perguntas e respostas em entrevista de emprego é importante para alcançar seu propósito. Com as dicas deste artigo, esperamos poder ajudar no seu processo seletivo.

Por fim, tenha também em mente que, para conquistar a vaga, é importante tentar conter o nervosismo para mostrar segurança ao defender suas competências!

Quer mais algumas dicas para uma entrevista de estágio? Entre em contato com a equipe Estagiários e prepare-se bem!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.