Geração Z no mercado de trabalho: prepare sua empresa!

geração z
6 minutos para ler

A chegada de novos tempos sempre traz novos desafios. E alguns deles estão associados às gerações. A era digital, por exemplo, já teve os seus primeiros frutos: a chamada geração Z, indivíduos que nasceram a partir dos anos 2000.

Assim como toda a novidade, a chegada da geração Z no mercado de trabalho pode gerar dúvidas em gestores e empreendedores. Afinal, como será o comportamento desses jovens e como isso pode afetar a empresa? Já parou para pensar nessa situação? 

Existem várias consequências dessa mudança, e muitas delas são positivas. Há muito potencial nessa nova geração, já que foram os primeiros a, de fato, crescerem em meio à tecnologia.

Porém, para recebê-los adequadamente, é importante que a empresa esteja preparada. Continue a leitura e descubra como fazer isso!  

Pode ocorrer algum choque de gerações na empresa?

Dentro das empresas, os baby boomers eram os principais gestores devido à sua experiência acumulada. Mas, nos últimos anos, eles têm se retirado para a sua merecida aposentadoria, deixando a geração X no seu lugar.

Até o momento, o principal conflito era entre a praticidade da ambiciosa geração X e a dinamicidade da geração Y (os nascidos entre o início da década de 80 e fim dos anos 90), que não se prendem a muitos preceitos de hierarquia, por exemplo. E como a geração Z entra nisso?

A entrada da geração Z no mercado de trabalho traz ainda mais diversidade, o perfil é um pouco parecido com a geração anterior, mas, ainda assim, será necessário fazer algumas adaptações, afinal, a empresa passará a contar com colaboradores de diferentes idades, visões de mundo e comportamentos. 

Um ponto importante é entender as principais características de cada grupo e assim utilizar as qualidades deles para o sucesso do negócio. 

Quais são as principais características da geração Z?

Quem nasceu no início dos anos 2000 completou a maioridade a pouco e, provavelmente, está ingressando no mercado de trabalho agora, seja como jovem aprendiz, estagiário ou colaborador efetivo. Sendo assim, os desafios para lidar com essa geração já começam a surgir. 

Um passo fundamental para resolver essa questão é saber o que esperar dessa geração no ambiente de trabalho. A expectativa é que esses novos trabalhadores apresentem um perfil mais dinâmico e multitarefa devido à quantidade de informação e tecnologia que receberam ao longo de seu crescimento. Outros traços são: 

  • flexibilidade;
  • vontade de aprender;
  • criatividade;
  • empreendedorismo;
  • inovação;
  • raciocínio rápido;
  • interatividade;
  • agilidade.

Apesar de ter características comportamentais bastante positivas, a geração Z também apresenta alguns pontos de atenção. Esse perfil tem tendência em demonstrar impaciência e pouca receptividade para processos burocráticos e hierarquias verticais, por exemplo, o que pode aumentar a rotatividade na equipe. 

Como adaptar a empresa para a chegada da geração Z no mercado de trabalho?

Como falamos acima, a geração Z tem uma personalidade distinta das gerações anteriores. Sendo assim, para atrair, motivar e engajar esses profissionais será necessário adotar algumas estratégias e encontrar um meio termo para integrar as diferentes gerações. Veja algumas dicas abaixo!

Flexibilidade de trabalho 

O modelo de trabalho flexível se encaixa no perfil mais espontâneo da geração Z. Os Ys já buscam adequar a sua rotina às suas necessidades, mas os Zs tendem a um comportamento mais “anárquico”. A monotonia de um escritório não é nada agradável para essa geração.

Powered by Rock Convert

Prazos e metas desafiadoras funcionam melhor do que horários fechados e tarefas de rotina. Ainda deve haver um controle sobre o desempenho, para que aprendam a ter disciplina — mas o ideal é proporcionar o máximo de autonomia possível.

Crescimento rápido 

Não basta crescer: cada sucesso precisa ser marcado. A sensação de estagnação se firma muito mais rápido nessa geração do que em qualquer outra, o que dificulta a visão em longo prazo, e esse pode ser um dos maiores desafios da geração Z no mercado de trabalho.

Contudo, existem duas maneiras de contornar esse problema. Acompanhe a seguir.

Criar pequenas metas

Ao dividir cada grande objetivo em desafios menores, é possível manter o ritmo e o ânimo desses jovens mais imediatistas. Inserir recompensas menores ao longo do caminho também é uma forma de promover a persistência com o trabalho.

Desenvolver um plano estruturado

Apesar de jovens apressados, eles são muito mais compreensivos do que aparentam. Se você orientá-los ao longo do processo para que vejam o objetivo final em vez do imediato, há uma chance razoável de que eles acompanhem a sua ideia.

Feedback constante

Esse público é conhecido por demonstrar muitos sinais de ousadia e de expectativas astronômicas, entretanto, a geração Z no mercado de trabalho ainda é um tanto insegura.

As primeiras experiências da vida profissional costumam envolver algumas represálias e autocríticas devido a pequenos erros. Então, procure manter um sistema de feedback prático e constante. 

Comunicação é a marca dessa geração. Quanto mais informação você puder trocar com eles, melhor será para o seu negócio.

Fortalecimento da cultura organizacional

Fortalecer a cultura organizacional será positivo para a adaptação de todas as gerações. Por isso, é importante investir em ações para disseminar os valores da empresa, demonstrando que ali eles encontrarão um ambiente justo, igualitário, que valoriza as relações humanas e o respeito às diferenças. Isso pode ser feito com ferramentas de comunicação, eventos, treinamentos, entre outras iniciativas.

Retenção de talentos

Ao aplicar as estratégias acima você, provavelmente, já terá um ambiente mais propício para receber os profissionais da geração Z. Entretanto, eles valorizam o acúmulo de experiência e o crescimento rápido, ou seja, tendem a trocar de emprego mais rápido do que as gerações anteriores. Sendo assim, será necessário aplicar iniciativas para evitar a alta rotatividade e garantir que profissionais talentosos permaneçam na empresa. 

Além de oferecer plano de carreira e benefícios atrativos, você pode tornar o ambiente de trabalho mais criativo e dinâmico, estimular a qualidade de vida, utilizar a tecnologia para facilitar os processos organizacionais, investir em treinamentos e programas de mentoria para motivação e desenvolvimento profissional, entre outras ideias. 

Conhecer as principais características do grupo ajudará você a lidar com geração Z no mercado de trabalho e aproveitar todo o potencial dela para o crescimento e o sucesso da companhia. Esperamos que este artigo tenha atingido esse objetivo! 

Quer saber mais sobre a geração Z? Então, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais para trocar informações com os seus amigos e colegas de trabalho?

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.