A dúvida sobre como se dar bem em uma entrevista de estágio é comum a muitos jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho. Afinal, é nessa etapa do processo seletivo que os recrutadores conseguem avaliar melhor o perfil dos candidatos.

A principal diferença entre a entrevista de estágio e de emprego é que, no primeiro caso, as questões comportamentais acabam sendo pontos bem mais relevantes, já que muitos candidatos não apresentam experiência profissional na área.

Além da análise do currículo e da conversa com o entrevistador, os processos seletivos também podem incluir testes, dinâmicas e entrevistas com o gestor da área, portanto, é necessário estar preparado para todas as etapas para conquistar uma vaga.

Contudo, antes de avançar para as próximas fases, é preciso saber como se dar bem em uma entrevista de estágio. Neste artigo, separamos 8 dicas fundamentais que ajudarão você nessa missão. Continue a leitura e saiba mais!

1. Preze sempre pela verdade na entrevista de estágio

Um passo fundamental para esse processo é ser sempre verdadeiro. Devido à carga de experiência, os recrutadores sabem identificar exatamente quando os candidatos não estão sendo totalmente honestos, quando inventam histórias somente para tentar agradar, quando tentam esconder alguma informação valiosa, ou quando estão mentindo.

Por isso, seja claro na mensagem que deseja transmitir, sem deixar possíveis indagações e questionamentos duvidosos. Procure falar com clareza, objetividade, espontaneidade, de maneira inteligível e bastante verdadeira. Isso, sem dúvida, será um diferencial enorme para se destacar entre os seus concorrentes.

Outra recomendação é ficar atento à sua reputação nas redes sociais, pois o recrutador poderá avaliar esses canais para confirmar suas respostas e identificar seu perfil profissional.

2. Escolha uma roupa a partir da cultura da empresa

Mesmo que isso pareça sem lógica para algumas pessoas, enfatizar esse ponto é fundamental. Jovens que estão em busca da primeira experiência de trabalho podem se esquecer desse detalhe e escolher uma roupa inadequada para a entrevista.

Se você tem dúvidas sobre o que vestir, uma boa dica é visitar as redes sociais da empresa ou das pessoas que nela trabalham e analisar o tipo de roupa que elas vestem. Assim, será mais fácil escolher, por exemplo, se há necessidade de colocar um terno, um blazer ou uma blusa informal.

Tente pensar em qual traje é adequado para aquela situação. Se, por acaso, for uma agência de comunicação, onde as pessoas têm mais liberdade nas roupas, procure ser neutro. Calça jeans, camiseta e sapatilha para mulheres são uma ótima pedida. Já para um ambiente mais formal, como escritório de advogados, bancos e grandes empresas, aposte em uma calça de tom escuro, camisa e sapato.

Evite peças curtas e transparentes e o excesso de acessórios. Antes de ir à entrevista, dê uma última olhada no look e verifique se a roupa está limpa e bem passada.

3. Fique atento à sua postura corporal

Outro ponto observado por parte dos recrutadores nas seleções é a postura dos candidatos. Pode até parecer exagero, mas a linguagem corporal diz muito a respeito dos participantes. Por isso, é primordial manter o equilíbrio e não deixar o nervosismo transparecer em gestos, como a movimentação excessiva das mãos ou pernas inquietas.

Mantenha-se tranquilo, agindo com naturalidade e tranquilidade, mas prezando pela formalidade do momento.

4. Faça uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista

Dias antes da entrevista, faça um levantamento sobre os principais dados da empresa. Analise o tipo de serviço ou produto ofertado, o público que atende, qual o propósito, qual a cultura, entre outros dados. Para facilitar, entre no site e nas redes sociais da companhia, se forem ativas, e verifique essas informações. Nesses canais, os conteúdos costumam ser atualizados.

É importante conhecer o local onde se deseja trabalhar. Além de demonstrar interesse e motivação para encarar esse novo desafio, a atitude é positiva para responder às possíveis perguntas do entrevistador.

5. Treine para a entrevista de estágio

Outro ponto significativo para se dar bem na entrevista de estágio é treinar para ela! Você não precisa decorar suas respostas, mas ter algumas ideias em mente ajudará a controlar o nervosismo diante do recrutador.

São recorrentes nos processos seletivos perguntas como:

  • “por que você quer trabalhar na empresa?”;
  • “por que você é o candidato ideal para a vaga?”;
  • “como você se vê daqui a 5 anos?”;
  • “quais seus pontos forte e fracos?”.

Treine as respostas na frente do espelho ou com o apoio de um amigo para tornar as ideias mais claras e objetivas, bem como controlar a timidez.

Outra dica é tomar cuidado para evitar erros de português e gírias ao responder às perguntas, além de manter um tom e um ritmo adequado — falar muito baixo ou rápido demais, por exemplo, pode atrapalhar a compreensão do que está sendo dito.

6. Valorize suas experiências acadêmicas

Nos processos para vaga de estágio é comum que muitos candidatos não tenham experiência profissional. Nesses casos, o recrutador avaliará as características comportamentais para identificar se a pessoa tem um perfil adequado à vaga e à cultura da empresa.

Sendo assim, falar sobre sua experiência acadêmica, participação em palestras, workshops, ou atividade de voluntariado, é uma atitude extremamente positiva para demonstrar comprometimento com prazos, trabalho em equipe, responsabilidade, proatividade, entre outras características.

7. Demonstre que você tem facilidade para trabalhar em equipe

A habilidade para trabalhar em equipe é bastante valorizada no meio empresarial e, por isso, ela é avaliada durante a entrevista de estágio e na dinâmica de grupo.

Se o entrevistador perguntar sobre suas habilidades com trabalho em equipe e você não tiver experiência profissional, procure falar sobre suas atividades acadêmicas em grupo, abordando os projetos realizados e os principais resultados, para demonstrar sua capacidade de trabalhar de maneira colaborativa.

Essa atitude fará com que os recrutadores percebam que você é capaz de vestir a camisa da empresa e ajudar no alcance de resultados.

8. Não chegue atrasado

Chegar atrasado é extremamente prejudicial para quem quer se dar bem em uma entrevista de estágio. Além de demonstrar falta de organização com o horário, isso lhe deixará ainda mais ansioso e pode atrapalhar suas respostas.

Sendo assim, analise o trajeto com algumas horas de antecedência para verificar se não há engarrafamento ou algum problema com o transporte público, e calcule o tempo necessário para chegar ao local cerca de 15 minutos antes do horário marcado.

Essas foram nossas dicas sobre como se dar bem em uma entrevista de estágio! Contudo, antes de ficar atento a esses pontos, é importante enviar seu currículo corretamente. Busque uma empresa especializada em recrutamento para enviar seu currículo, ter melhores chances de o documento chegar até o recrutador e, assim, ser convidado para a entrevista.

Gostou de saber mais sobre como se portar em uma entrevista para estágio? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Powered by Rock Convert